“O projeto ‘Jogo da Vida em Trânsito’ trabalha o tema da cidadania com os jovens por meio de uma ferramenta de interesse a esse público, com uma abordagem lúdica, que visa a mudança de comportamento de futuros motoristas”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
“Com uma metodologia inovadora na educação, o projeto oferece aos educadores recursos para trabalharem com seus alunos de forma interativa com base em investigação e pesquisa, a partir de um tema gerador, no caso o trânsito, independentemente da disciplina”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Quando os professores aprendem novas metodologias de ensino em sala de aula, todos os alunos ganham. Aproveitar os jogos como ferramenta didática dinamiza o aprendizado e desperta o interesse dos estudantes, principalmente para um tema tão essencial como educação no trânsito. Assunto que permite trabalhar valores fundamentais como cidadania e ética”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá.
Com foco na formação de condutores conscientes, o “Jogo da Vida em Trânsito” é um projeto voltado para escolas de ensino médio, apoiando os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança.
Em formato inovador, o projeto oferece um videojogo chamado “Autópolis”, com dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania, funcionando como uma importante ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança no trânsito. Também é disponibilizada aos educadores uma biblioteca de projetos didáticos, com sugestões de atividades para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.
A formação dos educadores é dividida em três encontros presenciais e aulas em sistema de ensino a distância e ministradas pela equipe da Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen na criação e desenvolvimento do projeto.
Durante o curso os professores participam de atividades teóricas e práticas sobre o uso de tecnologias e projetos didáticos na escola. Aspectos sobre protagonismo juvenil, educação para o trânsito, cidadania, e planejamento pedagógico também são abordados.
“Jogo da Vida em Trânsito” é reconhecido pelo Denatran
O programa “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, foi reconhecido recentemente com a chancela do Ministério das Cidades – Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) como importante ferramenta voltada para promoção de ações de educação e cidadania para o trânsito. O reconhecimento é um importante passo para que o programa se torne uma política pública.
Após análise criteriosa, o Departamento Nacional de Trânsito concluiu que o projeto está em conformidade com a portaria Denatran nº147/2009, que institui as Diretrizes Nacionais da Educação para o Trânsito, reconhecendo publicamente a sua importância para o desenvolvimento do tema junto à sociedade.
“O projeto da Fundação Volkswagen – Jogo da Vida em Trânsito é muito importante para o desenvolvimento da capacidade de análise e reflexão sobre as questões atuais da mobilidade urbana e segurança, para formar hábitos mais conscientes e seguros, e especialmente, para despertar o desejo de melhorar a segurança e a qualidade de vida do trânsito do nosso País”, afirma o órgão, na nota técnica enviada à Fundação Volkswagen.
Sobre o “Jogo da Vida em Trânsito”
Lançado em dezembro de 2011, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou aproximadamente 17.000 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados do Amapá, Piauí e São Paulo.
O projeto é composto por:
Cursos de formação de educadores
Cursos de formação presenciais, híbridos e a distância para qualificar coordenadores, professores e agentes educacionais na implantação efetiva do JVT em escolas do ensino médio.
MOOC
Em 2015, durante a Semana Nacional do Trânsito, foi realizado o primeiro curso tipo MOOC (Massive Open Online Courses – Curso Online Aberto e Massivo) voltado à educação no trânsito, o “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!”. Em formato inovador, que agrega textos ágeis, vídeos, entre outros recursos, o curso ensina a criar jogos como ferramentas para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.
Biblioteca de projetos
Acervo didático aberto, com propostas de projetos para colocar os alunos em ação. Inclui orientações, conteúdos e ferramentas para educadores e alunos, com sugestões para avaliação.
Guia para educadores
Publicação didática de referência para a implantação do projeto JVT na escola, voltada para coordenadores, professores e agentes educacionais envolvidos com o ensino médio.
JVT na rede
Plataforma on-line para uso em sala de aula, que integra educadores, alunos e conteúdos didáticos, facilitando o planejamento e a realização de projetos sobre mobilidade e segurança. (www.jvt.org.br)
Autopolis
Autopolis é um game de tabuleiro em 3D que pode ser jogado de forma independente e autônoma ou utilizado pelo professor como ferramenta didática. Com o game, o jogador vivencia situações cotidianas, mostrando que cada ação no trânsito tem uma consequência.
Os jogadores dirigem o carro por uma cidade virtual, com limite de velocidade e semáforos que podem ser desrespeitados, por exemplo, mas os infratores estarão sujeitos a penalidades se forem pegos por blitz, radares ou advertências dos demais jogadores, chegando a perder pontos na carteira de habilitação.
Os tradicionais dados dão lugar às cartas que podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou simplesmente para se movimentar pela cidade para alcançar suas missões.
Dicas de segurança, legislação de trânsito e cidadania compõem a narrativa do jogo de forma envolvente e divertida.
Para a produção do jogo Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa e desenvolvimento.
Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), Autopolis é um game online que envolve dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O jogo está disponível no site da Volkswagen (www.vw.com.br/autopolis).
Fundação Volkswagen já atendeu mais de 1,3 milhão de alunos no Brasil
A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram mais de 28 mil pessoas.
Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliou para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em todo seu histórico de atuação. Além de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, neste ano a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso, Sergipe, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.