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Harley-Davidson comemora os 60 anos da família Spotster

A Harley-Davidson Sportster® está em produção contínua há 60 anos, uma grande façanha levando em conta como o mundo mudou desde que foi criada.
Nascida a partir da crescente concorrência dos fabricantes britânicos, usou o modelo K (1952-1956) com seus cárteres únicos, mas substituiu as válvulas laterais do motor de 55 ci (883 cc) com válvulas de cabeçote.
Também manteve a suspensão hidráulica dianteira e traseira, tecnologia avançada para aquela época.
Nomeada de XL, a plataforma Sportster® demonstrou instantaneamente o seu valor, em termos de vendas e potencial de adaptação.
E, como tal, é uma motocicleta que evolui constantemente, respondendo às necessidades do mercado e estabelecendo tendências.
Um caso específico, a XLCH (Competition Hot) Sportster®, de 1958, tinha estilo e função off-road, além de um para-choque traseiro e o tanque peanut do modelo 5 125 cc de 1948 – e não seria um peixe fora d´água nos dias de hoje.
A XR750: LINDA, BRUTAL E CONSTRUÍDA PARA SER CAMPEÃ – Nos anos 1960, a Sportster® evoluiu com o passar do tempo e, no final da década, a XLH tinha sido levemente customizada. Mas, em 1970, veio o advento da lendária XR750.
Brutal, o modelo XR750 foi construído para conquistar uma legião de fãs; uma mudança de regra em 1969 permitiu os motores de 750 cc OHV nas corridas nos Estados Unidos e a H-D precisava de uma moto competitiva.
A XR750 era exatamente isso, e continuou a afirmar ser a melhor máquina para conquista de vitórias.
Cal Rayborn, nas corridas transatlânticas de 1972 no curto circuito da Brands Hatch, pilotando uma versão revisada da XR750, ganhou três das seis corridas, estabelecendo um novo recorde e impressionando todos os que estavam assistindo.
Durante três décadas, nas corridas American Dirt Track, o modelo XR750 levou os pilotos para o grupo dos vencedores e para os livros dos recordes.
Pilotos como o popular e lendário Jay Springsteen e também Chris Carr, Ricky Graham, Mert Lawwill e Kevin Atherton emocionaram os fãs da XR.
E ninguém podia esperar a combinação de quase cem vitórias do campeão Scott Parker, a maior parte delas em cima das XR.
OS ANOS 1970, 1980, 1990 E 2000 – A XL de 1972 usou uma versão do 1000 cc do já conhecido motor Iron Head.
Em 1976, a embreagem foi colocada no lado esquerdo do guidão e o freio traseiro foi para a direita.
Em 1977, a motocicleta XLCR (Café Racer) renovou as expectativas e, com a suspensão traseira inspirada no modelo XR750, novo quadro, os freios de discos triplos, as rodas de alumínio fundido e as pedaleiras recuadas, foi a Sportster® mais esportiva já feita até então.
O ano de 1983 viu uma maior ênfase no desempenho com o surgimento da XR1000, criada com a montagem dos cilindros e cabeçotes da XR750 em um bloco já existente da linha Sportster® – era o modelo mais próximo de uma XR750 para uso urbano que se poderia comprar.
Em 1986, o motor Sportster® Iron Head foi registrado nos livros da história, graças à introdução do motor Evolution em duas capacidades: 883 cc – com um diâmetro de cilindro e curso do virabrequim idênticos ao original de 1957 – e 1100 cc (este foi substituído dois anos depois pelo motor de 1200 cc).
Já o ano de 1987 viu a introdução do XLH883 Hugger, o reconhecimento de pilotos e o crescimento demográfico de mulheres pilotando.
Todos os modelos Sportster® ganharam câmbio de cinco velocidades em 1991, e todos, exceto a base 883, ganharam transmissão final por correia dentada.
Em 2000, a motocicleta XL1200S Sportster® Sport foi equipada com duas pinças de freio de quatro pistões e outro na traseira e a XL883R de 2002 apresentou o escape dois em um, discos duplos na frente e guidão baixo.
Em 2004, toda a família obteve um novo quadro e motores montados sob cochins de borracha e, em 2007, substituiu os carburadores pela injeção de combustível.
Reconhecendo a necessidade de ter algo novo em 2008, a Harley-Davidson apresentou a moto XR1200, uma Sportster® com um motor de 90 hp, suspensão invertida e freios poderosos, balança traseira de alumínio, instrumentação moderna e pedaleiras recuadas.
Também naquele ano, a Nightster passou a usar rodas pretas e um motor cinza com acabamento dark, mas outro detalhe – hoje mais conhecido – é a lanterna traseira em LED incorporada aos indicadores de direção.
Em 2010, as raízes da moderna família Sportster® estavam emergindo, começando pela XL883N Iron, que se tornou o modelo básico, e XL1200X Forty-Eight® com o chassi à mostra e paralama encurtado – que contava com o tanque peanut baseado no modelo de 1948 – de onde veio seu nome.
Dois anos depois, a XL1200V Seventy-Two trouxe atitude chopper autêntica para a gama Sportster® mais uma vez, ao lado do estilo personalizado mais descontraído do XL1200C.
Todas as quatro motos referenciaram os modelos Sportster® do final dos anos 1950 e 1960 que, eles próprios, tinham como inspiração os modelos do começo do século passado.
O que para Harley-Davidson – uma fabricante com umlineup que remonta a 1903 – é exatamente como deveria.
A Iron 883™ e a Forty-Eight® foram totalmente renovadas com suspensão aprimorada e freio ABS em 2014, combinando o mais autêntico estilo old-school com um chassi moderno e, comemorando 60 anos de aventuras.
A XL1200CX, conhecida como Roadster, foi adicionada à família este ano e trouxe uma nova dimensão de desempenho com a sua suspensão invertida com tubos de 43 mm de diâmetro, novos amortecedores traseiros e um poderoso freio dianteiro.
Então, enquanto a essência da família de entrada da Harley-Davidson permanece inalterada, muitos itens foram sendo aprimorados nas motocicletas ao longo de 60 anos, tornando os modelos mais atuais e oferecendo uma experiência de pilotagem única.

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