segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Conscientização: Volkswagen do Brasil patrocina o movimento “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, em prol da segurança no trânsito

Consciente de que seu compromisso com a mobilidade vai além de fabricar veículos com altos níveis de tecnologia, qualidade e segurança, a Volkswagen do Brasil desenvolve ações em prol do trânsito seguro; entre elas, o patrocínio ao movimento internacional “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”.

Promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha traz neste ano o tema “Minha escolha faz a diferença”; afinal, é o motorista quem escolhe se obedecerá regras de trânsito, se vai beber antes de sair de carro ou se adotará uma postura consciente e responsável ao volante.

“O patrocínio da Volkswagen do Brasil ao movimento ‘Maio Amarelo – Atenção pela Vida’ demonstra o compromisso da Marca com a segurança no trânsito, colaborando com uma ampla divulgação da campanha. A preocupação da empresa com a mobilidade segura é constante: por um lado, oferecemos veículos com a mais alta tecnologia, qualidade e segurança; por outro, promovemos a conscientização da sociedade, para o uso de seus veículos com responsabilidade e cidadania”, afirma o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil, Antonio Megale.

novo up! é o mais seguro da categoria – A Volkswagen do Brasil dispõe de alta tecnologia e qualidade para oferecer a máxima segurança em seus veículos.
Um exemplo é o novo up!, lançado em abril, que é o mais seguro da categoria. O modelo é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas), oferecidos apenas pelo modelo Volkswagen na categoria.

O modelo traz alerta sonoro e indicador de uso do cinto de segurança no painel que informam se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados.

O up! conta com a melhor e mais avançada carroceria produzida no Brasil: sua estrutura foi desenvolvida para absorver a energia do impacto.

A carroceria do up! é 75% composta por aços especiais, com diferentes graus de resistência, conforme a necessidade (material certo, no local certo).
Em sua estrutura combinam-se aços de ultra-alta resistência, alta resistência, média resistência e de estampagem profunda. Reforços adicionais, na parte superior da porta, por exemplo, aumentam a segurança passiva, especialmente no caso de acidentes graves.
O up! também utiliza aços conformados a quente, que possuem ainda maior resistência e permitiram reduzir o peso do carro.

O up! foi o primeiro veículo de seu segmento no Brasil a utilizar esse material e continua a ser o único nesse nicho de mercado com a tecnologia, entre diversos outros itens de segurança.

Volkswagen Golf é o veículo mais seguro produzido no Brasil – O Volkswagen Golf é o veículo mais seguro fabricado no Brasil, segundo novos testes realizados pelo Latin NCAP (New Car Assessment Program) e divulgados em março.

O modelo produzido na unidade da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR) atingiu a pontuação mais alta entre todos os veículos avaliados pelo Latin NCAP, de acordo com a nova metodologia de avaliação, e obteve cinco estrelas na proteção para adultos e crianças.
O Golf conquistou também o prêmio Latin NCAP Advanced, oferecido a modelos “5 estrelas” que dispõem de tecnologias para prevenção de acidentes e mitigação de lesões a pedestres como item opcional ou de série; o recurso de segurança premiado no Golf foi o Front Assist, que alerta o motorista para evitar impactos frontais.
Tecnologias de segurança ativa – A Volkswagen também oferece alta tecnologia de segurança ativa, para evitar que acidentes ocorram. Entre os itens inovadores está o ACC (Adaptive Cruise Control ou Controlador adaptativo de distância e velocidade), que usa sensor de radar na dianteira do carro.

O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança.

Outros recursos de segurança presentes em modelos Volkswagen são o controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, Sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros), detector de fadiga, entre muitos outros.

“Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, educa futuros condutores – O programa “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, incentiva a segurança, cidadania e responsabilidade no trânsito ao educar alunos do ensino médio para que sejam condutores conscientes.
Para isso, disponibiliza gratuitamente metodologia, ferramentas e conteúdos didáticos voltados à educação para a mobilidade, fundamentado em três pilares pedagógicos para transformação de atitudes: Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos e Design Thinking para Educadores.
Uma de suas ferramentas é o game 3D “Autopolis”, no qual o jogador dirige virtualmente, aprendendo sobre segurança e legislação de trânsito e sendo penalizado por infrações cometidas.
Lançado em dezembro de 2011, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou 62.364 alunos e atendeu 1.468 educadores, sendo 402 na modalidade híbrida e o restante por cursos no formato MOOC (Massive Open On-line Courses), oferecidos na plataforma do projeto (www.jvt.org.br) para participantes de todo Brasil.
Saiba mais sobre o Maio Amarelo – O movimento Maio Amarelo está promovendo nas redes sociais (Twitter e Facebook, além do site) a campanha “Minha escolha faz a diferença”, que alerta e busca apoio da sociedade para um trânsito mais seguro.
A mobilização ocorre em todos os Estados brasileiros e em outros 26 países, dos cinco continentes.
A campanha inclui várias peças sobre a importância do trânsito seguro e estimula, também, a sociedade a demonstrar seu apoio ao Maio Amarelo.

Pode ser com a personalização de suas páginas no Facebook adotando o twibbon nas fotos de capa e de perfil, com a hashtag “Minha escolha faz a diferença”, entre outras formas.

O Maio Amarelo foi criado com base na determinação da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

 Dessa forma, o Maio Amarelo é uma iniciativa coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil para colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda sociedade para discutir o tema, estimulando a conscientização.

O amarelo simboliza atenção, assim como nos semáforos; por isso foi a cor escolhida para o movimento, do qual podem participar pessoas físicas ou jurídicas. Saiba mais no site www.maioamarelo.com

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn