quarta-feira, 11 dezembro , 2024
28 C
Recife

Grupo PSA: volumes em alta impulsionados pela África-Oriente Médio, em antecipação à ofensiva produto

O faturamento do Grupo no terceiro trimestre de 2016 foi de 11,404 bilhões de euros, ante 12,016 bilhões de euros no 3º trimestre de 2015.

No acumulado dos 9 meses, o faturamento do Grupo ficou em 39,183 bilhões de euros ante 40,052 bilhões de euros em 2015, em alta de +1,3% com taxa de câmbio constante.

- Publicidade -

O faturamento da divisão Automotiva ficou em7,542 bilhões de euros, ante 8,052 bilhões de euros no terceiro trimestre de 2015. Os efeitos negativos do câmbio (-4,7%) foram parcialmente compensados pelo impacto do preço positivo (+1,8%), refletindo a política de melhoria do posicionamento das três marcas Peugeot, Citroën e DS.

As vendas mundiais em alta de 10,6%2. Na véspera dos grandes lançamentos de produtos do quarto trimestre, que ainda não têm reflexos nos licenciamentos, os volumes de vendas recuaram na Europa (-4,3%) e na China (-16,5%).

Na América Latina houve um aumento de 22,6%. Na África-Oriente Médio, a alta dos volumes foi impulsionada pelas vendas de veículos produzidos no Irã2 sob licença da Peugeot.

- Publicidade -

No fim de setembro de 2016, os estoques totalizavam400 mil veículos3 (382 mil no ano anterior).

Jean Baptiste de Chatillon, Diretor Mundial Financeiro do Grupo PSA e membro do Conselho de Administração, declarou: “As alavancas do Plano Back in the Race, em particular a precificação (pricing power) e a redução dos custos, nos dão confiança para a realização dos objetivos do Plano Push to Pass, mesmo num contexto externo mais difícil, especialmente em matéria de câmbio”.

Perspectivas de mercado – em 2016, o Grupo espera um crescimento do mercado automotivo de cerca de 6% na Europa e de 15% na China, e com uma queda de cerca de 6% na América Latina, e de 15% na Rússia.

- Publicidade -

Perspectivas operacionais – O Plano Push to Pass fixa os seguintes objetivos:

· uma margem operacional corrente média de 4% para a divisão automotiva no período 2016-2018 e uma meta de 6% em 2021 ;

· um crescimento de 10% do faturamento do Grupo entre 2015 e 20184, visando 15% suplementares até 20214.

  1. Em 30/09/2016, crescimento com taxa de câmbio constante (2015) ante o faturamento acumulado em 30/09/2015
  2.  105.000 veículos produzidos no Irã sob licença da Peugeot no 3º trimestre de 2016
  3.  Exceto China, incluindo a rede independente.
  4. A uma taxa de câmbio constante (2015).

 

Faturamento 9 meses 2016 ante 9 meses 2015

 

Em milhões de euros                                                                                9M 2015*             9M 2016 Variação
Automotivo                                                                            27 461 26 732 -729
Faurecia                                                                                13 811 13 773 -38
Outras atividades e eliminações**                                        (1 220) (1 322) -102
Faturamento do Grupo                                                        40 052               39 183                      -869

 

 

Faturamento do terceiro trimestre de 2016

 

Em milhões de euros T3 2015*                                 T3 2016 Câmbio
Automotivo 8 052 7 542 -510
Faurecia 4 323 4 241 -82
Outras atividades e eliminações** (359) (379) -20
Faturamento do Grupo 12 016                                     11 404                    -612

* Reprocessado segundo IFRS5 (divisão Faurecia Exteriors)                         ** Incluindo as atividades restantes da PSA Finance

 

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Revisão de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno