terça-feira, 22 outubro , 2024
28 C
Recife

Primeiro carro totalmente elétrico da Volvo Cars desembarca no Brasil

Mecânica Online® conheceu de perto XC40 Recharge Pure Electric, modelo que já teve 450 unidades comercializadas na pré-venda

A Volvo Cars vem apostando na eletrificação da mobilidade e já avisou: só vai oferecer veículos elétricos ao mercado mundial a partir de 2030. Até 2025 metade da frota já será 100% elétrica. Recentemente a Volvo Cars registrou sua melhor participação na história das vendas, no mercado nacional, no primeiro semestre de 2021.

É um caminho sem volta, mesmo que você ainda fique com algumas dúvidas sobre essa participação em nosso mercado, soluções e custos, o veículo elétrico não é mais o futuro e sim, realidade.

- Publicidade -

Essa semana, com a participação de Henrique Pereira, o Mecânica Online®, atendendo convite da Volvo Cars, desembarcou no Rio Grande do Sul para conhecer de perto o primeiro carro totalmente elétrico da marca que já chega fazendo bastante sucesso, o XC40 Recharge Pure Electric.

A marca resolveu realizar uma pré-venda do estreante modelo elétrico para o mercado brasileiro. Apesar do preço de R$ 389.950, as primeiras 450 unidades oferecidas já foram comercializadas e ainda existe fila de espera. Quem desejar o novo modelo, a previsão de entrega juntamente com o carregador, é para o início do próximo ano.

E de boa, o preço está bastante competitivo quando comparamos o que temos na concorrência e o pacote de itens de série, pois o modelo não tem opcionais.

- Publicidade -

“O XC40 Recharge Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos veículos híbridos e agora a chegada no modelo elétrico nos coloca em um novo patamar. Esse veículo traz o que temos de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. É um veículo robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil.

A partir de agora você vai entender as razões desse sucesso que a Volvo Cars apresenta ao mercado brasileiro. Vamos iniciar pelo aspecto elétrico, que realmente é a maior novidade.

O XC40 Recharge Pure Electric é um veículo plug-in elétrico, o que isso significa? Que ele que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de um Wallbox (carregador elétrico de parede, que pode ser instalado em sua garagem).

- Publicidade -

São dois motores elétricos P8 – – “P” vem de “Pure” e “8”, dos quase 80 kWh da bateria (78 kWh), AWD (All Wheel Drive – possui motores nos dois eixos), que combinados geram impressionantes 413 cavalos (304 kW) de potência e 660 Nm (43,3 kgfm) de torque.

Característica dos veículos elétricos, basta acionar o pedal do acelerador que o veículo responde de imediato, sem depender das trocas de marcha para entregar máxima aceleração.

Com a adição do powertrain de tração integral totalmente elétrico e a alta tecnologia da bateria de 78 kWh, o carro oferece um alcance de 418 km (WLTP – Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) com uma única carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos.

Quanto custa encher o tanque? Uma carga completa da bateria do XC40 elétrico dura cerca de 7 horas quando ligado no Wallbox e conforme seja a bandeira tarifária da energia elétrica, o custo deve variar entre R$ 60,00 e R$ 80,00 (cenário atual).

Qual é a diferença entre kW e kWh? – Vamos primeiro explicar o que cada letra representa:
k significa quilo. O que significa “mil” vezes (1.000).
W significa Watt. Que é uma medida de potência.
h significa hora. Que é, obviamente uma medida de tempo.

Assim kW significa Quilowatt que é 1000 Watts. Estamos falando de uma medida de potência.

Já a performance deste SUV totalmente elétrico pode ser comparada facilmente com a de um carro esportivo. Os equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, com limitador de 180 km/h na velocidade.

DE 0-100 KM/H
XC40 elétrico precisa de apenas 4,9s
Ford Mustang Mach 1 precisa de 4,3s

Tecnologias e segurança – O Volvo XC40 Pure Electric tem avançadas assistências à condução, como a câmera 360 graus que, junto ao Alerta de tráfego lateral (CTA), com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O modelo também possui Sistema de alerta de mudança de faixa (LKA) e Sistema de alerta de ponto cego (BLIS).

Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem muito mais práticas através de um único pedal. Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna ainda mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão. O veículo vem equipado com o Pilot Assist e Controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração e a frenagem auxiliando no deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias, além de controlar a distância do carro adiante.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com auto direcionais (ABL) com função antiofuscante (AHB) e farol de neblina em LED.

Também pensando em segurança, o XC40 Pure Electric possui a Care Key, que permite a regulagem do limite de velocidade através de uma programação com a chave principal e a Care Key. Assim, ao usá-la no carro, a máxima velocidade estabelecida fica demarcada e o veículo opera conforme programado.

Além disso, o sistema GAS integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência.

Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, verificar o nível da bateria, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

sem botão de partida, o carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição D. Para desligar, basta colocar em P e sair do veículo.

Google e Volvo em um inédito sistema de infoentretenimento – Além da eletrificação e sustentabilidade, esse SUV ainda faz história ao inaugurar o novo sistema de infoentretenimento com o inédito sistema operacional Google Automotive Services, que integra o carro aos mais avançados recursos do Google.

“A Volvo Car Group é a primeira empresa a se unir ao Google na integração de um sistema alimentado pelo Android com aplicativos e serviços do Google incorporados. Isso traz muitas vantagens ao cliente, que terá uma experiência nativa e muito mais prática para o dia a dia, especialmente tratando-se de um modelo elétrico”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Car Brasil.

Para dar aos clientes a mesma experiência que eles estão acostumados em seus telefones, mas adaptados para interação mãos livres enquanto dirigem, os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada.

A vantagem é que todos os recursos têm reconhecimento de voz, sem a necessidade de apertar botões. Para trocar de música, acionar o ar condicionado ou definir um percurso no GPS, é só falar. 

Com o Google Assistente, os motoristas podem usar a voz para fazer as coisas, mantendo o foco na estrada. O assistente pode controlar a temperatura, definir um destino, tocar música e podcasts, e enviar mensagens, tudo isso apenas por comando de voz, sem tirar as mãos no volante. São 30 aplicativos disponíveis na plataforma.

Visualmente, o SUV de luxo segue o estilo da versão R-Design, com rodas de 20 polegadas e teto solar elétrico panorâmico. Temos a inscrição “Recharge” nas colunas traseiras. Não há diferenças em dimensão mantendo o comprimento, largura e altura, respectivamente, 4,42 metros por 2,03 m e 1,64 m.

As novidades estão também no novo design. Com o inconfundível estilo escandinavo dos SUVs da marca, o XC40 Pure Electric traz ainda mais requinte e sofisticação em cada detalhe. No local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars e que remetem à originalidade do modelo. Além desse diferencial, a gama de versões também recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para o modelo elétrico.

Por dentro, o SUV impressiona ainda mais. O carro manteve o layout limpo destacando os belos detalhes que estão por todos os cantos. O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia perfeita com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável, mais uma das preocupações da marca com a sustentabilidade.

Na parte externa o destaque fica para a charmosa inscrição Recharge, nas colunas traseiras. As rodas de alumínio de 20 polegadas também agregam ao visual do carro, além de trazer o sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o TPMS.

A retirada do motor também proporcionou mais espaço para os que amam viajar, já que o carro ganha um porta-malas frontal de 31 litros sob o capô. Além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

No interior, soluções de armazenamento inteligentes para garrafas de água, smartphones, portáteis, comidas e muito mais, bem como um compartimento frontal com o carregamento por indução para celulares.

Quem comprar o SUV até dezembro ganha quatro anos de serviços online (o total de dados não é divulgado pela Volvo), como também o wallbox para recarga doméstica com a devida instalação, que separadamente tem o custo de R$ 8.950.

A marca oferece um pacote de serviços agregados com 3 anos de garantia (ou 100 mil km), e 8 anos para a bateria.

Volvo XC40 Recharge Pure Electric
Motor – Dois elétricos, um no eixo dianteiro e um no eixo traseiro
Potência – 300 kW (408 cv)
Torque – 43,3 kgfm
Bateria – 78 kWh
Autonomia (WLTP) – 418 km
0 a 100 km/h – 4,9 segundos
Porta-malas – 413 litros (+ 31 litros sob o capô dianteiro)
Peso – 2.118 kg
Dimensões – Comprimento. 4,42 m; Largura. 2,03 m; Altura. 1,64 m; Entre-eixos. 2,70 m
Tração – AWD (integral)
Preço – R$ 389.950

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Serviço Premiado Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn