domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen anuncia os três vencedores do Concurso Volkswagen de Design 2003

Gustavo Souza Motta e Yuri Hayek, da Universidade Estadual Paulista (Bauru-SP), e Marcos Lima Nogueira Costa, da Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro foram os vencedores do Concurso Volkswagen de Design 2003.

- Publicidade -

A final do concurso aconteceu na última sexta-feira (5/12) na Volkswagen Haus, em São Paulo. O prêmio para os três estudantes é um ano de estágio remunerado no Centro de Design da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

Os trabalhos dos universitários foram avaliados por um júri multidisciplinar formado por designers, jornalistas especializados e executivos da empresa. Os projetos foram avaliados considerando o conceito, a identidade com a marca, a relação com o tema e a apresentação do trabalho.

O desafio dos futuros designers este ano foi desenvolver uma proposta de Golf do futuro (Minority Report ou Mad Max? Como será o Golf em 2053?).

Essa é a 6ª edição do concurso, que teve um volume recorde de 197 estudantes inscritos e elegíveis, como pré-requisito para participar da disputa, os universitários devem estar cursando o último ano de Desenho Industrial.

- Publicidade -

Gustavo Souza Motta ganhou o concurso com o projeto The Dolphin. “É um carro inspirado na combinação mais perfeita de graça, agilidade, beleza e inteligência presente na natureza: o Golfinho”, comenta.

O carioca Marcos Lima Nogueira Costa criou o Spot, um veículo conceitual que pretende discutir materiais, estilos de vida e o estilo esportivo daqui há 50 anos.

A proposta do Golf 2053 do estudante Yuri Hayek está dentro de um cenário onde a poluição e o trânsito tomam conta das cidades, um veículo movido a energia solar 100% renovável.

“O conforto ambiental aliado ao conforto de mobilidade dos eixos de direção tornam o Golf um carro ímpar no segmento”, conclui Yuri.

O Concurso – As inscrições para o concurso começaram no ínicio do ano, dos 197 inscritos e elegíveis, 15 foram selecionados internamente por profissionais de diversas áreas da Volkswagen para a 2ª fase eliminatória.

- Publicidade -

Os futuros designers passaram por um teste de aptidão, na fábrica Anchieta, onde os estudantes tiveram que reproduzir o projeto proposto utilizando técnicas de desenho.

Para a final, os estudantes tiveram que apresentar sketches com propostas para interior e exterior do modelo, ambientação do projeto com projeção tecnológica, social, econômica e ambiental, além de uma maquete em escala 1:4.

Estagiários 2003 – Os três estudantes que ganharam o concurso de 2002 e estão finalizando o estágio este ano, participaram da festa expondo seus modelos também com base no tema proposto para os novos universitários.

Daniel Vicentini Lelis, 22 anos, desenvolveu o projeto do Nomadiz, ” a minha proposta é de um carro nômade, que se adapta às necessidades de transporte entre os grandes centros desenvolvidos e possui a flexibilidade para rodar na cidade ou em regiões áridas”, explica.

Já Márcio Sartori, 26 anos, expôs o Hórus, modelo desenvolvido a partir dos atributos de todas as gerações do Golf, mesclado a elementos que não tem qualquer relação com o automóvel, como animais e expressões artísticas dentro da mitologia egípicia.

Para Pedro Guarinon, 26 anos, “o desafio do tema era criar um veículo de formas sensuais e ao mesmo tempo robusto, traduzindo a verdadeira essência do Golf, onde linhas sóbrias e racionais remetem à esportividade de um clássico”, afirma.

Os três estagiários que estão saindo da Volkswagen este ano, comentaram sobre a experiência que tiveram ao longo do ano.

Em uníssono afirmaram que o aprendizado foi fundamental para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um deles.

“Foi um dos melhores momentos da minha vida, estive ao lado de grandes designers que sempre estiveram dispostos a ensinar”, comentou Daniel Lelis, endossado por Marcio Sartori e Pedro Guarinon.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança