A Toyota do Brasil confirma o fim das vendas de seu compacto Etios, nas versões hatchback e sedã, a partir de abril deste ano em todo o território nacional. Porém, a produção está mantida para exportação, atendendo a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.
A decisão foi tomada em função da introdução de um novo modelo, que será comercializado em breve no mercado nacional, o que fará com que seja necessário um ajuste no volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP).
Com esse movimento, a Toyota segue oferecendo uma proposta de portfólio de produtos de acordo com as expectativas de seus clientes brasileiros, que continuam tendo o Yaris como uma excelente opção no segmento de compactos.
Planta de Sorocaba segue produzindo o modelo para mercados de exportação
“Temos o compromisso de fortalecer continuamente nossas operações, ao mesmo tempo em que há a necessidade de equalizar volumes. Decidimos, estrategicamente, focar a produção para ganhar força de oferta neste novo modelo, mas sem abrir mão da importante missão que o Etios possui na América Latina”, reforça Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
A Toyota manterá normalmente os serviços para toda a gama Etios, tal como as revisões que constam das manutenções periódicas, por meio de sua rede de concessionárias em todo o Brasil.
Desde setembro de 2012 até hoje, a Toyota do Brasil produziu cerca de 620 mil modelos Etios em todo o Brasil, nas versões hatch e sedã.
Decisão foi tomada com o objetivo de adequar o volume de produção da unidade de Sorocaba com a chegada de um novo modelo Toyota
Etios mantém exportações – Com crescimento estimado em 30% na produção deste ano, frente ao cenário de 2020, a Toyota do Brasil estima encerrar 2021 com 170.000 unidades produzidas. Destas, quase 30% deverá chegar aos outros mercados da região latino-americana. O Etios está entre os modelos que colabora para a expressiva marca.
“No contexto regional, temos um portfólio amplo que oferece ao nosso consumidor várias possibilidades produzidas em solo latino-americano, indo desde automóveis de passeio, como o próprio Etios, Yaris e Corolla, até os utilitários, Hilux e SW4, feitos em solo argentino. O Etios seguirá contribuindo com nosso objetivo de fazer da operação brasileira um polo exportador para toda a região”, reforça Gustavo Salinas, diretor regional de vendas e pós-vendas da Toyota na América Latina e Caribe.
Desde 2013, quando o Etios começou a ser exportado, a Toyota do Brasil comercializou mais de 180 mil unidades do compacto para os países da região.