segunda-feira, 18 março , 2024
28 C
Recife

Primeiro carro totalmente elétrico da Volvo Cars desembarca no Brasil

Mecânica Online® conheceu de perto XC40 Recharge Pure Electric, modelo que já teve 450 unidades comercializadas na pré-venda

A Volvo Cars vem apostando na eletrificação da mobilidade e já avisou: só vai oferecer veículos elétricos ao mercado mundial a partir de 2030. Até 2025 metade da frota já será 100% elétrica. Recentemente a Volvo Cars registrou sua melhor participação na história das vendas, no mercado nacional, no primeiro semestre de 2021.

É um caminho sem volta, mesmo que você ainda fique com algumas dúvidas sobre essa participação em nosso mercado, soluções e custos, o veículo elétrico não é mais o futuro e sim, realidade.

Essa semana, com a participação de Henrique Pereira, o Mecânica Online®, atendendo convite da Volvo Cars, desembarcou no Rio Grande do Sul para conhecer de perto o primeiro carro totalmente elétrico da marca que já chega fazendo bastante sucesso, o XC40 Recharge Pure Electric.

A marca resolveu realizar uma pré-venda do estreante modelo elétrico para o mercado brasileiro. Apesar do preço de R$ 389.950, as primeiras 450 unidades oferecidas já foram comercializadas e ainda existe fila de espera. Quem desejar o novo modelo, a previsão de entrega juntamente com o carregador, é para o início do próximo ano.

E de boa, o preço está bastante competitivo quando comparamos o que temos na concorrência e o pacote de itens de série, pois o modelo não tem opcionais.

“O XC40 Recharge Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos veículos híbridos e agora a chegada no modelo elétrico nos coloca em um novo patamar. Esse veículo traz o que temos de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

A partir de agora você vai entender as razões desse sucesso que a Volvo Cars apresenta ao mercado brasileiro. Vamos iniciar pelo aspecto elétrico, que realmente é a maior novidade.

O XC40 Recharge Pure Electric é um veículo plug-in elétrico, o que isso significa? Que ele que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de um Wallbox (carregador elétrico de parede, que pode ser instalado em sua garagem).

São dois motores elétricos P8 – – “P” vem de “Pure” e “8”, dos quase 80 kWh da bateria (78 kWh), AWD (All Wheel Drive – possui motores nos dois eixos), que combinados geram impressionantes 413 cavalos (304 kW) de potência e 660 Nm (43,3 kgfm) de torque.

Característica dos veículos elétricos, basta acionar o pedal do acelerador que o veículo responde de imediato, sem depender das trocas de marcha para entregar máxima aceleração.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de 418 km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Quanto custa encher o tanque? Uma carga completa da bateria do XC40 elétrico dura cerca de 7 horas quando ligado no Wallbox e conforme seja a bandeira tarifária da energia elétrica, o custo deve variar entre R$ 60,00 e R$ 80,00 (cenário atual).

Qual é a diferença entre kW e kWh? – Vamos primeiro explicar o que cada letra representa:
k significa quilo. O que significa “mil” vezes (1.000).
W significa Watt. Que é uma medida de potência.
h significa hora. Que é, obviamente uma medida de tempo.

Assim kW significa Quilowatt que é 1000 Watts. Estamos falando de uma medida de potência.

Já a performance deste SUV totalmente elétrico pode ser comparada facilmente com a de um carro esportivo. Os equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180 km/h na velocidade.

DE 0-100 KM/H
XC40 elétrico precisa de apenas 4,9s
Ford Mustang Mach 1 precisa de 4,3s

Tecnologias e segurança – O Volvo XC40 Pure Electric tem avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego lateral (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O modelo também possui Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com auto direcionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.

Também pensando em segurança, o XC40 Pure Electric possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência.

Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

sem botão de partida, o carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

Google e Volvo em um inédito sistema de infoentretenimento – Além da eletrificação e sustentabilidade, esse SUV ainda faz história ao inaugurar o novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

“A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados. Isso traz muitas vantagens ao cliente, que terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia, especialmente tratando-se de um modelo elétrico”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Car Brasil.

Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada.

A vantagem é que todos os recursos têm reconhecimento de voz, sem a necessidade de apertar botões. Para trocar de música, acionar o ar condicionado ou definir um percurso no GPS, é só falar. 

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. São 30 aplicativos disponíveis na plataforma.

Visualmente, o SUV de luxo segue o estilo da versão R-Design, com rodas de 20 polegadas e teto solar elétrico panorâmico. Temos a inscrição “Recharge” nas colunas traseiras. Não há diferenças em dimensão mantendo o comprimento, largura e altura, respectivamente, 4,42 metros por 2,03 m e 1,64 m.

As novidades estão também no novo design. Com o inconfundível estilo escandinavo dos SUVs da marca, o XC40 Pure Electric traz ainda mais requinte e sofisticação em cada detalhe. No local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars e que remetem à originalidade do modelo. Além desse diferencial, a gama de versões também recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico.

Por dentro, o SUV impressiona ainda mais. O carro manteve o layout limpo destacando os belos detalhes que estão por todos os cantos. O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Na parte externa o destaque fica para a charmosa inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS.

A retirada do motor também proporcionou mais espaço para os que amam viajar, já que o carro ganha um porta-malas frontal de 31 litros sob o capô. Além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.

Quem comprar o SUV até dezembro ganha quatro anos de serviços online (o total de dados não é divulgado pela Volvo), como também o wallbox para recarga doméstica com a devida instalação, que separadamente tem o custo de R$ 8.950.

A marca oferece um pacote de serviços agregados com 3 anos de garantia (ou 100 mil km), e 8 anos para a bateria.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric
Motor – Dois elétricos, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro
Potência – 300 kW (408 cv)
Torque – 43,3 kgfm
Bateria – 78 kWh
Autonomia (WLTP) – 418 km
0 a 100 km/h – 4,9 segundos
Porta-malas – 413 litros (+ 31 litros sob o capô dianteiro)
Peso – 2.118 kg
Dimensões – Comprimento. 4,42 m; Largura. 2,03 m; Altura. 1,64 m; Entre-eixos. 2,70 m
Tração – AWD (integral)
Preço – R$ 389.950

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn