domingo, 24 novembro , 2024
28 C
Recife

O incrível Jeep Hurricane

Ele não é apenas o jipe de maior torque e potência jamais feito, mas é também o mais manobrável e o de maiores possibilidades off-road. Uma fábula, apesar de obviamente muito complicado.

Primeiro, ele possui não um, mas dois motores V8 5.7 Hemi (câmaras hemisféricas), um na frente outro na traseira, cada um desenvolvendo 335 hp (340 cv) de potência e 51 kgm de torque, para um total de 680 cv e 102 kgm.

- Publicidade -

Para que não se imagine um carro quase impossível de ser dirigido em situações críticas, ambos os motores podem trabalhar em 2, 4, 6 ou 8 cilindros quando desejável. Com os dois funcionando a pleno, o zero a cem é feito em menos de cinco segundos.

Toda essa força é passada às quatro rodas através de uma caixa de transferência central (1:1, 2:1 e 4:1) e aos dois eixos através de um sistema mecânico, não eletrônico, de distribuição de torque.

As suspensões dianteira e traseira têm meio metro de curso e são controladas por molas helicoidais ao redor de amortecedores hidráulicos com reservatórios remotos.

- Publicidade -

Ele não é pequeno, com quase exatamente 3,86 m de comprimento, 2,03 m de largura, 1,73 m de altura e 1.746 kg de peso, mas a distância mínima ao solo de 36,32 cm, o ângulo de ataque de 64 graus, o de fuga de 86,7 graus e os pneus 305/70R20 de 94 cm de altura tornam difícil encontrar obstáculo que não possa passar por cima.

O Hurricane pode girar ao redor de seu próprio eixo: tem esterçamento de derrapagem, podendo girar as rodas de um eixo para dentro e as do outro eixo para fora (diâmetro de giro zero), ou girar tanto as rodas dianteiras como as traseiras para dentro ou para fora, para ficar ‘andando como um caranguejo’.

A carroçaria é minimalista, em uma só peça em fibra de carbono, com lugar só para dois – e toda a mecânica é presa diretamente a ela. Uma ‘espinha’ de alumínio corre por baixo, para servir de proteção contra pedras.

- Publicidade -

A transmissão é automática de cinco marchas, as rodas são tamanho 20 x 10 polegadas e os pneus 305/70R20.

A grade é a tradicional Jeep de sete barras, não há portas e o interior é acabado em fibra de carbono e alumínio polido, com acabamento em cor titânio e preto.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn