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Ford promove o primeiro teste de carros autônomos para a imprensa nos EUA

A Ford promoveu esta semana o primeiro teste de carros totalmente autônomos para a imprensa, no seu centro de desenvolvimento do produto em Dearborn, nos Estrados Unidos.

O evento é mais um passo do plano da empresa de iniciar a produção em escala de veículos autônomos – sem direção e pedais – em 2021 para uso comercial e em 2025 diretamente para o público.
A demonstração – que não pode ser chamada propriamente de test-drive, já que ninguém dirigiu – usou a frota de Ford Fusion autônomos equipados com sensores LiDAR para mapear o ambiente.

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Os jornalistas viajaram no banco de trás dos veículos, acompanhados por dois engenheiros que monitoraram o percurso de algumas voltas dentro da sede da empresa, em velocidades de até 50 km/h.
O engenheiro sentado no banco do motorista não colocou as mãos no volante em nenhum momento, enquanto seu companheiro do lado do passageiro, com um laptop, coletava dados e imagens do roteiro.

A primeira impressão do carro autônomo, segundo participantes, foi como andar com um aprendiz de direção: lento e cauteloso.

Dentro de dois anos a Ford pretende ampliar essa experiência, colocando vans autônomas em circulação dentro da sua sede para transporte dos empregados.
Radar, sensores e câmeras – Os mapas são uma parte essencial para o funcionamento dos carros autônomos. A Ford utiliza um mapa básico com sinais e marcações da pista, ao qual se sobrepõe um segundo mapa que detecta alterações em tempo real. Ele foi projetado para funcionar como o olho e o cérebro humanos, com uma combinação de sensores.
O sistema da Ford baseia-se em três tipos principais de sensores – LiDAR, radares e câmeras – para reunir informações sobre o ambiente.

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O radar usa radiofrequência, enquanto o LiDAR emite feixes de laser para projetar uma visão de 360 graus em torno do carro. As câmeras funcionam como o olho humano e são consideradas mais passivas, para captar o que existe no local.
Investimento
A Ford começou a desenvolver a tecnologia de carros autônomos em 2005 e tem intensificado os investimentos para ser um líder nessa área.

Um exemplo é o recente investimento anunciado na Velodyne, que produz os sensores LiDAR e está desenvolvendo uma versão menor e mais potente do equipamento, capaz de “ver” 200 metros à frente. O objetivo é também baratear o custo dos sensores com a produção em massa, usando a experiência da Ford nessa área.
Mark Fields, presidente mundial da Ford, afirmou que a intenção da empresa é tornar os veículos autônomos acessíveis para milhões de pessoas e não apenas para os que podem comprar carros de luxo.

“Nós entendemos que os veículos autônomos terão um impacto tão significativo na sociedade quanto a linha de montagem da Ford teve mais de 100 anos atrás”, diz.

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“Quando paramos para analisar como podemos fazer uma grande diferença na vida das pessoas no próximo século, vemos os veículos autônomos mudando a maneira como o mundo se move, mais uma vez.”

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