sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Freios ABS – Dicas de frenagem Bosch para mais segurança no trânsito

Desde janeiro de 2014, 100% dos automóveis novos produzidos e vendidos no Brasil são obrigados a sair de fábrica equipados com freios ABS como item de série. Esta tecnologia tem como finalidade contribuir para evitar acidentes e reduzir o alto número de ferimentos e mortes no trânsito. O Brasil está entre os 10 países mais violentos no trânsito, de acordo com relatório da ONU (Organização das Nações Unidas).

Para garantir uma frenagem mais segura em veículos equipados com este tipo de sistema de segurança ativa (ABS), a Bosch destaca algumas orientações importantes neste mês em que acontece o movimento Maio Amarelo, cuja proposta é chamar a atenção da sociedade para um trânsito mais seguro em todo o mundo:

- Publicidade -

– utilizar o freio de maneira normal;

– em situações emergenciais, o pedal de freio pode ser atuado com toda força. Com o ABS, as rodas não travam e por isso o condutor permanece no controle da direção;

– é normal a vibração do pedal no momento em que o sistema ABS está atuando, pois se trata de uma reação normal do mesmo. Assim, é importante mantê-lo sempre pressionado;

- Publicidade -

– não se deve tentar controlar a frenagem, pois o sistema tem válvulas que controlam a pressão de cada roda individualmente, mantendo a dirigibilidade e a estabilidade;

– observar a luz no painel que indica o ABS – caso permaneça acesa é necessário levar o veículo a uma oficina mecânica capacitada, pois a luz permanent emente acesa indica que o sistema está com problemas.

De acordo com Leimar Mafort, chefe de engenharia de chassis da Robert Bosch, os condutores devem ter consciência que os sistemas de controle de frenagem, como o ABS, estão presentes nos veículos para auxiliar em situações cotidianas ou críticas. Eles atuam impedindo o travamento das rodas, reduzem a distância de parada e ainda garantem a dirigibilidade do veículo durante a frenagem.

- Publicidade -

“Além do ABS, ainda existem outros sistemas de auxílio na frenagem, como o Brake Assist, componente de software de um sistema ESP. Todas estas tecnologias agregam funcionalidades que melhoram ainda mais o ato de frear e a segurança no trânsito. Entretanto, ainda valem as boas práticas e prudência na direção, considerando velocidade, situações climáticas e estado das vias. Prevenir é sempre a melhor atitude para evitar acidentes e salvar vidas”, afirma Mafort.

ABS e ESP® geração 9
A Bosch, uma líder mundial no desenvolvimento de tecnologia e serviços, tem entre seus objetivos de atuação prover soluções com foco em segurança automotiva. Neste sentido, a empresa desenvolve tecnologias como os sistemas de controle de frenagem, entre eles o ABS para carros e motos e o ESP® – sistema de segurança ativa que ajuda evitar em até 80% os acidentes causados por derrapagens.

O ABS geração 9, produzido nacionalmente, na unidade de Campinas-SP, é o mais moderno. Entre seus diferenciais em relação à geração anterior, o sistema está menor e mais leve, além de apresentar maior capacidade de processamento e redução da vibração do pedal no momento da frenagem.

A introdução do primeiro ABS do mundo em carros de passeio pela Bosch em 1978 foi um marco na área de segurança ativa e, desde então, é constantemente aprimorado para oferecer sistemas cada vez mais eficazes e potentes.

A Bosch também desenvolve o ESP® e, em 1995, foi a primeira empresa no mundo a iniciar a produç ão em série do equipamento. A versão mais recente do sistema também se trata da geração 9, produzida no País desde 2014, fato que tornou a empresa pioneira da produção do ESP® na América Latina.

As Nações Unidas consideram o ESP® uma maneira eficiente de reagir contra o crescente número de mortes nas estradas. Por esse motivo, cada vez mais países estão exigindo que os automóveis novos saiam da fábrica com o sistema como equipamento padrão.

O ESP® corrige derrapagens e deslizamentos, analisando a direção do veículo e mantendo o sentido desejado pelo motorista. Segundo dados da Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o equipamento esta cada vez mais difundido no País, considerando a evolução que houve entre 2013 e 2014, com aumento de 4%. No último ano, o resultado foi de 449 versões de veículos vendidos com ESP® como item de série.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn