sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Quais cuidados ter com os carros híbridos em tempos de quarentena

Em tempos de isolamento social e trabalho em home office, muitas vezes o veículo pode ficar um bom tempo estacionado na garagem e alguns cuidados são importantes para manter o bom funcionamento de todos os sistemas.

A Volvo Car Brasil, líder em eletrificação no segmento premium e que possui em sua linha os modernos motores T5 e T8 híbridos, dá algumas dicas para os proprietários deixarem seus veículos sempre em perfeito funcionamento.

Os veículos híbridos que, além do motor à combustão possuem baterias e motor elétrico, precisam de um cuidado especial se ficarem muito tempo parados.

O grande diferencial dos carros híbridos são as baterias e é este o maior ponto de atenção. Elas são responsáveis por armazenar a energia que será usada pelo motor elétrico e permite ao motorista rodar sem utilizar combustível.

Caso o proprietário perceba que a bateria caiu abaixo dos 25%, a recomendação é ele realizar a recarga até o nível próximo de 25% novamente.

A Volvo Cars tem no Brasil os modelos híbridos dos SUVs XC40, XC60 e XC60 e dos sedans S60 e S90. Todos têm alta tecnologia com baixo consumo de combustível e emissões de CO2, além de permitir ao proprietário rodar somente no modo elétrico e carregar seu carro na tomada.

Confira outras dicas gerais para a correta manutenção dos veículos:

Calibragem – Além do cuidado com as baterias, os proprietários dos veículos devem estar atentos a calibragem dos pneus.

Se o veículo ficar muito tempo parado, usar a calibragem máxima recomendada no manual do proprietário.

Quando voltar a rodar regularmente, fazer a calibragem de acordo com o indicado de acordo com para a quantidade de carga ou número de passageiros.

Bateria 12V – Nos veículos híbridos, não é necessário realizar a carga ou manutenção da bateria de 12V, como é recomendado nos carros movidos à combustão.

Esse sistema é dependente da bateria de alta tensão presente no veículo.

Combustível – A Volvo Car Brasil orienta aos proprietários a utilização de combustível premium (V-Power Racing, Octapro ou BR Podium).

Dessa forma, o carro pode ficar sem problemas com o combustível armazenado no tanque por mais tempo.

Higienização – Limpar e desinfetar superfícies é mais importante do que nunca; e isso vale também para o interior de um carro. Para os bancos, utilize pano úmido e sabão neutro. Já para o volante, tela touch, câmbio e maçanetas devem ser limpos com álcool isopropílico (não usar álcool gel).

E para manter a correta higienização, mantenha álcool em gel 70% sempre por perto para higienizar as mãos. E lembre-se de priorizar a limpeza nas superfícies que são mais tocadas, como botões, interruptores e maçanetas.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn