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FPT Industrial lança motor Cursor 9 GNV para o mercado latino-americano durante o IAA 2016

A FPT Industrial, líder mundial de mercado no desenvolvimento de motores GNV, amplia seu portfólio de produtos movidos a gás-natural para a América Latina, com o lançamento do motor Cursor 9 GNV.

O propulsor é a grande novidade da marca durante o IAA 2016, Salão Internacional do Transporte, realizado em Hannover, Alemanha.

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Trata-se da mais recente tecnologia disponível no mercado movida a combustível alternativo, com emissões próximas de zero e que será disponibilizada ao mercado latino-americano a partir do evento.

O Cursor 9 GNV é o primeiro motor movido a combustível alternativo para o segmento de pesados que pode ser acoplado a uma transmissão automatizada.

Quando comparado a outros motores GNV presentes no mercado, a nova tecnologia tem a seu favor diversas melhorias como: capacidade para funcionar com GNV, Biometano ou GLP, com consumo de combustível mais reduzido graças a seu novo processo de combustão, mais estável e que se adapta melhor a diferentes níveis de qualidade de gás.

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Além disso, é cinco decibéis mais silencioso que motores equivalentes com tecnologias anteriores.

Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, destaca que a região latino-americana tem um grande potencial para receber a nova tecnologia e, por isso,

estuda a possibilidade de produzir o novo motor em sua unidade industrial argentina, base exportadora para todo o continente. “Temos mercados ideais para esta tecnologia, principalmente em países como Peru, Chile, Colômbia e Argentina”, explica.

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Torque e potência equivalentes ao diesel com baixas emissões

Sob o slogan “Naturalmente Poderoso”, o Cursor 9 GNV chama a atenção por garantir equivalência em torque e potência à sua versão diesel com potências de 300 a 400 cavalos, sempre @ 2000 rpm, e torques de 1.300 a 1.700 Nm @ 1.200 rpm.

O motor de seis cilindros e 24 válvulas (quatro por cilindro) pode ser abastecido com gás natural comprimido (GNV) ou gás liquefeito de petróleo (GLP).

Em comparação com o diesel, as emissões de CO2 de veículos movidos a gás natural são significativamente menores. O novo motor GNV pode ser instalado em todos os tipos de configuração de tração de caminhões pesados 4×2, 6×2 e 8×2 ou em ônibus.

O Cursor 9 GNV é a solução ideal para aplicações pesadas, coleta de lixo, transporte municipal e intermunicipal, com baixa emissão de CO2. Pode equipar veículos comerciais leves, médios e pesados, ônibus urbanos convencionais e BRT’s.

O motor dispensa o uso do componente EGR para recirculação de gases de escape e do SCR, para redução catalítica seletiva. No entanto, utiliza um catalisador simples de três vias localizado na extremidade do tubo de escape com uma estrutura integrada revestida por metais preciosos.

Além disso, o Cursor 9 GNV possui novos injetores de combustível multiponto que permitem uma taxa de fluxo superior às versões anteriores.

Expertise de mais de 25 anos em tecnologia de motores GNV

A FPT Industrial atingiu neste ano a marca de 30 mil motores GNV vendidos ao longo de décadas de experiência no desenvolvimento de novas tecnologias em motores.

Pioneira neste tipo de tecnologia, a fabricante possui amplo portfólio para operações com GNV, que inclui os motores F1C, N60, Cursor 8 e Cursor 9, com potências que vão de 136 a 400 cv.

Todos aplicáveis em veículos comerciais leves, caminhões médios, semipesados e pesados, além de ônibus urbanos e máquinas agrícolas.

FICHA TÉCNICA CURSOR 9 GNV 

Motor CURSOR 9 GNV
Sistema de Injeção Multi Ponto
Taxa de Compressão 12 : 1
Alimentação (Ar) Turbocompressor c/ Intercooler
Tipo de Turbo WG – Waste Gate
Potência @ rotação (cv/kW) Up to 400cv / 294kW @ 2000 – Truck

360cv / 264kW @ 2000 – Bus

Torque @ Rotação nominal (Nm / kg.f/m) Up to 1700 Nm / 173 kg.f/m @ 1200 – Truck

1640 Nm / 167 kg.f/m @ 1200 – Bus

Número de Válvulas 4 Válvulas por Cilindro
Número de Cilindros 6 Cilindros em Linha
Cilindrada (cm³) 8.7L
Diâmetro e Curso (Cilindros) 117 x 135mm

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