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Cuidados ao trabalhar com Air Bag

Com a popularização dos equipamentos de segurança, o profissional deve ter em mente que os cuidados com o bem do usuário e com a sua própria segurança devem ser redobrados.

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Uma simples troca de bateria pode resultar em uma detonação do dispositivo pirotécnico de acionamento do AIR BAG.

As orientações a seguir foram compiladas dos manuais de serviço da VW do Brasil e servem, de forma genérica, aos demais veículos em produção com este dispositivo de segurança.
Até o próximo!

Paulo Roberto dos S. Poydo & Marco Calixto Gonzaga.

Air bag- regras de segurança

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· Os serviços de verificação, montagem e reparo do Air Bag, somente, devem ser realizadas por pessoal especializado.
* A princípio deve-se utlizar um scanner como leitor de defeitos. De forma alguma se deve empregar lâmpada de teste, voltímetro ou outro equipamento para verificação.
* Em trabalho de reparo do sistema deve-se desligar o cabo massa da bateria.
* No final do reparo, ao religar a fonte de energia (bateria), não deve haver ninguem no habitáculo do veículo, naquele instante.
* O módulo do Air Bag deve ser montado imediatamente após ser retirado da embalagem que o transporta.
* Não é permitido que os módulos Air Bag sejam abandonados sem vigilância.
* Os módulos Air Bag desmontados devem ser sempre colocados com a sua cobertura voltada para cima.
* A cobertura do módulo do volante, e a superfície almofadada do Air Bag do lado direito do painel de instrumento, não podem ser coladas, revestidas ou transformadas de qualquer forma. Só podem ser limpas com um pano sêco ou umedecido em água.
* Nenhuma das peças do sistema podem ser submetidas a qualquer tipo de alteração.
* Os componentes do sistema que apresentarem danos não devem ser montados novamente.
* O espaço entre os ocupantes do banco da frente e o raio de ação do Air Bag não poderá ser ocupado por pessoas, animais ou objetos.

Reparação de danos de um acidente: em princípio todos os componentes do Air Bag possuem uma vida útil de cerca de 14 anos.

Na reparação de danos de um acidente deve-se diferenciar se houve ou não detonação do Air Bag.

Acidente com detonação: Todos os componentes a seguir devem ser trocados
Módulo do motorista
Módulo do acompanhante
Unidade de comando com suporte
Cinto de segurança do motorista
Cinto de segurança do acompanhante(mesmo sendo comum)
Volante
Unidade de contato

· Se numa inspeção dá como resultado que existem danos nos componentes indicados a seguir, os mesmos também, devem ser substituídos:
* Chicote completo do Air Bag
* Luz de advertência de defeitos

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Acidente sem detonação:
Se a luz de advertência de defeito não indicar nenhuma falha e não existirem danos visíveis nos componentes, não há necessidade de manutenção.

Importante: Se o veículo ou alguns componentes do sistema forem sucateados, as unidades de Air Bag devem ser disparadas a fim de evitar acidentes.

Fonte: VW do Brasil – Manual de Serviços

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