quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Primeiro pedido para os novos ônibus Volvo 7700 Híbridos

A Volvo Buses recebeu seu primeiro pedido para os novos ônibus híbridos da empresa, os Volvo 7700 Híbridos.

Sales-Lentz, uma operadora de ônibus em Luxemburgo, na Europa, fez um pedido para seis ônibus híbridos. As entregas iniciam em 2009

- Publicidade - Ofertas FIAT

No final do mês passado, a Volvo Buses lançou seu novo modelo de ônibus híbrido, o Volvo 7700 Hybrid, um modelo economicamente atraente em virtude dos componentes híbridos desenvolvidos pela Volvo e uma redução no consumo de combustível de até 30%.

              

Muitos operadoras de ônibus na Europa manifestaram forte interesse no novo ônibus híbrido. A operadora rodoviária de passageiros e de transportes de Luxemburgo acaba de fazer um pedido para os primeiros ônibus híbridos.

O pedido foi assinado na presença do Ministro do Transportes e Meio Ambiente de Luxemburgo em um grande simpósio sobre transportes organizado pela Sales-Lentz.

- Publicidade -

O tópico discutido durante o simpósio foi a forma dos transportes públicos contribuírem para atender o Protocolo de Quioto.

“Uma maneira de contribuir é operar com ônibus com um consumo de combustível menor é desta maneira reduzir as emissões”, afirma Jos Sales, um dos sócios proprietários da Sales-Lentz.

Os ônibus serão usados em rotas normais de tráfego dentro e na região da Cidade de Luxemburgo, preferencialmente em trechos com paradas freqüentes para que a tecnologia híbrida possa ser plenamente otimizada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O primeiro ônibus será entregue para a Sales-Lentz no segundo semestre de 2009 e outros cinco em 2010 com o início da produção em série.

A Volvo optou por desenvolver um híbrido paralelo com um pequeno motor diesel e um motor elétrico que operam individualmente, ou juntos. O ônibus armazena a energia gerada na frenagem em baterias e usa esta energia para movimentar o motor elétrico.

O motor diesel é desligado nas paradas e o ônibus arranca, livre de emissões e quase sem fazer ruído, impelido pelo motor elétrico. Quando o ônibus chega a 15, 20 quilômetros por hora, o motor diesel é acionado novamente.

Volvo 7700: o primeiro ônibus híbrido comercialmente viável – Pela primeira vez o mercado tem um ônibus híbrido comercialmente viável – o Volvo 7700 Híbrido.

Com um consumo de combustível até 30% mais baixo e componentes híbridos Volvo, frotistas de ônibus podem recuperar seu investimento no custo adicional em apenas cinco a sete anos, segundo levantamento da Volvo.

A demanda por uma redução significativa no consumo de combustível pela indústria de transportes está ficando cada vez mais forte e por muitos motivos.

Alguns dos fatores mais importantes são a necessidade de reduzir as emissões de CO2 e o altíssimo custo do petróleo, com previsíveis reajustes de preço para o futuro.

O Volvo 7700 Híbrido dá uma importante contribuição para a melhoria ambiental. O consumo menor de combustível reduz a emissão do gás de efeito estufa em até 30%. A descarga de particulados e óxidos nitrosos cai em até 50%, na comparação com a versão diesel.

Grandes volumes – A Volvo optou por desenvolver tecnologia híbrida paralela com uma tecnologia que poderá ser usada em ônibus, caminhões e equipamento de construção dentro do Grupo. No longo prazo, isto fornecerá volumes maiores, o que reduzirá o custo.

O conceito híbrido Volvo é o I-SAM. Este sistema é composto de um motor de partida, um motor elétrico, um gerador e uma unidade de controle eletrônico – todos combinados.

O I-SAM trabalha em conjunto com um motor diesel e a caixa de marcha Volvo, a I-shift, reconhecida mundialmente por sua tecnologia que permite reduzir o consumo de combustível.

Além disso, é usada uma bateria de íons de lítio, que é carregada na frenagem pelo motor/gerador. A bateria fornece energia para o motor elétrico gerar força de tração.

Por ser um híbrido-paralelo, o ônibus pode ser movido pelo motor elétrico ou pelo motor diesel ou, ainda, por ambos simultaneamente.

Por esta razão, o ônibus pode ser equipado com um motor diesel menor, de 5 litros, ao invés do motor de 9 litros usado na versão diesel do Volvo 7700. O desempenho do ônibus é aumentado, mas o consumo de combustível é reduzido.

Menos ruído – “Outro grande benefício da tecnologia híbrida Volvo é o desligamento do motor diesel em pontos de ônibus ou semáforos”, afirma Håkan Karlsson, presidente da Volvo Bus Corporation. “O ônibus arranca com o motor elétrico e quando o ônibus atinge entre 15 e 20 quilômetros por hora, o motor diesel entra automaticamente”, completa o executivo.

A solução também traz um grande benefício para o meio ambiente urbano, pois passageiros, pedestres e outros usuários das ruas são poupados do ruído do motor e dos gases de escapamento.

Um motivo significativo para a economia de combustível atingir níveis tão altos – como até 30% – no ônibus híbrido da Volvo é que todos os componentes híbridos foram desenvolvidos pela Volvo.

“Uma abordagem anterior comum era que os fabricantes de ônibus adquirissem os componentes híbridos de fornecedores externos e procuravam adaptá-los aos seus ônibus, mas isto é difícil,” relata Håkan Karlsson.

“Como desenvolvemos os componentes internamente, pudemos otimizar ao máximo o consumo de combustível do ônibus. Ao mesmo tempo, podemos garantir um alto nível de confiabilidade.”

Com muitas das soluções híbridas atuais, o ônibus fica significativamente mais pesado e, por conseqüência, com menor capacidade de passageiros. É o contrário do Volvo 7700 Híbrido. O peso do ônibus aumenta apenas 100 quilos em relação à versão diesel.

Como resultado da melhor distribuição de peso, pode carregar até 7 passageiros a mais que sua versão diesel. Os primeiros ônibus serão entregues aos clientes em 2009, e a produção em série começa em 2010.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil