sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Visão infra-vermelha: mais segurança à noite

Embora apenas 28% da quilometragem dos veículos comerciais seja coberta à noite, mais de 50% dos acidentes (e provavelmente também dos assaltos e roubos) ocorrem neste período.

- Publicidade -

A maior das três principais causas dos acidentes é a redução de visibilidade: a 90 km/h, por exemplo, um veículo está cobrindo 25 metros a cada segundo, e no melhor dos casos, numa noite não muito escura, estrada com pavimento mais para cinza do que para preto, sem outro veículo vindo em sentido contrário, o facho baixo dos melhores faróis dá aviso de algum problema à frente numa distância máxima de 100 metros.

Com facho alto, essa distância aumenta cerca de 50%.

Extensos estudos feitos nos Estados Unidos com veículos comerciais, mostram que o tempo mínimo para que um motorista de caminhão ou ônibus pare a esta velocidade e a esta distância, é de 5,3 segundos.

Isso, é claro, tendo-se em vista um motorista com boa saúde, descansado e tranqüilo, que reconhece um possível problema e inicia uma reação a ele já no primeiro segundo.

- Publicidade -

Parece bastante, mas na realidade é muito pouco, já que a maioria das pessoas não acredita muito em problemas (acontecem sempre com os outros) e só começa mesmo a reagir depois de passado um bom tempo.

Estatísticas americanas interessantes: 80% da capacidade sensorial humana está diretamente dependente dos olhos; de 1996 a 1999, o número de acidentes com ônibus de longa distância aumentou 36%; anualmente, há mais de 90.000 acidentes noturnos com caminhões pesados, resultando em 1.800 mortes e 32.000 ferimentos.

A solução por todos reconhecida, mas nunca encontrada na prática, seria ver mais longe – o que vem sendo feito há mais de cem anos, com faróis cada vez melhores, mas sempre com relativamente pouco efeito devido aos fatores humano e de visibilidade.

Agora, porém, parece que este sonho quase imemorial está sendo realizado.

O primeiro sistema de visão por infra-vermelho para veículos comerciais foi recentemente lançado pela Bendix, com o nome de XVision.

- Publicidade -

O XVision é um sistema passivo que consiste de uma câmera infra-vermelha montada externamente, que sente o calor de tudo a seu redor, processa eletronicamente os sinais recebidos e os transforma, um a um, numa imagem que é projetada em tempo real numa tela logo acima ou abaixo da linha de visão do motorista.

A proporção é idêntica à imagem vista através do pára-brisa, muito exata e muito clara, em preto-e-branco, onde os objetos mais quentes, como pessoas ou animais, aparecem em tons de branco, enquanto objetos mais frios, como laterais de pontes, defensas e árvores aparecem em tons mais escuros de cinza ou em preto.

O XVision detecta diferenças de temperatura de até 0,2 graus Celsius, possibilitando diferenciar uma barreira de concreto e faixas pintadas sobre ela – a razão sendo que durante o dia essas faixas pintadas absorvem mais calor do que o concreto sob elas.

A câmera é feita de tal maneira que suporta lava-rápidos, sujidades rodoviárias e urbanas, e condições climáticos que vão de árticas a desérticas.

No entanto, condições como chuva forte, neblina ou neve podem reduzir ou mesmo equalizar diferenças de temperatura ambientes.

Com o XVision, o tempo de reação passa de 5,6 segundos a 16 segundos

Não apenas por isso, mas também como proteção contra problemas judiciais, a Bendix deixa muito claro que é importante que o motorista de um veículo equipado com o XVision deve dirigir dentro das distâncias de segurança de seus próprios olhos, independentemente da visão gerada pelo produto, e que este é apenas um auxílio suplementar de direção, não um substituto para práticas seguras ao dirigir.

TECHtalk.com.br

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança