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Primeiro pedido para os novos ônibus Volvo 7700 Híbridos

A Volvo Buses recebeu seu primeiro pedido para os novos ônibus híbridos da empresa, os Volvo 7700 Híbridos.

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Sales-Lentz, uma operadora de ônibus em Luxemburgo, na Europa, fez um pedido para seis ônibus híbridos. As entregas iniciam em 2009

No final do mês passado, a Volvo Buses lançou seu novo modelo de ônibus híbrido, o Volvo 7700 Hybrid, um modelo economicamente atraente em virtude dos componentes híbridos desenvolvidos pela Volvo e uma redução no consumo de combustível de até 30%.

              

Muitos operadoras de ônibus na Europa manifestaram forte interesse no novo ônibus híbrido. A operadora rodoviária de passageiros e de transportes de Luxemburgo acaba de fazer um pedido para os primeiros ônibus híbridos.

O pedido foi assinado na presença do Ministro do Transportes e Meio Ambiente de Luxemburgo em um grande simpósio sobre transportes organizado pela Sales-Lentz.

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O tópico discutido durante o simpósio foi a forma dos transportes públicos contribuírem para atender o Protocolo de Quioto.

“Uma maneira de contribuir é operar com ônibus com um consumo de combustível menor é desta maneira reduzir as emissões”, afirma Jos Sales, um dos sócios proprietários da Sales-Lentz.

Os ônibus serão usados em rotas normais de tráfego dentro e na região da Cidade de Luxemburgo, preferencialmente em trechos com paradas freqüentes para que a tecnologia híbrida possa ser plenamente otimizada.

O primeiro ônibus será entregue para a Sales-Lentz no segundo semestre de 2009 e outros cinco em 2010 com o início da produção em série.

A Volvo optou por desenvolver um híbrido paralelo com um pequeno motor diesel e um motor elétrico que operam individualmente, ou juntos. O ônibus armazena a energia gerada na frenagem em baterias e usa esta energia para movimentar o motor elétrico.

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O motor diesel é desligado nas paradas e o ônibus arranca, livre de emissões e quase sem fazer ruído, impelido pelo motor elétrico. Quando o ônibus chega a 15, 20 quilômetros por hora, o motor diesel é acionado novamente.

Volvo 7700: o primeiro ônibus híbrido comercialmente viável – Pela primeira vez o mercado tem um ônibus híbrido comercialmente viável – o Volvo 7700 Híbrido.

Com um consumo de combustível até 30% mais baixo e componentes híbridos Volvo, frotistas de ônibus podem recuperar seu investimento no custo adicional em apenas cinco a sete anos, segundo levantamento da Volvo.

A demanda por uma redução significativa no consumo de combustível pela indústria de transportes está ficando cada vez mais forte e por muitos motivos.

Alguns dos fatores mais importantes são a necessidade de reduzir as emissões de CO2 e o altíssimo custo do petróleo, com previsíveis reajustes de preço para o futuro.

O Volvo 7700 Híbrido dá uma importante contribuição para a melhoria ambiental. O consumo menor de combustível reduz a emissão do gás de efeito estufa em até 30%. A descarga de particulados e óxidos nitrosos cai em até 50%, na comparação com a versão diesel.

Grandes volumes – A Volvo optou por desenvolver tecnologia híbrida paralela com uma tecnologia que poderá ser usada em ônibus, caminhões e equipamento de construção dentro do Grupo. No longo prazo, isto fornecerá volumes maiores, o que reduzirá o custo.

O conceito híbrido Volvo é o I-SAM. Este sistema é composto de um motor de partida, um motor elétrico, um gerador e uma unidade de controle eletrônico – todos combinados.

O I-SAM trabalha em conjunto com um motor diesel e a caixa de marcha Volvo, a I-shift, reconhecida mundialmente por sua tecnologia que permite reduzir o consumo de combustível.

Além disso, é usada uma bateria de íons de lítio, que é carregada na frenagem pelo motor/gerador. A bateria fornece energia para o motor elétrico gerar força de tração.

Por ser um híbrido-paralelo, o ônibus pode ser movido pelo motor elétrico ou pelo motor diesel ou, ainda, por ambos simultaneamente.

Por esta razão, o ônibus pode ser equipado com um motor diesel menor, de 5 litros, ao invés do motor de 9 litros usado na versão diesel do Volvo 7700. O desempenho do ônibus é aumentado, mas o consumo de combustível é reduzido.

Menos ruído – “Outro grande benefício da tecnologia híbrida Volvo é o desligamento do motor diesel em pontos de ônibus ou semáforos”, afirma Håkan Karlsson, presidente da Volvo Bus Corporation. “O ônibus arranca com o motor elétrico e quando o ônibus atinge entre 15 e 20 quilômetros por hora, o motor diesel entra automaticamente”, completa o executivo.

A solução também traz um grande benefício para o meio ambiente urbano, pois passageiros, pedestres e outros usuários das ruas são poupados do ruído do motor e dos gases de escapamento.

Um motivo significativo para a economia de combustível atingir níveis tão altos – como até 30% – no ônibus híbrido da Volvo é que todos os componentes híbridos foram desenvolvidos pela Volvo.

“Uma abordagem anterior comum era que os fabricantes de ônibus adquirissem os componentes híbridos de fornecedores externos e procuravam adaptá-los aos seus ônibus, mas isto é difícil,” relata Håkan Karlsson.

“Como desenvolvemos os componentes internamente, pudemos otimizar ao máximo o consumo de combustível do ônibus. Ao mesmo tempo, podemos garantir um alto nível de confiabilidade.”

Com muitas das soluções híbridas atuais, o ônibus fica significativamente mais pesado e, por conseqüência, com menor capacidade de passageiros. É o contrário do Volvo 7700 Híbrido. O peso do ônibus aumenta apenas 100 quilos em relação à versão diesel.

Como resultado da melhor distribuição de peso, pode carregar até 7 passageiros a mais que sua versão diesel. Os primeiros ônibus serão entregues aos clientes em 2009, e a produção em série começa em 2010.

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