sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

FCA vence dimensão Responsabilidade Socioambiental do Anuário Época Negócios 360°

A FCA – Fiat Chrysler Automobiles recebeu ontem, em evento em São Paulo, o troféu de campeã da dimensão Responsabilidade Socioambiental do Anuário Época Negócios 360°.

A empresa se destacou pelas diversas ações implantadas no grupo, que resultaram em um processo produtivo mais limpo e em um melhor relacionamento com a comunidade.

- Publicidade -

Foram avaliadas iniciativas socioambientais das duas fábricas que o grupo mantém no país: a planta Fiat, em Betim (MG), e o Polo Automotivo Jeep, em Goiana (PE).

Nas duas instalações, a sustentabilidade está presente em todos os setores, da linha de montagem aos corredores dos escritórios.

A planta da Fiat em Betim foi a primeira fábrica de automóveis e comerciais leves do país a obter o certificado ISO 14001, de gestão ambiental, e também o ISO 50001, de gestão de energia.

- Publicidade -

Atualmente, 99,4% da água utilizada para produzir carros é de reuso, um recorde absoluto no setor automotivo no país.

Isso é possível graças a um dos mais modernos sistemas de tratamento e recírculo de água do Brasil, um pioneirismo da Fiat, fruto de investimento em novas tecnologias a partir de 2010.

A fábrica de Betim foi também a primeira no país a obter a marca do “Aterro Zero”, o que significa que absolutamente nenhum resíduo é enviado para aterros – 97% são reciclados e os 3% restantes reaproveitados. Até mesmo sobras de tecido automotivo e de cintos de segurança têm uso.

- Publicidade -

Elas viram acessórios, como bolsas e mochilas, pelas habilidosas mãos das costureiras da Cooperárvore, cooperativa do programa social Árvore da Vida, gerando renda e integração para as regiões vizinhas à fábrica.

Mais de 25 toneladas de materiais já foram reaproveitadas, em 10 anos, dentro do escopo do programa, desenvolvido pela FCA.

O Polo Automotivo Jeep foi inaugurado em 2015 e já nasceu aproveitando as melhores praticas de sustentabilidade adotas em Betim e em outras plantas do grupo ao redor do mundo.

No primeiro mês de operação, a planta já havia conquistado a ISO 14001, de gestão ambiental; em menos de um ano alcançou o índice de 98% de reuso de água.

Também alcançou a meta de “Aterro Zero”, com 100% de envio dos resíduos para reciclagem e reutilização.

Para além da produção, o Polo Automotivo Jeep desenvolve um programa de recuperação da Mata Atlântica. A fábrica foi construída em uma área que abrigava há séculos a tradicional cultura da cana-de-açúcar.

Para recompor parte da vegetação original foi realizada uma pesquisa histórica e um levantamento técnico da fauna e flora, em parceria com as universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

No total, foram inventariadas 618 espécies, muitas em extinção, que estão ganhando vida no viveiro construído dentro da fábrica, com capacidade para produzir 22 mil mudas a cada três meses.

A ideia é criar, além dos corredores ecológicos, áreas planejadas de conservação, equivalentes a 304 ha de área verde na fábrica. Cerca de 40 mil mudas de 289 espécies já foram plantadas.

“Incorporar a dimensão da sustentabilidade no nosso negócio vem da necessidade de melhorar a ecoeficiência da manufatura, cortar desperdícios com o uso racional dos recursos e ter produtos com melhor desempenho e que gerem menos impacto ambiental”, afirma Cristiano Felix, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho da FCA para América Latina.

“Claro que é importante entendermos como gerar valor econômico com as ações ambientais, mas acima de tudo investimos na sustentabilidade como estratégia para a perenidade de nosso negócio, na medida em que a empresa se torna mais competitiva e inovadora, mitiga riscos e constrói confiança.”

Metodologia – O Anuário Época Negócios 360° é elaborado pela publicação da editora Globo e pela Fundação Dom Cabral.

Reconhece as melhores empresas em cinco áreas de gestão – desempenho financeiro, governança corporativa, práticas de recursos humanos, capacidade de inovar, visão de futuro e responsabilidade socioambiental –, além de premiar as campeãs em 27 setores e a empresa que acumula a maior pontuação de todas elas.

São convidadas a participar do levantamento as 500 maiores empresas por receita líquida. Os dados da pesquisa são colhidos por meio de questionários.

As informações são então avaliadas por uma equipe da Fundação Dom Cabral, que atribui pontos em cada dimensão. Os melhores figuram na edição especial da revista e são premiados em evento anual.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn