segunda-feira, 24 junho , 2024
28 C
Recife

Renault Group firma parceria com Vulcan Energy para fornecimento de lítio descarbonizado na Europa

O Renault Group, grande player da indústria automotiva e pioneiro no mercado europeu de veículos elétricos, assinou um contrato de fornecimento com a Vulcan Energy, líder mundial no desenvolvimento da produção de lítio.

- Publicidade -

Com início das entregas previsto para 2026, este acordo se estenderá por um período inicial de cinco anos, podendo ser prorrogado de comum acordo.

Em linha com a ambição do Renault Group de comercializar carros produzidos na Europa e, após a criação do Renault ElectriCity, o polo de produção mais eficiente e competitivo para carros elétricos na Europa, o Grupo vai adquirir entre 6 e 17 mil toneladas métricas anuais de lítio produzido na Alemanha pela Vulcan Energy.

O Renault Group definiu o objetivo de atingir a neutralidade de carbono em suas operações mundiais em 2050 e continua acelerando sua estratégia em matéria de veículos elétricos para atingir o mix mais verde no mercado europeu em 2025, com mais de 65% de veículos elétricos e eletrificados no mix de vendas e até 90% de veículos totalmente elétricos em 2030.

A Vulcan Energy vai produzir lítio com qualidade para baterias a partir de energia renovável e salmoura geotérmica.

- Publicidade -

Estas instalações vão permitir reduzir a pegada de carbono e água do lítio durante a fase de produção, enquanto o Renault Group poderá evitar a emissão de 300 a 700 kg de CO2 por bateria de 50 kWh.

“É com grande orgulho que firmamos esta parceria com um produtor europeu de lítio descarbonizado como a Vulcan Energy. Nossa responsabilidade ambiental e social está no coração do plano estratégico Renaulution e esta política também deve se aplicar aos nossos fornecedores, para que possamos gerar valor real e comercializar os veículos mais sustentáveis do mercado”, explicou Gianluca De Ficchy, vice-presidente executivo da Aliança e diretor geral da Organização de Compras da Aliança (APO).

“Fazemos questão de trabalhar com empresas que compartilham da nossa filosofia em matéria de sustentabilidade. O Renault Group é pioneiro na área de veículos elétricos, com o lançamento bem-sucedido de modelos comercializados em massa e acessíveis. Talvez o mais importante seja o pilar número um da estratégia da Renault – ‘Neutralidade de Carbono – Verde como Negócio’, tendo assumido o compromisso de produzir baterias livres de carbono para se tornar carbono neutro. Estamos ansiosos para trabalhar em uma relação longa e produtiva com o Renault Group”, comentou Dr. Francis Wedin, diretor geral da Vulcan Energy.

Este termo de compromisso está sujeito à assinatura de um contrato definitivo com condições materialmente similares até 20 de novembro de 2021.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Powertrain do Futuro: Moldando a jornada para a mobilidade verde

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente