segunda-feira, 23 junho , 2025
28 C
Recife

Nivus é eleito o ‘Carro do Ano 2021’; Volkswagen é a ‘Marca Digital do Ano’

Não tem pra ninguém! O Volkswagen Nivus é o ‘Carro do Ano 2021’! O modelo totalmente desenvolvido na região América Latina com foco no consumidor local, e que conquistou os brasileiros com um design inovador, muita tecnologia e excelente custo-benefício, faturou o mais importante e tradicional prêmio da imprensa especializada do País, organizado pela Revista Autoesporte e por um júri composto por 24 jornalistas de todo o Brasil.

Além disso, a Volkswagen foi eleita a ‘Marca Digital do Ano’,

- Publicidade -

“Com um time mais unido do que nunca, mesmo distantes fisicamente, abraçamos o desafio de lançar um carro durante a pandemia, num formato 100% digital e lançando tecnologias inovadoras, como o VW Play. O resultado: sucesso de vendas e uma conexão impressionante com nossos clientes, empregados, sindicatos, concessionários, fornecedores e todos os nossos públicos de contato. Essa vitória é de todos que acreditaram que é possível vencer em momentos tão complexos! E vamos seguir inovando!”, comemorou o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si.

Esta é a 11ª vez que a Volkswagen leva o ‘Carro do Ano’, tradicional reconhecimento entregue desde 1966 e que chega a sua 54ª edição.

Importante destacar que nas últimas dez edições, a marca alemã conquistou quatro vezes o título, se tornando a maior vencedora do período.

- Publicidade -

Se forem levados em consideração apenas os últimos quatro anos, a Volks abocanhou três ‘canecos’, com Polo em 2018, Virtus em 2019 e agora com o Nivus (2021).

“Isso mostra que a Volkswagen entende como ninguém o gosto e as necessidades do consumidor brasileiro, entregando veículos com elevado nível de qualidade”, reforça Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.

Outra curiosidade: com seu design crossover, que traz linhas marcantes de cupê – especialmente pela queda acelerada da coluna ‘C’ -, o Nivus é eleito ‘Carro do Ano’ exatamente 50 anos depois de a Volkswagen ter conquistado seu primeiro título, como ‘Carro do Ano 1971’, com o TL, que por obra do destino foi um belíssimo cupê de duas portas derivado do Fusca.

- Publicidade -

MARCA DIGITAL DO ANO – A Volkswagen foi eleita a Marca Digital de 2020 pelas várias ações desenvolvidas, para dentro e para fora da empresa.

O destaque foi o Nivus, que quebrou o paradigma de ser desenvolvido sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, ou seja, foi concebido de forma 100% digital.

Resumindo: não foi necessário fazer um único protótipo físico para desenvolver o Nivus. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos.

Foram feitas nove variações virtuais (acabamentos, cores etc) no Nivus, o que proporcionou ao novo veículo mais segurança, pois todas as peças foram testadas previamente.

Com isso, só no Laboratório de Protótipo Virtual houve uma economia de 65% de custos em relação a projetos anteriores.

Mas a Volkswagen foi além. Junto com o Nivus, a marca lançou o VW Play, que inaugurou uma nova era em conectividade.

Desenvolvido no Brasil, para o mundo, esse sistema revolucionou o mercado com a VW Play Apps, primeira loja de aplicativos disponíveis dentro do carro.

Com isso, o cliente passou a contar com serviços inéditos, com o Manual Cognitivo integrado ao veículo – permitindo, por exemplo, obter informações do carro fazer isso diretamente pelo VW Play – e tornando a jornada digital do cliente ainda mais completa, uma vez que é possível agendar revisões ou serviços diretamente na tela do rádio.

A digitalização ficou ainda mais robusta também nas vendas. A Volkswagen ampliou a oferta da concessionária digital (DDX), que utiliza realidade virtual como ferramenta de venda e de demonstração dos veículos.

Outra inovação foi o VW Experience, que faz uso da realidade aumentada para projetar o Nivus, seja em miniatura ou em tamanho real.

É possível interagir com o veículo, abrindo e fechando as portas e até simular que está dirigindo o modelo.

“Estamos muito felizes com esse reconhecimento! Estamos trabalhando com foco na jornada 360°, onde a digitalização passa por todas as áreas da companhia, desde o desenvolvimento do carro até o sistema de pós-vendas. O ano de 2020 foi um ano muito desafiador e avançamos bastante na digitalização. E vem mais por aí!”, afirma Priscilla Cortezze, diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen América Latina.

PRÊMIOS CONQUISTADOS PELO VW NIVUS EM 2020
• ‘Carro do Ano 2021’ – Categoria até R$ 120.000 (Autoesporte)
• ‘Melhor Compra 2020’ – Categoria Principal (Quatro Rodas)
• ‘Qual Comprar 2020’ – Categoria SUV (Autoesporte)
• ‘Menor Custo de Reparabilidade’ – Categoria SUV Compacto (Cesvi)
• ‘Melhor Carro Nacional’ – CAR Awards Brasil 2021 (CAR Magazine)
• ‘Prêmio Americar’ – Categoria Melhor SUV América Latina (Americar)
• ‘Prêmio Top Car TV’ – Categoria Melhor SUV até R$ 100.999 (Top Car TV)

10 MOTIVOS QUE FAZEM DO VW NIVUS O CARRO DO ANO

1) DESIGN INOVADOR ‘MADE IN BRAZIL’
Lindo, moderno, versátil e conectado, o Volkswagen Nivus tem muita personalidade. Com design inovador, é um veículo único e criou um novo segmento no País, o dos crossovers cupês compactos.

O modelo foi totalmente desenhado pelo time de design da Volkswagen do Brasil, liderado pelo José Carlos Pavone, com foco no consumidor local. E por isso está fazendo tanto sucesso!

2) NASCEU PARA BRILHAR
Em apenas quatro meses, o Nivus já ganhou 15 comparativos na imprensa especializada, em todas as plataformas, como online, jornais, revistas e YouTube.

Contra os principais concorrentes: Nissan Kicks, Honda WR-V e, claro, Chevrolet Tracker! Aliás, o Nivus nunca perdeu um comparativo para o Tracker! O Nivus também faturou o prêmio “Qual Comprar 2020” pela revista AutoEsporte, na categoria SUV.

E ganhou o prêmio “Melhor Compra 2020” pela revista Quatro Rodas, na categoria geral, entre todos os modelos concorrentes.

Além disso, o Nivus acaba de ser eleito o “Car Awards Brasil 2020”, pela revista Car Magazine.

O Nivus foi ainda eleito pelo Cesvi Brasil como o SUV com menor índice de reparabilidade do País.

3) PRIMEIRO ‘SMART CAR’ DO BRASIL
Assim como o Nivus, a nova central de infotainment VW Play foi totalmente desenvolvida no Brasil.

Referência em conectividade, streaming e serviços, o sistema traz tela colorida de 10,25 polegadas de alta resolução, sensível ao toque e imune a riscos, e proporciona uma usabilidade simples, rápida e intuitiva, inspirada na praticidade dos smartphones.

Destaque para os 10 GB de memória, que permitem salvar mais de 10.000 músicas, por exemplo, e para a inédita VW Play APPs, uma exclusiva loja virtual de aplicativos com inúmeros parceiros que trazem benefícios únicos.

Além disso, o VW Play permite que o motorista realize o agendamento para revisão periódica, escolhendo concessionária, dia, horário e até o consultor com o qual deseja ser atendido.

4) ACC, AEB, XDS+, TSI E ETC
O Nivus foi pensado para ser referência em tecnologia. Fabricado sobre a versátil Estratégia Modular MQB, que entrega os mais modernos processos de fabricação do Grupo Volkswagen no mundo, o modelo é equipado de série com freios a disco nas quatro rodas, controles eletrônicos de Estabilidade (ESC) e Tração (ASR), além do sistema de vetorização de torque XDS+ e seis airbags.

Mas o Nivus vai além: inaugura no segmento o ACC (Adaptive Cruise Control), tecnologia presente até então só em modelos de segmentos superiores.

Completam o pacote de segurança o AEB (Autonomous Emergency Brake), Front Assist, Alerta de Fadiga, câmera de ré e frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake).

5) DESENVOLVIMENTO VIRTUAL E ATÉ USO DE ROBÔ
O Nivus é um case para o desenvolvimento de automóvel e para a engenharia no Brasil. O modelo foi o primeiro da Volkswagen desenvolvido 100% de maneira virtual, sem a construção de um único protótipo sequer.

Para alcançar este importante objetivo, que resulta diretamente em uma redução de tempo e custos do projeto, foi construído um Laboratório de Protótipo Virtual na planta Anchieta, que permite desenvolver veículos do zero utilizando recursos de última geração, como realidade virtual e realidade aumentada.

O Nivus também é o primeiro carro da Volkswagen do Brasil a utilizar robôs nos testes de segurança. Mais especificamente no setup do AEB (Autonomous Emergency Brake).

6) MAIS DE 10.000 NIVUS VENDIDOS
Com um lançamento mundial realizado de forma 100% digital para cerca de 100.000 pessoas de 56 países, o Nivus foi um sucesso logo na fase de pré-venda. As primeiras 200 unidades esgotaram em 7 minutos.

As demais 2.000 unidades da pré-venda acabaram em 3 dias. Isso já demonstrava o potencial do Nivus, que hoje já ultrapassa as 10.000 unidades vendidas no Brasil em poucos meses.

Em 2017, inauguramos a Nova Volkswagen. De lá para cá, o Market share da VW saltou de 11,5% para 17% em 2020. Um aumento de 5,5 pontos percentuais! É um crescimento muito expressivo em tão pouco tempo.

Isso se deve em grande parte ao investimento de R$ 7 bilhões e à maior renovação de portfólio da história da Volkswagen no Brasil, especialmente com o lançamento de modelos baseados na plataforma MQB. E o Nivus chega agora para coroar essa trajetória de sucesso da Nova Volkswagen.

7) DO BRASIL PARA O MUNDO
O Nivus é o primeiro carro totalmente desenvolvido na América Latina e que também será fabricado e comercializado na Europa, um motivo de muito orgulho para a Volkswagen do Brasil.

Apesar de ter sido pensado para o consumidor da nossa região, a versatilidade do projeto e a capacidade da marca em desenvolver produtos globais fazem do Nivus um veículo com todos os atributos para atender ao mercado europeu, um dos mais competitivos do mundo.

O Nivus será fabricado em Pamplona, na Espanha, em 2021. Hoje o Nivus é produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, e será exportado para toda a América Latina.

Nesta semana o modelo começou a ser exportado para a Argentina, onde será lançado oficialmente no dia 19 de novembro. Em seguida o modelo chega aos outros mercados da região.

8) UMA NOVA MARCA, UMA NOVA ATITUDE
O Nivus inaugurou no Brasil também o conceito global New Brand Design. É mais do que um novo logo, é uma nova atitude de marca, mais jovem, mais colorida e mais próxima das pessoas.

Foi inaugurada a primeira concessionária da América Latina sob o conceito New Brand Design.

Aliás, a rede de concessionárias se reinventou durante a pandemia, vendendo o Nivus inicialmente sem que o carro estivesse fisicamente nas lojas. O treinamento dos vendedores foi feito pela primeira vez de forma 100% virtual. Mais um marco para o setor.

9) REALIDADE AUMENTADA E MUITO MAIS
Parte do sucesso do Nivus se deve à estratégia de digitalização da marca, do modelo e da rede de concessionárias.

Quase todas as lojas estão equipadas com o DDX, o Digital Dealer eXperience. Essa plataforma de realidade virtual permite demonstrar para os clientes todos os detalhes do carro, de forma ágil e moderna, além de permitir o processo completo de compra.

A marca inovou também ao desenvolver o Volkswagen Experience, um APP gratuito que permite conhecer cada centímetro do carro, surfando a tecnologia de realidade aumentada. A experiência é tão impressionante e realística que é possível até “dirigir” o carro no APP.

10) TL, PASSAT E AGORA O NIVUS…
A Volkswagen está no coração dos brasileiros. E não é de hoje! Em 1971, a empresa ganhou a primeira edição do ‘Carro do Ano’ com o TL, um cupê inovador baseado no Fusca.

Depois, em 1975, ganha novamente com o Passat, que inaugurou a era dos modelos com refrigeração líquida da VW -e também com uma pegada cupê. O Passat ganha novamente em 1980.

E agora, quase 50 anos após a primeira conquista, a Volkswagen tem a honra de ser indicada como finalista do prêmio ‘Carro do Ano 2021’ com o Nivus, um crossover com características marcantes de cupê.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008