quarta-feira, 1 maio , 2024
28 C
Recife

Polímeros de engenharia conquistam destaque da indústria pela inovação

Avanços significativos foram reconhecidos em termos de sustentabilidade

- Publicidade -

Durante cerimônia realizada em Livonia, Michigan (EUA), a divisão automotiva da Society of Plastics Engineers (SPE) honrou dois componentes que usam polímeros de engenharia da DuPont com o prêmio de 2008 da associação para o “Uso Mais Inovador de Plásticos”.

A Daimler recebeu o mais alto destaque na categoria de motor/chassi pelo primeiro módulo de polímero do mundo, produzido em escala comercial, para bandeja de óleo, desenvolvido pela Bruss e DuPont Automotive usando o nylon DuPont™ Zytel®.

A Ford foi finalista na mesma categoria pelo sistema inovador sem tampa para os tanques de combustível dos veículos 2008 Ford Flex, Escape, F150, Expedition e Lincoln MKS, que foi desenvolvido pela Martinrea e DuPont Automotive usando o DuPont™ Zytel® HTN PPA.

A bandeja de óleo para o novo motor a diesel de quatro cilindros da Daimler (OM651), presente nos veículos Mercedes-Benz C Class, consiste de um escudo superior de alumínio fundido e um escudo inferior multifuncional.

- Publicidade -

Esse conjunto reduz o peso total em 1,1 quilogramas (em relação ao projeto feito todo de alumínio) e gera economia de combustível e redução nas emissões de CO2.

Além de agradar os consumidores que “não gostavam” do processo de reabastecimento, o sistema da Ford sem tampa nos tanques de combustível é compatível com biocombustíveis e está em conformidade com as exigências de baixa emissão da Califórnia atendidas pelos veículos da Ford (LEV II ou PZEV).

Também é importante o fato de o sistema poder reduzir ainda mais as emissões quando comparado com os sistemas com tampa porque a abertura para o combustível não é liberada até que o bocal da bomba de combustível seja introduzido.

Quando o abastecimento é finalizado no esquema sem tampa, o bocal é removido e os selos do sistema fecham automaticamente, ajudando a minimizar as emissões em evaporação.

“O desafio de reduzir o peso para economizar combustível e diminuir as emissões tem levado muitas empresas a repensar o design e a manufatura de componentes como os premiados pela SPE”, afirma Karla Butler, diretora de marketing e desenvolvimento da DuPont Automotive Performance Materials para as Américas.

- Publicidade -

“As montadoras automobilísticas estão buscando novos materiais e tecnologias que as ajudem a aumentar a eficiência no consumo dos combustíveis e a reduzir as emissões, sem comprometer o desempenho do sistema. Os recursos de ciência e de pesquisa e desenvolvimento da DuPont viabilizam a colaboração que pode gerar novas soluções para o mercado, de modo mais rápido e econômico.”

A DuPont Automotive Performance Materials é especializada no desenvolvimento de aplicações, operando globalmente e usando um amplo conjunto de tecnologias e materiais de alto desempenho que ajudam os clientes a diminuir os custos e o peso de componentes, além de melhorar o desempenho dos motores, sistemas de transmissão, chassi, combustível, eletro-eletrônicos e acabamentos interior e exterior dos veículos.

Conquistas
A Daimler recebeu o prêmio da divisão automotiva da SPE para o “Uso mais Inovador de Plásticos” na categoria motor /chassis com o primeiro módulo de polímero do mundo, produzido em escala comercial, para bandeja de óleo, fabricado pela Bruss com o nylon DuPont™ Zytel®

Legenda: A Ford foi finalista do prêmio da divisão automotiva da SPE para o “Uso mais Inovador de Plásticos” na categoria motor /chassis com um inovador sistema inovador sem tampa nos tanques de combustível para os veículos 2008 Ford Flex, Escape, F150, Expedition e Lincoln MKS, desenvolvido pela Martinrea e DuPont Automotive usando o DuPont™ Zytel® HTN PPA

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança