terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Soluções de reparo em eletrônica

O uso cada vez mais disseminado da eletrônica tem trazido duas novas facetas à manutenção automotiva: os carros tendem a enguiçar menos, mas quando o fazem exigem conhecimento e ferramentas que o ‘Zé da Esquina’, há tantos anos aquele mecânico de confiança, simplesmente não possui.

- Publicidade -

Para facilitar a vida de todo o pessoal de sua rede de serviços (inicialmente apenas no Velho Continente), a Renault desenvolveu o Easy Clip, ferramenta diagnóstica multi-função de fácil uso para ser utilizada em conjunto com o kit Clip, já em todas as concessionárias da marca – na realidade, com quase uma unidade por concessionária, num total, até setembro passado, de 15.500 kits em 16.000 lojas.

O kit Clip se compõe de um computador, um programa específico desenvolvido pela montadora e um plugue CAN para conexão do kit com os chips dentro do carro.

Monitora e controla toda a arquitetura eletrônica, detectando as falhas porventura existentes para trabalhos de reparo ou manutenção, faz o diagnóstico e ensina o caminho certo para o reparo, mas exige do usuário treinamento especializado, somente dado ao pessoal técnico das concessionárias.

O kit foi lançado em 1999 e cobre toda a gama de veículos da marca, desde o R 25 (1984) até a mais recente família Mégane.

- Publicidade -

Talvez a maior vantagem dele seja o fato de que torna possível, fácil e rápida a reprogramação dos chips – reprograma os faróis de xenônio de um Mégane novo, por exemplo, em 10 segundos.

Já o novo Easy Clip traz duas imensas vantagens: implementação imediata, sem necessidade de treinamento especializado, e um formato semelhante a de um Palm Top, que possibilita que ele seja empregado em quase qualquer lugar e em diversos perfís: reparo rápido, reparo em carroçaria, reparo em trem de força, preparação de veículo novo e em todo o espectro do esquema Renault Assistance.

Desenvolvido para uso em toda a cadeia mundial da montadora, é disponível em 19 línguas e cobre todos os modelos a partir do Laguna II.

A Renault planeja vender tantos Easy Clips quanto sistemas Clip, tornando a nova ferramenta um ítem normal de equipamento pessoal para cada um de seus mecatrônicos.

A entrega das primeiras unidades será feita a partir de janeiro de 2004.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança