sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Volkswagen Delivery 8.160 é o caminhão líder de vendas no mercado brasileiro

O caminhão Volkswagen Delivery 8.160 é o líder de vendas no mercado brasileiro este ano.

Com 1.035 emplacamentos, o favorito dos motoristas e transportadores é seguido de perto pelo irmão VW Delivery 10.160, segundo no ranking, com 889 unidades, e pelo VW Constellation 24.280, terceiro colocado, com 813 licenciamentos, de acordo com números do Renavam.

Utilizados em operações de transporte com baú carga geral e carga seca, os veículos da família Delivery destacam-se em operações urbanas, abrangendo também segmentos como os de distribuição de bebidas, eletricitário, frigoríficos e plataformas de auto socorro.

“A cabine é de fácil acesso, o que agiliza a entrada e a saída do motorista, otimizando desde entregas até operações de emergência, como socorro a veículos. Além disso, os caminhões têm alta disponibilidade de peças de manutenção, contribuindo para o melhor TCO, ou custo total da operação”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Com três relações de redução, que se adequam às diversas aplicações, e maior força da roda de tração, os caminhões VW Delivery 8.160 têm consumo de combustível otimizado, o que também auxilia no rendimento do anda e para das cidades.

Já o VW Constellation 24.280 é o caminhão semipesado mais vendido do Brasil. Indicado para serviços rodoviários de média e longa distância, conta com motor MAN D08 de 277 cv de potência e 1.050 Nm de torque e dispensa o uso do Arla 32 e se mostra ainda mais vantajoso para esse perfil de operação, além de facilitar o processo de implementação.

O modelo pode ser equipado com a transmissão mecânica ou com a automatizada V-Tronic, que melhora de forma significativa o consumo de combustível da frota, além de ampliar o conforto e segurança na condução, reduzindo o custo operacional.

A configuração do veículo se traduz em produtividade no melhor custo operacional ao cliente, com alta disponibilidade e baixo consumo de combustível.

Primeiro lugar em vendas em 2016

A MAN Latin America tem o caminhão mais vendido do Brasil há dez anos consecutivos. Em 2016 a montadora acumulou a liderança, a vice-liderança e também o quinto lugar, evoluindo o posicionamento de seus veículos entre os favoritos do transportador brasileiro. No topo das vendas, com 3.183 unidades emplacadas, está o Delivery 8.160, cujo antecessor, o 8.150, foi o primeiro modelo Volkswagen a assumir esse posto em 2007.

Em segundo lugar veio o Constellation 24.280. Com 2.488 veículos licenciados, o modelo continua líder no segmento de 24 toneladas. E subindo uma posição em relação ao ranking de 2015, o Delivery 10.160 ficou com a quinta colocação, com 1.595 unidades emplacadas.

Em 2016 houve a inversão nas posições que o Constellation 24.280 e o Delivery 8.160 ocuparam nos últimos dois anos. O Delivery assumiu a dianteira acompanhando o aumento da participação dos leves no mercado total de caminhões do Brasil.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn