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Primeiro SUV da Jaguar, F-PACE é apresentado ao mercado brasileiro

O Jaguar F-PACE primeiro SUV a ser produzido em toda a história da marca britânica de veículos de luxo tem data certa para chegar ao mercado brasileiro. O modelo estará disponível a partir de setembro nas 33 concessionárias da marca localizadas em todas as regiões do País. As pré-vendas começam hoje.

Totalmente focado em desempenho e criado para oferecer agilidade, capacidade de resposta e refinamento, o F-PACE será oferecido em três diferentes versões e valores: Prestige (R$ 309.300), R-Sport (R$ 360.500) e S (R$ 405.900).

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Além delas, a Jaguar também trará ao país 19 unidades da série limitada First Edition pelo preço de R$ 416.400.

O modelo chegará ao Brasil para se tornar uma excelente opção dentro do segmento de SUVs médios.

A versão de entrada, Prestige é equipada com o novíssimo motor Ingenium de 2.0 litros a diesel com 180 cv e foca naqueles que buscam ampla autonomia e maior conforto em viagens. Já a versão intermediária, R-Sport traz motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 340 cv de potência, perfeito para um bom desempenho na estrada e na cidade.

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A versão S, a topo de linha, é completamente focada em desempenho ao disponibilizar motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 380 cv de potência, mesmo motor que também equipa a série limitada First Edition, que terá apenas 19 modelos disponíveis para venda no mercado brasileiro.

Todas elas trazem de série o sistema de transmissão automático ZF de oito velocidades, com opções para trocas por meio de borboletas dispostas atrás do volante. A relação de marchas oferece amplo conforto em velocidade de cruzeiro e um excelente desempenho em retomadas.

Além da transmissão, o F-PACE traz, de série uma grande gama de itens como tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro além de painel, portas, bancos e volante revestidos em couro de alta qualidade.

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Com influências do F-TYPE – entre elas os dois motores V6 a gasolina – o Jaguar F-PACE o foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.

A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. A assinatura dos faróis em LED e os vincos do capô ressaltam o aspecto moderno e agressivo do modelo.

O novo F-PACE transporta até cinco ocupantes adultos em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais premium e acabamentos impecáveis.

Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.

“Ao permanecer absolutamente fiel aos nossos princípios de design, o novo F-PACE é imediatamente reconhecível como um Jaguar. Ele oferece um excelente espaço interior – e muito mais – mas, por causa de nossa abordagem para superfícies, proporções e pureza de linhas, nós projetamos o que eu considero ser o veículo mais atraente e mais equilibrado de sua classe”, reforça Ian Callum, diretor de Design da Jaguar.

A estrutura de alumínio foi o ponto de partida para as equipes de design e engenharia da Jaguar Land Rover criarem um chassi que permite o posicionamento correto do veículo sobre as rodas, de forma a entregar proporção, dinâmica e praticidade essenciais para um SUV focado em desempenho.

Seus 2.874 milímetros de distância entre-eixos não se comparam a nenhum outro veículo Jaguar. Seu comprimento de 4.731 milímetros faz do novo F-PACE um veículo que oferece um espaço interior excepcional.

O espaço traseiro para as pernas é o maior do segmento e o porta-malas abriga um volume de 508 litros. A estrutura leve e rígida traz em sua composição 80% de alumínio o que do F-PACE o único de seu segmento com essa característica. Concebido para ser extremamente leve, além do alumínio, o modelo traz peças projetadas para reduzir ao máximo seu peso total. Exemplo disso é seu eixo traseiro.

O SUV foi projetado com foco total em desempenho. Por isso, os engenheiros da Jaguar Land Rover disponibilizaram, entre outras opções, o motor 3.0 V6 Supercharged a gasolina, o mesmo que equipa o superesportivo F-TYPE. O propulsor desenvolve 380 cv de potência e leva o F-PACE da imobilidade aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos.

First Edition – O mercado brasileiro também receberá apenas 19 unidades da edição especial First Edition, criada especialmente para celebrar o lançamento do novo F-PACE. A série limitada e numerada terá produção restrita apenas ao primeiro ano do veículo.

Equipado com o motor V6 superchaged de 380 cv de potência, o F-PACE First Edition se diferencia por duas pinturas metálicas únicas – Azul Caesium e Halcyon Gold, claras referências ao inovador conceito C-X17, revelado em 2013 nos salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China). Os clientes ainda têm as opções de cores Rhodium Silver e Ultimate Black.

A série também conta com rodas de aro 20 Venon de 5 raios com acabamento em preto, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.

Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor na cor Light Oyster, com costura dupla e padrão quadriculado em relevo.

Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em HD.

Opções de motores – Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou à disposição opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE.

Na versão Prestige o modelo é equipado com o novíssimo motor Ingenium Diesel de 2.0 litros e 180 cv de potência. O propulsor é ideal para aqueles que prezam pela ampla autonomia e conforto em velocidade de cruzeiro.

O propulsor traz sistema de injeção Common Rail, um turbocompressor de geometria variável e desenvolve 430 Nm de torque entre 1.750 e 2.500 rotações, o que garante uma excepcional força nas retomadas e durante a transposição de terrenos difíceis.

Na versão intermediária R-Sport, o Jaguar F-PACE é equipado com motor 3.0 V6 gasolina de 340 cv de potência. Derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, o propulsor desenvolve 450 Nm de torque a 4.500 rotações e conta com injeção direta de combustível e sistema de sobrealimentação por compressão Twin-Vortex.

O motor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5.8 segundos e o leva aos 250 km/h de velocidade final, eletronicamente limitada.

Com total foco na condução esportiva e no alto desempenho, as versões S e First Edition trazem motor 3.0 V6 a gasolina calibrado para desenvolver 380 cv. Também derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, o propulsor traz alimentação direta a 150 bar de pressão, sistema de sobrealimentação Twin Vortex e oferece ao veículo um torque de 450 Nm a 4.500 rotações.

Equipado com esse motor, o tempo que o modelo leva para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h cai para impressionantes 5.5 segundos – dignos de um esportivo – e a velocidade final do veículo também é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capô, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF 8HP45 automática de oito velocidades, com relação de marchas configurada para proporcionar o máximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustível e baixos níveis de ruídos em velocidade de cruzeiro.

InControl Touch e InControl Touch Pro – O novo Jaguar F-PACE pode ser equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets.

Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.

O sistema ainda traz um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.

Arquitetura e estrutura – O F-PACE é um veículo que usufrui de todo a expertise da Jaguar em projetar modelos com estrutura de alumínio, material usado em 80% de sua construção. Por isso mesmo, ele é mais leve do que qualquer outro competidor de seu segmento.

O SUV é o terceiro desenvolvido pela Jaguar que usa a estrutura de alumínio com a mais alta qualidade. Mais que isso, ele traz um terço da estrutura feita da liga RC5754, que é predominantemente composta por material reciclado.

A combinação perfeita entre leveza e rigidez garante que o novo F-PACE não apenas seja uma referência em termos de dinâmica e esportividade, mas também permita um espaço para bagagem excepcional de 508 litros.

Chassi – Tudo que envolve o desenvolvimento do novo F-PACE foi pensado para entregar a experiência de direção que diferencia o modelo dos seus competidores.

Ao invés de adaptar o DNA esportivo da marca para se encaixar ao crossover, a Jaguar tomou todos os elementos de dinâmica de seus superesportivos e sedãs e os aplicou no novo F-PACE.

Tendo como fundamentos a rigidez e leveza da sua arquitetura em alumínio, o F-PACE possui uma longa plataforma de 2.874 milímetros, o que beneficia direção e também a dinâmica do veículo, graças ao centro de gravidade localizado exatamente entre os eixos.

Adicionados a suspensão frontal double-wishbone – a mesma do F-TYPE –, a traseira Integral Link e a sofisticada direção elétrica assistida, o F-PACE resulta em um crossover de performance com incomparável capacidade dinâmica em qualquer tipo de condições e terreno.

Advinda do F-TYPE, a suspensão dianteira double-wishbone foi redesenhada para o novo F-PACE e escolhida pelas mesmas razões do esportivo: ela supera o desempenho de todos os outros sistemas existentes atualmente.

A suspensão permite que os pneus dianteiros desenvolvam força lateral mais rapidamente, o que torna o veículo mais ágil porque a resposta é mais nítida e rápida aos comandos de volante do motorista.

Além disso, o ângulo de rolagem dos pneus mantém toda a área de contato graças a suspensão durante todo o percurso, permitindo melhor aderência e segurança na direção.

Integral Link – Suspensão traseira diferenciada – Resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, o Integral Link é o mais capaz e sofisticado sistema de suspensão traseira disponível, que proporciona uma experiência única.

O sistema separa a rigidez longitudinal, que é mais suave do que uma suspensão multilink convencional e permite uma excelente absorção que acarreta em uma direção silenciosa, da lateral, que é mais rígida, que permite conforto e precisão sem comprometer a dinâmica do veículo.

As molas e amortecedores são dispostos separadamente, deixando cada um posicionado no lugar ideal para absorver as forças que agem sobre a suspensão e contribuindo ainda mais para a dinâmica e refinamento do novo F-PACE.

Sistema de Vetorização de torque – As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque.

Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal.

O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.

Adaptive Dynamics – Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.

Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.

Tração Integral – O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas.

Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.

Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.

O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.

Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL).

O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.

O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.

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