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Completamente reformulado, HB20 fica maior, ganha novo motor turbo e mais segurança

O Hyundai HB20 chega a sua segunda geração na mesma semana em que a montadora sul-coreana comemora os sete anos de produção no Brasil.

O modelo, pensado e desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, saiu da linha de montagem da fábrica localizada em Piracicaba (SP) para se tornar sucesso de vendas: são mais de um milhão de unidades comercializadas desde o lançamento e o segundo lugar nas vendas nacionais consolidado desde 2015.

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A produção do HB20 no Brasil teve início em 20 de setembro de 2012. Na época, a fábrica operava com capacidade anual de 150 mil unidades, em dois turnos.

As vendas nacionais começaram em 12 de outubro do mesmo ano. Com a crescente procura, a unidade fabril ganhou o terceiro turno onze meses depois, eliminando as horas extras e elevando a capacidade para 180 mil carros ao ano.

De acordo com números consolidados da Anfavea – Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores – foram produzidos 26 mil veículos HB20 de setembro a dezembro de 2012, apenas na versão hatchback.

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No primeiro ano completo, de janeiro a dezembro de 2013, esse volume saltou para 166 mil unidades, já com as três versões disponíveis: HB20 (hatchback), HB20S (sedã) e HB20X (aventureiro).

Em 2014, a produção atingiu seu ápice, com 174 mil unidades fabricadas. O volume correspondeu a 166 mil unidades em 2015 (com a adição da versão HB20 R spec), e nos dois anos seguintes chegou a 162 mil. A Hyundai, naquela época, já contava com 2,5 mil funcionários na fábrica e no administrativo.

Ao final do 2016, a Hyundai rompeu com uma hegemonia de mais de 40 anos das quatro marcas mais tradicionais no País e assegurou o quarto lugar nas vendas do ano, confirmando a preferência do consumidor brasileiro pelo HB20, mesmo em momentos de retração da economia nacional.

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Em 2018, com ganhos pontuais no fluxo de processo produtivo, foi possível elevar excepcionalmente a capacidade para mais de 190 mil unidades. Foi nesse ano que a Hyundai alcançou outro grande marco: em agosto, a fábrica de Piracicaba ultrapassou a marca de um milhão de veículos produzidos, volume alcançado em apenas cinco anos e dez meses, recorde para a indústria automobilística brasileira.

Em março de 2019, foram investidos R$ 125 milhões nas instalações, no processo e no maquinário da linha de montagem, fazendo com que a produção passasse de 180 mil para 210 mil unidades ao ano, um aumento de 15%, mantendo os três turnos e a operação sempre com mais de 90% da capacidade da planta. Por trás desse investimento já estava a preparação para o lançamento da nova geração do HB20.

A fábrica em Piracicaba dedica mais de 95% da produção dos modelos HB20 e Creta ao mercado doméstico. O volume restante é destinado para exportação ao Paraguai, Uruguai e, recentemente, Colômbia (apenas do Creta). Durante os anos de crise da economia brasileira, em 2015 e 2016, a Hyundai foi a única montadora do País a permanecer com o terceiro turno em operação, sem redução de jornada ou de postos de trabalho.

Séries especiais – Na trajetória de sucesso da montadora, além dos modelos regulares de linha, foram produzidas nove séries especiais do compacto: HB20 Edição Copa do Mundo FIFA, a primeira edição limitada da linha (2014); HB20 For You, em comemoração aos dois anos da montadora no País (2014); HB20 Spicy, com apelo esportivo (2015); HB20 Impress, série exclusiva para o sedã (2015); HB20 Ocean, em homenagem às belas praias brasileiras (2016); HB20 Edição Comemorativa 5 Anos, que celebrou o aniversário de cinco anos do modelo no Brasil (2017); HB20 R spec Limited, a primeira série limitada e numerada do HB20 (2018); HB20 Copa do Mundo FIFA, alusiva ao mundial de 2018 (2018); e HB20 e Creta Edição Comemorativa 1 Million, comemorando a produção de 1 milhão de veículos (2018).

Comemoração com o primeiro HB20 produzido no Brasil

Para celebrar a produção de um milhão de veículos no Brasil, o HB20 0001 foi restaurado pela concessionária HMB Caminho, de Piracicaba (SP). Entre as ações, o “primogênito” virou personagem da série de vídeos “Milhões de Histórias Hyundai”, que, a cada episódio, contava histórias marcantes ocorridas com donos de HB20 e Creta.

O veículo esteve exposto no último Salão do Automóvel de São Paulo e, posteriormente, passou a integrar o acervo da montadora, permanecendo em exposição na recepção da fábrica.

A nova geração – No dia 4 setembro de 2019, a fábrica deu início à produção da nova geração do compacto, marcando a virada total na linha de montagem e substituindo por completo a geração anterior dos HB20, HB20S e HB20X.

A nova geração do HB20 chega ao mercado na primeira quinzena de outubro para ousar mais uma vez em seu segmento. Primeiro veículo da Hyundai Motor Brasil inspirado na nova linguagem de design da marca, a Esportividade Sensual, o compacto estreia com preços que variam entre R$ 46.490 e R$ 81.290.

Produzido na fábrica da montadora sul-coreana em Piracicaba (SP), o modelo traz equipamentos inéditos em sua categoria, maior espaço interno e motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível.

Design exterior

O novo HB20 é uma clara evolução da linguagem de design global da Hyundai – Esportividade Sensual. O resultado é um visual sofisticado, com formas e vincos originais, que proporcionam ao compacto modernidade e ousadia únicas.

Mais do que um toque de sofisticação, os elementos de design exterior criam a sensação de poder e velocidade. Entre os destaques estão a grade dianteira, com efeito cascata, e os novos faróis, que acompanham lado a lado os vincos do capô.

As linhas que cortam a silhueta lateral do HB20 partem dos faróis – elas aparecem entre as janelas e as maçanetas, e terminam no meio da porta traseira. Outro vinco surge nas bases das portas e complementa o visual.  As novas rodas de liga leve e o conceito de teto flutuante (disponível no HB20 e no HB20X) dão frescor ao modelo, que está mais jovem do que nunca.

O design traseiro exclusivo tem a perfeita harmonia entre o novo para-choque, o inédito conjunto óptico e as linhas mais sofisticadas. As lanternas fornecem uma assinatura de estilo exclusiva ao HB20 – e são especialmente atraentes à noite, com todas as luzes acesas.

Na configuração sedã, o caimento mais prolongado do teto até o porta-malas proporciona ares de fastback ao três-volumes e remete à identidade visual dos “irmãos maiores” Elantra e Sonata. Assim como nesses sedãs, o HB20S traz lanternas horizontalizadas, boa área envidraçada traseira e placa reposicionada para o para-choque.

Uma gama de 9 cores exteriores estará disponível para a nova família HB20, sendo 8 delas inéditas. Com diferentes propostas em termos de esportividade e sofisticação, todas destacam o design arrojado e sofisticado do carro. São elas a sólida Branco Atlas, as metálicas Prata Brisk, Cinza Silk, Cinza Khaki, e as perolizadas Azul Sapphire, Verde Amazon e Vermelho Magic.

Estilo interior

O habitáculo da família HB20 tem novas linhas limpas e horizontais, combinadas ao acabamento mais sofisticado e novas cores, que compõem um equilíbrio único entre inovação e modernidade.

Todas as versões tiveram seus bancos renovados – estão mais ergonômicos, confortáveis e estilosos. Um dos grandes destaques do estilo interior é o acabamento Marrom Desert, disponível para a versão Diamond Plus do hatch. Nela, a cor marrom aparece no painel, no console, nos painéis das portas, nos bancos em couro e no volante, este também revestido em couro. Detalhes na cor azul fazem parte do estilo e estão presentes ao longo do painel e nas costuras do banco, volante e manopla de cambio.

Espaço interno

O espaço interno da nova geração do HB20 foi aprimorado visando à melhor ocupação pelos passageiros, crescendo 30 mm no entre-eixos. O vão para as pernas no banco traseiro cresceu 47 mm, o que se traduz em mais conforto para quem viaja na segunda fileira. O porta-malas segue com 300 litros nas configurações hatch e X, e passa de 450 litros para 475 litros na configuração sedã.

Conforto e conveniência

A nova geração do HB20 se sobressai no que diz respeito a conforto e conveniência. A versão topo de linha tem itens como ar-condicionado digital, chave presencial Smart Key, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento, acendimento automático dos faróis, piloto automático e limitador de velocidade.

Além disso, conta com partida do motor por botão, alavancas no volante para trocas de marcha (Smart Shift), sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor, e a nova central multimídia flutuante com tela touchscreen de 8 polegadas, oferecendo conectividade com smartphone por meio do Apple Car Play e do Google Android Auto.

Estão disponíveis para todas as versões direção elétrica e banco do motorista com ajuste de altura por alavanca.

Segurança e tecnologia

O Hyundai HB20 dá um salto nestes quesitos em sua nova geração. A versão mais completa de toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a Diamond Plus, dispõe de sistema de alerta e frenagem autônomo e alerta de mudança de faixa – itens únicos no segmento -, monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) e câmera de ré com monitoramento da traseira (DRVM).

Na estrutura da carroceria do novo HB20, a participação de aço de alta resistência passou de 19% para 30% em todas as configurações. Esta melhoria contribui diretamente para a redução de peso e aumento da segurança em colisões.

A versão topo de linha também sai de fábrica com quatro airbags, sendo dois frontais e dois laterais de tórax. Para as demais versões são sempre dois airbags frontais. À exceção das versões Sense e Vision 1.6 MT no hatchback e Vision 1.0 no sedã, as demais trazem sistema completo de segurança ativa, com controles de estabilidade (ESP) e tração (TCS), assistente de partida em rampa (HAC), e sinalização de frenagem de emergência (ESS).

Todos os veículos ainda são equipados com fixação ISOFIX com top tether para cadeirinha de bebê, destravamento automático das portas em caso de acidente, cintos de segurança retráteis de três pontos (dianteiros e traseiros) e com pré-tensionador (dianteiros), apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura (para todos os ocupantes), estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral e coluna de direção colapsável.

Dimensões

O compacto evoluiu para proporcionar praticidade e oferecer espaço suficiente para todos os passageiros. Em sua segunda geração, o HB20 teve suas medidas aumentadas. O tamanho entre eixos cresceu 30 mm para todas as configurações. HB20, HB20S e HB20X também estão mais largos – acréscimo de 40 mm, 40 mm e 30 mm, respectivamente – e mais compridos – aumento de 20 mm, 30 mm e 15 mm, respectivamente.

Confira abaixo as dimensões do veículo:

Dimensões Hatch Sedã X
Comprimento (mm) 3.940 4.260 3.970
Largura (mm) 1.720 1.720 1.740
Altura (mm) 1.470 1.470 1.540
Entre-eixos (mm) 2.530 2.530 2.530
Porta-malas (l) 300 475 300


Motorização

A grande novidade na segunda geração do compacto sul-coreano é o motor 1.0l Turbo GDI com injeção direta de combustível. O propulsor equipa as versões Evolution, Diamond e Diamond Plus do HB20 e HB20S.

Com o sistema de injeção direta (GDI), turbo e intercooler, o propulsor três-cilindros entrega potência de 120 cv, além do torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm – em outras palavras, ultrapassagem e aceleração são mais eficientes do que nunca, pois a força total do motor está disponível quase que instantaneamente. A opção turbo está sempre acoplada ao câmbio automático de seis velocidades.

As motorizações disponíveis são:

Kappa 1.0l Turbo GDI 12V DOHC D-CVVT Flex

  • Cilindrada: 998 cm³
  • Potência: 120 (E) | 120 (G) a 6.000 rpm
  • Torque: 17,5 kgf.m (E) | 17,5 kgf.m a 1.500 rpm
  • Taxa de compressão: 10.5

Kappa 1.0l 12V DOHC CVVT Flex

  • Cilindrada: 998 cm³
  • Potência: 80 (E) | 75 (G) a 6.000 rpm
  • Torque: 10,2 kgf.m (E) | 9,4 kgf.m a 4.500 rpm
  • Taxa de compressão: 11.5

Gamma 1.6l 16V DOHC D-CVVT Flex

  • Cilindrada: 1,591 cm³
  • Potência: 130 (E) | 123 (G) a 6.000 rpm
  • Torque: 16,5 kgf.m (E) | 16,0 kgf.m a 4.500 rpm
  • Taxa de compressão: 11.0

Versões

A segunda geração do HB20 está disponível em versões inéditas. Para a configuração hatch temos Sense (1.0l MT), Vision (1.0l MT, 1.6l MT e 1.6l AT) Evolution (1.0l MT e 1.0 Turbo GDI AT), Launch Edition (1.6l AT), Diamond (1.0l Turbo GDI AT) e Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT).

Já o HB20S sai de fábrica com opções Vision (1.0l MT, 1.6l MT e 1.6l AT), Evolution (1.0l MT e 1.0 Turbo GDI AT), Diamond (1.0l Turbo GDI AT) e Diamond Plus (1.0l Turbo GDI AT).

A família fica completa com o aventureiro HB20X, disponível nas versões Vision (1.6l MT e 1.6l AT), Evolution (1.6l AT), Diamond (1.6l AT) e Diamond Plus (1.6l AT).

Consumo de combustível

Motor 1.0 MT (melhoria de até 7% no hatch e até 12% sedã)

HB20 PBE HB20S PBE
Km/l Cidade Estrada A Cidade Estrada B
Gasolina 12.8 14.6 12.8 14.7
Etanol 9.1 10.1 9.5 10.6

 

Motor 1.6 MT (melhoria de até 8% no hatch, até 10% sedã e até 4% no X)

HB20 PBE HB20S PBE HB20X PBE
Km/l Cidade Estrada B Cidade Estrada B Cidade Estrada  

—-

Gasolina 12.5 14.7 12.6 15.1 11.8 13.9
Etanol 8.6 10.3 8.5 10.5 8.3 9.6


Motor 1.6 AT 
 (melhoria de até 16% no hatch e no sedã e 13% no X sem Stop & Go e 17% com Stop & Go)

HB20 PBE HB20S PBE HB20X PBE
Km/l Cidade Estrada C Cidade Estrada C Cidade Estrada  

 

Gasolina 11.5 13.9 11.5 14.9 10.9 (11.7) 12.9 (13.3)
Etanol 7.8 9.8 8.1 10.4 7.7 (8.1) 9.2 (9.3)

(  ) sistema Stop & Go de parada e partida automática do motor

Motor 1.0 Turbo GDI AT (em relação ao 1.6 AT anterior, sem Stop & Go, melhoria de até 20% no hatch e até 19% no sedã. Com Stop & Go, melhoria de até 23% no hatch e até 26% no sedã)

HB20 PBE HB20S PBE
Km/l Cidade Estrada B Cidade Estrada B
Gasolina 11.8

(12.2)

14.2

(13.9)

12.1

(12.7)

15.3

(15.6)

Etanol 8.2

(8.6)

10.2

(10.3)

8.0

(8.8)

10.8

(11.0)

 

Garantia

A nova geração do HB20 tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua em cinco anos ou até atingir 100 mil quilômetros.

Plano de manutenção

Além de oferecer cinco anos de garantia sem limite de quilometragem, o HB20 terá revisões periódicas até 60 mil quilômetros com preços fixos. Ao adquirir o modelo, o consumidor recebe a primeira mão de obra gratuita e lavagem em cortesia em todas as revisões.

Plano de manutenção periódica HB20 1.0
10 mil km 20 mil km 30 mil km 40 mil km 50 mil km 60 mil km
R$ 201,48 R$ 459,67 R$ 446,92 R$ 602,94 R$ 419,65 R$ 596,02

 

Plano de manutenção periódica HB20 1.0 Turbo GDI
10 mil km 20 mil km 30 mil km 40 mil km 50 mil km 60 mil km
R$ 233,38 R$ 491,57 R$ 478,82 R$ 653,29 R$ 451,55 R$ 890,36

 

Plano de manutenção periódica HB20 1.6
10 mil km 20 mil km 30 mil km 40 mil km 50 mil km 60 mil km
R$ 227,18 R$ 485,37 R$ 472,62 R$ 647,09 R$ 445,35 R$ 621,72


Primeiros 60 mil quilômetros

Os valores de manutenção para a motorização 1.0l aspirada são exatamente os mesmos da versão anterior, sem acréscimos, totalizando para as três primeiras revisões R$ 1.108,00. O mesmo ocorre para a versão 1.6l, preservando o valor de R$ 1.204,00 para as três primeiras revisões, tal como antes.

No caso da inédita motorização turbo 1.0l GDI, o valor correspondente de R$ 1.185,00 é o mais barato entre todos os concorrentes diretos, o que mostra a preocupação da Hyundai em oferecer, com a nova geração do HB20, um produto altamente competitivo também no custo de propriedade.

Equipamentos de segurança inéditos no segmento de compactos – Na nova geração do HB20 temos itens de segurança ativa e passiva que são destaques no segmento, alguns inéditos para o segmento de compactos.

Frenagem autônoma – Os destaques são os sistemas ativos, disponíveis na versão Diamond Plus, que apoiam o motorista no dia a dia e em situações de emergência.

O sistema de alerta e frenagem autônomo age em situações quando há pedestres ou veículos adiante e o condutor demonstra não tomar qualquer ação para evitar a eventual colisão.

Através de uma câmera instalada na frente do espelho retrovisor e com auxílio do controle de estabilidade (ESP), o HB20 aciona o freio automaticamente. Com o veículo em velocidades até 50 km/h, o sistema é capaz de efetuar a parada completa antes do possível impacto.

Já o alerta de mudança de faixa utiliza a mesma câmera instalada no para-brisa para alertar o motorista com aviso sonoro e visual caso o HB20 saia da faixa de rodagem, evitando um possível acidente ao invadir a pista ao lado.

Segurança adicional – Na nova geração do HB20, praticamente todas as versões oferecem, de série, os controles de estabilidade e tração (ESP e TCS), promovendo uma direção mais segura, em que o carro evita derrapagens, desequilíbrio em curvas, desvios de trajetória e outras situações de risco.

Quando em ladeiras e ruas mais íngremes, está disponível o assistente de partida em rampa (HAC), que mantém o veículo parado por alguns segundos, mesmo soltando-se o freio, evitando que ele desça antes de acelerar.

Dentro da cabine, são quatro airbags nas versões Diamond e Diamond Plus e dois nas demais versões, cinto de três pontos para todos os ocupantes, apoios de cabeça nos assentos dianteiros e traseiros, ISOFIX® e freios ABS com EBD.

Além disso, o novo HB20 alia tecnologia à segurança. Na central multimídia, é possível acessar o monitoramento da traseira via câmera (DRVM), acionando a visão traseira sem a necessidade de engatar ré e, na versão Diamond Plus, está disponível o monitoramento de pressão dos pneus (TPMS), alertando em caso de pneus furados ou com baixa pressão.

Preços e versões

 

 

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