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Inédita transmissão automatizada passa a ser oferecida pela Ford Caminhões com a linha Cargo Torqshift

Quando o assunto é transmissão automatizada, nosso leitor já ouviu falar muito nos automóveis. Em caminhões algumas marcas já apresentaram novidades, e agora, é a vez da Ford, que destaca que seu recurso pode chegar um pouco após das demais fabricantes, mas tem mais vantagens e tecnologias superiores quando comparadas com as oferecidas no mercado.

O Mecânica Online® foi conhecer de perto o lançamento da linha de caminhões automatizados Cargo Torqshift, apresentada para a imprensa na última semana com um test-drive no campo de provas da Randon em Farroupilha, RS.

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Formada por seis modelos médios e pesados, com capacidade de 16 a 45 toneladas, ela vem equipada com a inédita transmissão automatizada da Eaton, de 10 e 16 marchas, combinando economia e produtividade com um novo padrão de conforto para o motorista.

Os caminhões Cargo Torqshift 2017 contam com vários recursos – como os modos Performance, Economia e Manual, função Low, piloto automático inteligente, assistente de partida em rampa e indicador de marchas no painel – para aumentar a rentabilidade tanto do frotista como do transportador autônomo. Além de potência e robustez, oferecem operação econômica e fácil manutenção, com o atendimento pós-venda da Rede Ford Caminhões em todo o Brasil.

Cargo Torqshift 2017 – A nova linha de automatizados traz uma série de recursos avançados, incluindo a opção de trocas manuais e os modos Economia e Performance. Ela é formada pelos modelos Cargo 1723 Torqshift, Cargo 1723 Kolector Torqshift, Cargo 1729R Torqshift, Cargo 2429 Torqshift, Cargo 1729T Torqshift e Cargo 1933T Torqshift.

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São caminhões destinados a diversos segmentos e desenvolvidos pela Engenharia da Ford para aumentar a produtividade do transportador em várias aplicações, aliando conforto, tecnologia e custo-benefício.

O Cargo 1723 Torqshift é um modelo médio com peso bruto total de 16.000 kg e capacidade máxima de tração de 32.000 kg, com motor de 230 cv e transmissão de 10 marchas. Na versão Cargo 1723 Kolector Torqshift, ele chega praticamente pronto para implementação como coletor/compactador, com transmissão reforçada de 10 marchas e peso bruto total de 23.000 kg com terceiro eixo instalado.

O médio Cargo 1729R Torqshift, com peso bruto total de 16.000 kg, tem motor de 290 cv e transmissão de 10 marchas, com as opções de cabine simples e leito. O Cargo 2429 Torqshift, um dos destaques da linha, tem transmissão de 10 marchas, tração 6×2, peso bruto total de 23 toneladas e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. Ele chega no mercado em março, com dois anos de garantia e o preço de referência mais competitivo da categoria, de R$220.000 na versão cabine simples e de R$228.000 na versão leito.

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O Cargo 1729T Torqshift é um cavalo-mecânico com cabine leito, transmissão de 10 velocidades e capacidade máxima de tração de 38.000 kg. O Cargo 1933T Torqshift com suspensão a ar é um cavalo-mecânico com transmissão de 16 marchas e capacidade máxima de tração de 45.150 kg.

“Os novos modelos Cargo 2017 representam uma grande inovação de engenharia com a transmissão automatizada mais avançada do segmento”, afirma João Pimentel, diretor de Operações de Caminhões da Ford. “É um lançamento importante que virá acompanhado de outros modelos para a Ford continuar crescendo no mercado com soluções focadas na rentabilidade do frotista.”

Linha 2017 – A Ford oferece outro diferencial importante para o transportador: o lançamento dos modelos como Linha 2017 permite ao cliente aumentar o tempo de permanência do veículo na frota – já que a maioria dos contratos no setor exige veículos com até três anos de uso –, sem contar a sua valorização na hora revenda.

Com o lançamento dos novos caminhões Torqshift, a linha Ford 2017 cresce de 26 para 34 modelos, oferecendo novas opções para ampliar a eficiência e rentabilidade dos transportadores. Ainda no próximo mês, a empresa estará apresentando quatro novas versões com configuração de transmissão manual: Cargo 1419, Cargo 1519, Cargo 3129 e Cargo 3129 Mixer.

Tecnologia Torqshift – A linha Ford Cargo Torqshift traz uma combinação de robustez e economia, seguindo a tendência global de uso de transmissões automatizadas no transporte de carga. Sua tecnologia avançada traz benefícios tanto para o frotista como para o motorista, aliada à tradição de qualidade e ótimo custo-benefício dos veículos comerciais da Ford.

Desenvolvida pela Eaton em parceria com a Ford e a Cummins, a nova transmissão tem construção robusta e funcionamento contínuo e suave, sem solavancos. Além disso, conta com recursos avançados que otimizam o desempenho, o rendimento e a segurança do caminhão, trazendo uma nova sensação de dirigir para o motorista.

O piloto automático inteligente mantém a velocidade constante em subidas e descidas e a assistência de partida em rampa segura o caminhão por até 3 segundos em rampas com inclinação superior a 3%. Tem também a função “Low” para descidas, indicador de marcha no painel e dois modos de direção: Performance e Economia, com escalonamento que garante alto torque em subidas e inclinações.

Comparada às transmissões automáticas, a automatizada Eaton tem como vantagens o menor custo de aquisição e reparo, a maior economia de combustível e a facilidade de manutenção. E também é mais econômica que a transmissão manual. Para proteção contra superaquecimento, possui disco com revestimento sinterizado de cerâmica que aumenta em quatro vezes a vida útil da embreagem.

Economia e conforto – A nova linha Ford Cargo Torqshift foi especialmente desenvolvida para atender todos os tipos de clientes de caminhões, sejam eles frotistas ou autônomos. Favorece tanto o frotista que busca tecnologia para obter economia e rentabilidade como os autônomos que priorizam o conforto ao dirigir.

“Por fazer as trocas de marcha sempre no regime ideal de rotação, o Cargo Torqshift nivela o desempenho dos motoristas. Assim, aumenta a economia de combustível e a vida útil da embreagem, reduzindo os custos de manutenção. Ao mesmo tempo, diminui a fadiga do motorista no trânsito urbano e em viagens longas”, diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing e Vendas da Ford Caminhões.

Por causa desse ganho de conforto e economia, o uso do câmbio automatizado em veículos comerciais é uma tendência que vem crescendo em todo o mundo.

“Hoje, esse tipo de transmissão representa cerca de 20% do mercado e a expectativa é crescer para 50% em 2017, chegando a 70% nos próximos cinco anos”, completa Baltar. “Em alguns segmentos, como os extrapesados, deve chegar a 100%.”

Crescimento no mercado – Em 2015, a Ford foi a marca que mais cresceu na indústria de caminhões, com um ganho de 3,7 pontos porcentuais – de 14,3% para 18%. Consolidou também a liderança no segmento de caminhões semileves – com o modelo F-350 e 42% de participação – e no segmento de leves, com os modelos Cargo 816, Cargo 1119 e F-4000, com 31% das vendas.

O lançamento dos novos caminhões Cargo Torqshift é mais um avanço da marca, seguido de outros marcos recentes. Em 2014, a Ford relançou a Série F, depois do lançamento dos modelos extrapesados Cargo 2042 e Cargo 2842, do Cargo 1119 e dos vocacionais Cargo 1723 Kolector, Cargo 1719 para bebidas e Cargo 2629 Mixer em 2013.

A nova linha reúne a experiência de mais de 60 anos da Ford produzindo caminhões no Brasil, com um total de mais de 1 milhão de unidades fabricadas. É a única marca no País a contar com um campo de provas para o desenvolvimento de caminhões, localizado em Tatuí, no interior paulista, e sua linha de montagem em São Bernardo do Campo, SP, opera com um sistema avançado de produção modular.

Satisfação do cliente – Outro diferencial importante da Ford Caminhões está na satisfação dos clientes, com evolução positiva tanto nos índices de vendas como de serviços. Na avaliação de vendas, 91,9% dos clientes deram alto nível de aprovação à marca, enquanto 88,4% registraram o mesmo grau de satisfação com os serviços nas pesquisas realizadas em 2015.

Esses números refletem a qualidade dos produtos e também os investimentos feitos pela Ford na área de pós-vendas, que se tornou um de seus focos principais de inovação de negócios. A marca lançou recentemente uma campanha para divulgar os quatro pilares da sua atuação nesse segmento: o Ford Service, o Ford Trac, o SOS Ford e o Disk Ford.

O contrato de manutenção Ford Service, com três tipos de planos, tem como novidade a possibilidade de inclusão de caminhões usados, com até quatro anos. O Ford Trac combina segurança e telemetria em um sistema instalado de fábrica que conta com a tecnologia eletrônica mais avançada de comunicação. Entre outras funções, ele permite acompanhar o consumo instantâneo de combustível do veículo e o comportamento do motorista.

A Agenda Ford é um sistema que facilita o atendimento na oficina, com controle eletrônico de serviço em toda a Rede Ford Caminhões. O SOS Ford e o Disk Ford oferecem apoio de informações e assistência mecânica para os clientes em todo o Brasil.

“Com esses programas, atendemos o ciclo completo de pós-vendas, desde as revisões até a telemetria, para o aproveitamento e disponibilidade máxima do veículo, com paradas rápidas para manutenção”, destaca Antonio Baltar.

Esse trabalho é feito em conjunto com a Rede Ford Caminhões, uma das melhores do País, formada por mais de 120 distribuidores espalhados pelo Brasil, com equipe treinada e especializada para oferecer um atendimento de qualidade.

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