segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Ford Range é o único veículo de série usado na Antártica

A Ford Ranger é o único veículo não militar a ser usado no Continente da Antártica. Escolhida pelo Exército Argentino, a picape foi levada para a Base de Esperanza, onde as temperaturas são extremas de até 38º centígrados negativos e os ventos chegam a 220 km/h.

A estação científica vai utilizar a Ranger para abastecer as bases argentinas permanentes e temporárias no território sul do continente. Ela estará na segunda etapa da Campanha Antártica, que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro, promovida pelo governo argentino.

Condições extremas – Para operar no território gelado a Ranger foi equipada para enfrentar condições mais extremas. Foram instalados vidros blindados devido aos ventos fortes. Mas, basicamente, será um veículo de série dentro com o seu motor turbodiesel de cinco cilindros.

Referência em tecnologia de segurança ativa e passiva, a Ranger tem freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, airbags dianteiros, laterais e de cortina, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle de carga adaptativo, controle de estabilidade de reboque, luz de frenagem de emergência e controle eletrônico de descida acentuada.

Missões especiais – Na Antártica, entre outras missões, vai ser usada para distribuir suprimentos nas várias instalações, transportar estudantes quando as condições climáticas não são favoráveis, chegar ao lago que abastece a base de água potável e à futura pista de pouso, além de realizar pesquisas científicas nas geleiras, quando as condições da neve permitem.

A Base Esperanza Antarctica (BAE) é uma estação científica da Argentina localizada em Punta Foca, sobre o Estreito Antártico na Península Antártica (ou Tierra de San Martin).

Além da chilena Villa Las Estrellas, é a única instalação nessa região que conta com civis servindo temporariamente em funções militares, científicas e de serviços com suas famílias.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn