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Hora da revisão: fique esperto na manutenção do seu veículo

Fazer manutenção veicular não é regra no Brasil, mas é um hábito importante para o motorista rodar com segurança.

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Muitos condutores têm dúvidas sobre a periodicidade adequada e quais itens precisam ser analisados, avaliados e até substituídos nas oficinas mecânicas.

Diante disso, o CESVI elencou algumas peças, as quais os motoristas devem ficar atentos depois de rodar alguns bons quilômetros.

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“A revisão tem um papel essencial na vida útil do veículo, na segurança dos passageiros e de todos que estão no trânsito. Além disso, tem o papel de analisar e identificar possíveis degastes em itens do carro e das peças que precisam ser trocadas, garantindo também economia”, comenta Emerson Feliciano, gerente sênior de pesquisa e conteúdo do CESVI Brasil.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a frota brasileira conta com mais de 66 milhões de veículos leves.

Entre eles, os veículos que saíram das concessionárias zero quilômetro ou seminovos podem apresentar desgaste ou problemas mecânicos.

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Não existe data específica para que a revisão seja realizada.

O ideal é utilizar a quilometragem ou o tempo de uso do veículo como medida para realizar esse procedimento.

“Nas primeiras revisões ou até mesmo antes de pegar a estrada para qualquer distância, a dica é criar um check list rápido de peças que podem ser verificadas em qualquer oficina mecânica, como filtros de ar, óleo, combustível, pneus, freios e o sistema elétrico, faróis e lâmpadas”, explica Feliciano.

Na média, recomenda-se que a cada 10 mil quilômetros, ou a cada seis meses, o motorista verifique itens relevantes para o funcionamento do veículo, como óleo de motor, filtros (de ar, do ar-condicionado e de combustível), pastilhas, lonas e discos de freio, alinhamento e balanceamento e os limpadores de para-brisas.

A partir dos 50 mil quilômetros, em média, todo carro precisa passar por uma inspeção mais minuciosa, quando se recomenda avaliar, além dos itens presentes na checagem dos 10 mil quilômetros, o óleo do freio, da direção hidráulica e do câmbio (câmbio automático), conjunto de suspensão, correia de acessórios e correia dentada, bicos injetores, velas, cabos e embreagem.

Para os veículos mais antigos e com alta quilometragem, o motorista deve aumentar a periodicidade da revisão e ficar atento ao óleo do motor.

“O óleo tem um tempo de vida útil, seja por quilometragem ou validade, geralmente a cada seis meses. Contudo, é indicado que o condutor confirme essa informação no manual do seu carro, porque pode mudar de acordo com a montadora e modelo do veículo”.

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