sexta-feira, 21 junho , 2024
28 C
Recife

Mecânica Automobilística da FEI lança livro comemorativo sobre 40 anos do curso

A obra inusitada ilustra a história do curso pioneiro no Brasil, através de projetos e protótipos desenvolvidos por mais de 2,3 mil alunos, muitos hoje em importantes cargos na indústria nacional e estrangeira.

- Publicidade -

Este ano, o curso de Engenharia Mecânica com ênfase em Automobilismo, do Centro Universitário da FEI completa 40 anos e, para comemorar a data, a instituição lança esse mês um livro inédito.

A obra conta toda trajetória do curso, através dos principais projetos e protótipos, desenvolvidos por mais de 5 mil alunos formados. Em 176 páginas o livro ‘Mecânica Automobilística 40 Anos’ proporciona ao leitor uma viagem sobre a evolução da indústria automobilística no Brasil e as diversas contribuições da FEI para o seu crescimento.

O lançamento será às 19h, no Ginásio de Esportes da FEI, campus São Bernardo, em um evento especial com personalidades do setor automotivo brasileiro, ex-professores e outros convidados.

Ao longo dos 40 anos do curso, os alunos produziram cerca de 50 protótipos de veículos, como o Sistema Delta de Transporte e o famoso TALAV (Trem Aerodinâmico Leve de Alta Velocidade).

- Publicidade -

O livro traz desde o primeiro protótipo, o FEI X1, até o mais recente projeto, o FEI X13, veículo conceito desenvolvido para competições de autonomia, capaz de rodar mais de 750 quilômetros com um único litro de combustível.

O FEI X1 foi um veículo anfíbio criado em 1968 para o Salão do Automóvel, que tinha como pontos fortes o manche de avião no lugar do volante e o fato de se equilibrar nas rodas traseiras ao atingir 60 km/h.

“O brigadeiro Faria Lima chegou a pilotar o veículo”, recorda o engenheiro Ricardo Bock, professor do curso e um dos responsáveis pela elaboração do livro.

HOVERCRAF – Entre outros projetos, o livro destaca o protótipo Hovercraft FEI X2; o Lavínia, criado em 1970 em homenagem à Lavínia Rudge Ramos, esposa do então prefeito de São Bernardo do Campo; o FEI X3, veículo GT com carroceria em aço feito a martelo e motor Chrysler V8; o FEI X9, um fórmula Super-V de alumínio que teve como projeto o que seria o primeiro F-1 brasileiro; e a pick-up Caure, projeto inédito com estrutura monobloco de kevlar totalmente calculada por computador.

O livro ‘Mecânica Automobilística 40 Anos’ relembra outros projetos, como o Nishimura; o Merlim, esportivo totalmente elétrico; o Aton, trator para pequenas lavouras; a Hunter 4×4; o Shak, trator premiado no Exterior, que opera três implementos simultaneamente; o Tamanduá, máquina para varrer ruas com filtro de água para recolher pó; o Girus, operado por joystic; e ainda os 10 anos de atividades do Projeto SAE Mini Baja, repletos de vitórias e sucesso.

- Publicidade -

PRIMEIRA TURMA – Criado em agosto de 1963, para atender uma nova demanda de profissionais no mercado brasileiro, o curso de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI formou 30 alunos em sua primeira turma.

“A indústria automobilística estava nascendo no País e, com isso, surgiu a necessidade de se capacitar profissionais rapidamente para atender o mercado”, conta Ricardo Bock.

“Hoje, existem no mercado 2.312 profissionais especializados em engenharia automobilística formados pela FEI, atuando nos mais elevados postos da indústria nacional e estrangeira”, orgulha-se o professor doutor Marcio Rillo, reitor da FEI.

Pioneiro no Brasil, o curso conta com os mais modernos recursos computacionais, laboratórios de última geração, professores especialistas e diversas atividades como projetos de formatura para a Expo MecAut, e extracurriculares, como o FEI Mini Baja e o FEI AeroDesign, que proporcionam aos alunos amplo conhecimento técnico e prático, capacitando-os a produzir logo após formados.

“A FEI forma cerca de 70 profissionais por ano que são rapidamente absorvidos pela indústria, sendo que vários já tiveram seu primeiro emprego fora do Brasil”, afirma Ricardo Bock. A obra terá tiragem de cinco mil exemplares, com distribuição gratuita para empresas, universidades, imprensa e órgão governamentais.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Powertrain do Futuro: Moldando a jornada para a mobilidade verde

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente