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Protótipo híbrido flex da Toyota chega a Brasília e fecha primeiro ciclo de testes após mais de 1.500 quilômetros rodados

A Toyota encerrou a primeira etapa de testes no seu protótipo de veículo híbrido equipado com motor de combustão interna flexfuel.

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Para completar os mais de 1.500 quilômetros de percurso, que teve origem na cidade de São Paulo (SP), no dia 19 de março, o protótipo enfrentou variadas condições de estrada e clima e finalizou, com sucesso, esta fase inicial de testes de rodagem.

A partir da iniciativa, a equipe de engenharia da Toyota, que comandou a rota de São Paulo até o Distrito Federal, conseguirá reunir um conjunto de dados fundamentais para prosseguir na evolução e aprimoramento do projeto.

A performance do carro na experiência em campo servirá essencialmente para ajustes na busca do balanço ideal de todo o conjunto.

Ainda na manhã desta quinta-feira, o primeiro veículo híbrido equipado com motor flexfuel foi protagonista em cerimônia realizada no campus da Universidade de Brasília (UnB).

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O evento reuniu estudantes e docentes da escola de engenharia da UnB, representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), além do presidente da Toyota do Brasil, Rafael Chang, e executivos da companhia.

A celebração marca abertura de um ciclo promissor de testes.

Colocado à prova de durabilidade no trajeto, a avaliação preliminar do conjunto motor-transmissão, quando abastecidos com etanol, foi positiva, mesmo em meio ao exaustivo trajeto.

Disseminação nas universidades – O momento de celebração também foi realçado por outro importante ato da Toyota na sua missão de incentivar a disseminação da tecnologia híbrida no País.

A marca concedeu uma unidade do Prius terceira geração, à Universidade de Brasília, de olho na formação de futuros profissionais no contexto das tecnologias de mobilidade para a sociedade do futuro.

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O empréstimo do Prius para a UnB reforça o objetivo da Toyota em engajar a sociedade sobre os benefícios do uso massivo de tecnologias de mobilidade mais limpas e amigáveis ao meio ambiente.

O Prius será utilizado por um grupo de professores e alunos dos cursos de engenharia, a fim de levantar pesquisas sobre o gerenciamento da propulsão de carros híbridos e contribuir com novas técnicas de controle.

A ação com UnB é fruto de outra bem sucedida iniciativa em prol do aprimoramento acadêmico das futuras gerações de engenheiros do Brasil.

Em março de 2016, a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo também recebeu uma unidade do modelo híbrido da Toyota.

Por lá, o Prius é utilizado pelo Grupo de Eletrônica Automotiva da Poli-USP, formado por professores de Engenharia de Sistemas Eletrônicos e de Engenharia de Energia e Automação, além de alunos de graduação, mestrado e doutorado.

Atualmente, a Universidade mantém uma disciplina dedicada a híbridos no curso de Mestrado do Programa de Engenharia Elétrica, inspirado no avanço dos estudos em torno desta unidade cedida pela Toyota.

Híbrido flex – O protótipo de veículo híbrido flex da Toyota é o primeiro do mundo a combinar um propulsor elétrico e outro flexível a gasolina e etanol.

Para equipar os conjuntos harmonicamente, o projeto colocou lado a lado as equipes de engenharia da Toyota Motor Corporation, no Japão, e da Toyota do Brasil, para somar esforços e buscar sintonia entre as tecnologias.

O trabalho foi direcionado no sentido de extrair o potencial máximo de cada solução: alta eficiência, baixíssimos níveis de emissões e capacidade de reabsorção dos impactos de gás carbono, ao utilizar combustível oriundo de fonte 100% renovável.

O protótipo foi construído sobre a plataforma do modelo Prius, usada como base para condução dos trabalhos.

A marca ainda estuda possibilidades de produção desta tecnologia no Brasil no futuro.

O protótipo do primeiro automóvel híbrido flex faz parte de um conjunto de esforços da Toyota no cumprimento de metas ambientais ambiciosas, previstas no seu Desafio Ambiental 2050.

Adicionalmente, elucida a ambição da marca em produzir carros cada vez melhores, a fim de colaborar com a redução de impactos ambientais causados pelos automóveis o mais próximo possível ao nível zero de emissão.

Estudos preliminares realizados pela Toyota do Brasil apontam que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro.

Quando abastecidos apenas com etanol (E100), os resultados se mostraram ainda mais promissores.

Parceria para disseminação tecnológica – Parte dos esforços da Toyota na corrida para cumprimento de seu Desafio Ambiental 2050 passa, especialmente, pela necessidade de engajar e mobilizar parceiros de negócios que atuem em consonância com a visão em prol da mobilidade sustentável.

Inspirada por este propósito, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) tem apoiado o projeto por reconhecer o etanol como combustível eficiente em sistemas de propulsão avançados e adiciona a importância do biocombustível no combate ao aquecimento global e no cumprimento das metas ambientais do Brasil no Acordo Internacional do Clima (Cop21), estabelecido em 2015, em Paris, contando com a capacidade de produção e abastecimento da indústria sucroenergética brasileira.

A entidade reforça que o etanol está cada vez mais presente nas discussões ambientais mundiais voltadas para a descarbonização dos transportes.

“Entendemos que estamos em um processo de transição para novos cenários de mobilidade sustentável e o etanol é parte deles. Nesse sentido, acreditamos que tecnologias inovadoras, como o veículo híbrido, podem fazer parte dessa transição coexistindo com os biocombustíveis, principalmente no Brasil, onde o consumidor dispõe de infraestrutura ampla de abastecimento”, completa Elizabeth Farina, presidente da UNICA.

60 anos de Toyota no Brasil – O ano de 2018 é muito especial para a Toyota Brasil, pois marca o sexagésimo aniversário da empresa.

Ao longo desta trajetória, a empresa participou ativamente do desenvolvimento industrial e econômico brasileiro e orgulha-se dos grandes investimentos realizados em sua operação local, sempre pensando no crescimento sustentável de seus negócios e contribuindo para o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Com o tema “Reinventando o Futuro”, a Toyota pretende comemorar esses 60 anos de Brasil ansiosos.

Este ano, a marca trabalha em grandes projetos, como o início dos estudos do protótipo de híbrido flex, o lançamento da Yaris, um modelo que caberá entre o Etios e o Corolla no portfólio da empresa no Brasil, com as vendas esperadas para começar no segunda metade de 2018 e muito mais.

Desde 1958 até hoje, a marca japonesa trabalhou incansavelmente para oferecer carros cada vez melhores aos brasileiros.

Atualmente, existem quatro fábricas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, que também abriga um Centro de Pesquisa Aplicada e um Centro de Design.

Além disso, existem três centros de distribuição de veículos em Guaíba (RS), Vitória (ES) e Suape (PE), um centro de distribuição de peças na Votorantim (SP), um escritório de representação em Brasília (DF) e mais de 6.000 funcionários.

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