O amortecedor é um item de segurança do veículo e peça fundamental para garantir estabilidade e conforto.
Segundo pesquisa realizada em 2005 pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), 72% das estradas brasileiras analisadas (cerca de 82 mil quilômetros) apresentaram algum grau de imperfeição, sendo que 18,2% foram consideradas péssimas.
A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta que as más condições das estradas e vias públicas do País podem gerar um desgaste prematuro do equipamento e colocar em risco a segurança do automóvel e, conseqüentemente, dos passageiros.
Os amortecedores comprometidos causam balanço excessivo do veículo, ruídos na suspensão, perda de estabilidade, além de desgaste prematuro dos pneus e risco de aquaplanagem.
O uso de amortecedores desgastados aumenta significativamente a distância de frenagem. Além disso, o motorista corre o risco de perder o controle do automóvel em curvas.
“A revisão periódica é essencial para garantir que o amortecedor, peça principal da suspensão, cumpra seu papel de manter o pneu em constante contato com o solo.
A cada quilômetro percorrido, o amortecedor é acionado inúmeras vezes, sendo que quanto pior estiverem as ruas e estradas, os amortecedores trabalharão mais vezes para absorver estes impactos”, afirma Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia Aftermarket, Serviços e Treinamento da Monroe.
A revisão dos componentes da suspensão como pivôs, terminais, buchas, bandejas e molas também é muito importante, pois estas peças podem ser danificadas ao longo do tempo.
Após o check-up, caso seja necessário trocar o amortecedor, o consumidor deve ficar atento para que não seja instalado um amortecedor falsificado ou recondicionado.
“O amortecedor falsificado ou recondicionado é uma peça usada que geralmente passa apenas por uma pintura e substituição do óleo.
Os falsificadores, normalmente, utilizam óleo incompatível com a aplicação e isto causa grandes variações no desempenho da peça durante o seu uso. Por este motivo, é importante verificar se o equipamento é vendido com nota fiscal e se está em sua embalagem original”, completa Durães.
A revisão da suspensão do automóvel pode ser realizada em qualquer centro automotivo associado ao Monroe Club. Para mais informações, basta ligar para o número 0800 166 004 (ligação gratuita).
MONROE ALERTA SOBRE OS PERIGOS DO AMORTECEDOR FALSIFICADO – A Monroe, líder mundial na fabricação e desenvolvimento de amortecedores, ressalta o perigo do uso de amortecedores falsificados e recondicionados, pois estas peças colocam em risco a vida dos passageiros, além de danificar a estrutura do automóvel.
O amortecedor é uma peça de extrema importância. Entre suas funções, a principal é manter o contato permanente dos pneus com o solo, o que proporciona estabilidade e conforto nas mais diversas condições de estrada.
“O amortecedor recondicionado é uma peça usada e apresenta problemas no seu funcionamento por estar gasta. As conseqüências do uso destes equipamentos falsificados são graves, pois aumentam os riscos de acidentes e causam danos aos veículos”, explica Nilton Tadeu Durães, gerente de Engenharia Aftermarket, Serviços e Treinamento da Monroe.
O uso de amortecedores recondicionados também interfere na vida útil dos pneus, que sofrem mais desgastes e ficam com menor aderência ao solo. Isso pode aumentar os riscos de aquaplanagem e derrapagem.
Um amortecedor falsificado pode durar muito pouco.
“Geralmente, os ‘recondicionadores’ somente limpam e repintam uma peça usada. Em alguns casos é injetado um outro tipo de óleo, procedimento que faz com que o amortecedor apresente um aparente aumento na carga de amortecimento.
Esse tipo de óleo, porém, não é específico para a função e causa grandes variações no desempenho da peça durante o seu uso”, explica Durães.
Para evitar transtornos, o consumidor deve adquirir somente amortecedores novos, em revendedores autorizados.
O produto deve estar dentro de embalagem padrozinada, com a marca do fabricante, especificação de suas aplicações e com o certificado de garantia e a nota fiscal.
Para mais informações, basta ligar para o Serviço de Atendimento ao Cliente, “Monroe Resolve”, no número 0800166004. A ligação é gratuita.
Monroe completa 90 anos no mundo – A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, está completando 90 anos de atividades no mundo, com diversas iniciativas ligadas ao seu novo slogan Monroe is More®.
Para comemorar esta data, a empresa vai expandir a sua linha de amortecedores para o mercado de reposição, oferecer mais treinamentos para aperfeiçoamento profissional da sua rede autorizada, além de uma alteração visual na linha de produtos para o aftermarket.
A empresa foi uma das primeiras a criar a tecnologia de amortecedores no início do século passado e, atualmente, fornece produtos para montadoras e mercado de reposição em todo o mundo.
“Estamos completando 90 anos no mundo e 32 anos no Brasil, oferecendo equipamentos de alta qualidade, que cumprem as normas ISO 9002, QS 9000 e ISO/TS 16949. O fato de sermos um importante fornecedor para as montadoras, nos permite oferecer excelência em engenharia e tecnologia para o mercado de reposição”, afirma Guillermo Minuzzi, vice-presidente de Vendas da Tenneco para a América do Sul.
Dentre as iniciativas ligadas ao novo slogan, estão a mudança de cor dos amortecedores, que passaram a ser pretos.
Além disso, estão previstos mais programas de formação dirigidos a instaladores de todo o mundo, além de intensificar os pit stops, que testam o nível de desgaste nos componentes da suspensão.
Na Europa, a empresa já testou mais de 24.700 carros, sendo que em média, 52% apresentaram amortecedores com um grande desgaste ou muito danificados.
No Brasil, somente em 2005, foram testados mais de 7.000 veículos, sendo que em 37% dos casos foi recomendada a troca do amortecedor e 28% estavam com sua vida útil totalmente comprometida e precisariam ser substituídos.
“Estas ações de verificação são muito importantes para conscientizar os motoristas para não utilizarem peças danificadas, com vida útil ultrapassada ou falsificadas. O amortecedor é um item fundamental para a segurança dos condutores”, completa Minuzzi.
História – Criada em 1916 com o nome de Brisk Blast Manufacturing Company, em Michigan, nos Estados Unidos, a empresa iniciou suas atividades com a produção de bombas para pneus, lançando o primeiro amortecedor somente 10 anos depois.
Em 1929, a Monroe inovou com a criação do primeiro equipamento hidráulico de duas vias, que se tornou o mais conhecido no mundo.
A expansão da empresa para o exterior ocorreu em 1964, com a abertura de uma unidade na Bélgica, que atualmente abriga o Centro Tecnológico de Engenharia da Monroe (METC).
Em 1977, a Tenneco Inc. comprou a Monroe Auto Equipment Company, que se tornou um dos maiores fornecedores mundiais de equipamentos originais e para o mercado de reposição do mundo.
Atualmente, somando a produção de suas fábricas na Europa, Américas e Ásia, a Tenneco produz aproximadamente 335.000 amortecedores por dia e conta com cerca de 17 mil colaboradores.
As atividades da empresa no Brasil compreendem uma produção de 400 mil amortecedores por mês e um quadro de 900 funcionários, com centros tecnológicos altamente avançados, que permitem incorporar simultaneamente as suas inovações em todas as unidades do grupo.
A linha de produtos da Monroe é uma das mais completas do mercado, atendendo 96% da atual frota circulante no País.
Inovações – Ao longo de sua história, a Monroe continuou seu processo de inovação, tanto que em 2002, lançou o sistema de suspensão de controle eletrônico contínuo (CES) e o amortecedor dependente da freqüência (FDD).
O CES é um sistema de suspensão semi-ativa, que ajusta os níveis de amortecimento de acordo com o solo e a dinâmica do veículo, como velocidade, percurso, curvas e ação do condutor.
Já o FDD é considerado a próxima geração de amortecedores, por ser ecologicamente correto (utiliza gás inerte e não óleo) e proporcionar melhora na condução, conforto e manuseio da peça.
Os amortecedores têm efeito dependente da freqüência e podem ser montados em qualquer posição.
Outra novidade é o amortecedor MTBO, fabricado em série para o Ford Focus ST, na Europa, lançado no Salão de Frankfurt em 2005.
O modelo é um amortecedor monotubo, com uma válvula inovadora, que proporciona melhor capacidade de afinação, consistência de amortecimento e durabilidade.
Com a válvula MTBO, a pressão interna no amortecedor cresce rapidamente até um nível predefinido, ou nível de descarga, proporcionando um amortecimento consistente em todas as velocidades.