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Citroën também ganha 5 estrelas em segurança

C5 torna-se o veículo mais seguro do mercado – C4 torna-se a referência para o teste «choque pedestre»

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O Citroën C5 e o C4 passaram com extrema competência nos testes de choques efetuados pelo EuroNCap obtendo 5 estrelas com, respectivamente, 36 e 35 pontos – de um máximo de 37 pontos que podem ser atribuídos.

O Citroën C5 obteve a nota mais elevada – nunca obtida anteriormente – tornando-se, nesta ocasião, o veículo mais seguro do mercado em todos os segmentos avaliados.

No que se refere ao teste “choque pedestre”, o C4 também tornou-se referência, obtendo o melhor resultado do mercado com 3 estrelas (de um máximo possível de 4 estrelas) e 22 pontos.

Quanto à proteção das crianças, o C4 obteve um resultado notável com 4 estrelas (de um máximo possível de 5).

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Esses resultados são coerentes com a estratégia da marca em matéria de inovações tecnológicas, recompensando o trabalho de concepção de novas plataformas empreendido há vários anos pelas equipes do grupo PSA Peugeot Citroën.

Os veículos da gama Citroën fazem parte do “pelotão de frente” em seus segmentos respectivos em matéria de segurança: C2, C3, C3 Pluriel, C8, C4 e C5 assumindo o lugar de líderes de mercado.

Os testes ressaltaram a homogeneidade e a pertinência dos sistemas de proteção em caso de choque frontal, com uma menção especial ao C5, que obteve a nota máxima de 16/16.

A concepção de plataformas, a implantação de elementos da parte frontal do veículo, as peças de estrutura traseiras e os airbags participaram naturalmente destes resultados.

Segurança: uma visão global, um trabalho diário – A segurança comporta um conjunto de prestações que devem:
– favorecer a serenidade e a concentração na condução do veículo;
– evitar o acidente tanto quanto possível;
– limitar as conseqüências em caso de choques.

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O C5 e o C4 atravessam uma nova etapa nestes três domínios, propondo um conjunto de equipamentos inovadores e completos.

Evitar acidente – O C5 e o C4 dispõem de uma segurança ativa de elevado nível, com um comportamento na estrada particularmente seguro e um sistema de freios de alto desempenho.

Em situações específicas, um conjunto completo de sistemas eletrônicos de ajuda à condução entra em ação.

O ABS e o distribuidor eletrônico de freios (REF) são complementados pelo auxílio à frenagem de urgência (AFU) e acendimento automático dos pisca-piscas de alerta.

Em caso de perda de aderência, o ESP (controle dinâmico de estabilidade) corrige automaticamente a trajetória, limitando ao mesmo tempo a patinagem das rodas graças ao sistema anti-patingem ASR.

A nova geração de ESP que equipa o C5, beneficia-se de um calculador mais potente, que ordena correções em função da derrapagem dianteira ou traseira, dosando a frenagem em uma ou várias rodas individualmente.

O C5 e o C4 propõem igualmente numerosos equipamentos modernos e eficazes em matéria de conforto ao conduzir, favorecendo o controle do veículo.

A evolução tecnológica foi explorada sistematicamente, de forma a oferecer prestações em um nível inédito, permitindo ao motorista ser melhor informado e se concentrar perfeitamente ao dirigir.

O limitador e o regulador de velocidade, o alerta de calibragem baixa e os faróis direcionais de dupla função fazem parte destes elementos de segurança.

Além disto, a Citroen propõe, com exclusividade em certas versões, o sistema de alerta de ultrapassagem involuntária de linha (AFIL).

Limitador de impacto em caso de acidente – Progressos consideráveis foram realizados há vários anos nos veículos Citroën, a fim de limitar o impacto devido a um choque.

Uma das prioridades no desenvolvimento do C5 e do C4 foi, mais uma vez, integrar as melhores tecnologias para oferecer um conjunto de equipamentos de segurança passiva completo e seguro.

As estruturas são compostas, na sua parte dianteira, de áreas de deformação programada nas quais são fixados sistemas de absorção de choque ligados a uma viga transversal de chapa HLE (elevado limite elástico).

Na sua parte central, a parte inferior e os montantes de pára-brisa foram estudados para absorver e dissipar a energia. No total, um terço de sua estrutura é composto de vigas com elevado limite elástico.

Situado na parte central do veículo, um arco de segurança desempenha um papel importante quando de um choque lateral.

É constituído de colunas centrais ligadas na parte superior por uma travessa central de teto e repousando sobre longarinas na parte baixa. As portas da frente fazem parte do dispositivo e integram barras de reforço para assegurar melhor rigidez ao conjunto e maior proteção ao habitáculo.

Em termos de equipamentos, o C5 é dotado de sete airbags, dos quais um novo airbag para os joelhos. Este assegura, no caso de choque, a proteção dos joelhos e das tíbias do motorista, reduzindo seu impacto contra a coluna de direção.

Por outro lado, o C4 é dotado de seis airbags e se prevaleceu em première mundial, de um airbag frontal motorista otimizado em sua forma, graças à parte central fixada ao volante, para uma melhor proteção do tórax do motorista.

Limitando as conseqüências de choques com pedestres – A concepção do C4 foi efetuada de forma a reduzir as conseqüências eventuais de um choque com um pedestre.

Assim, o C4 é dotado de dois sistemas de absorção (um na parte superior do bloco dianteiro e o outro na parte inferior) para limitar ferimentos nos membros inferiores.

Os esforços também levaram a um design não agressivo da frente do veículo.

Por exemplo, a forma do capô, abaulada na sua parte frontal, gera um espaço importante com os elementos do compartimento do motor, permitindo que se deforme sem entrar em contato com «pontos duros».

O capô é igualmente de alumínio e possui uma estrutura específica na parte central para uma melhor absorção da energia.

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