sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

DAF XF, XG e XG⁺ ganham prêmio ‘International Truck of The Year 2022’

A nova geração de caminhões da DAF para transporte de longa distância foi eleita “Caminhão Internacional do Ano 2022” (do original ‘International Truck of The Year 2022’). “XF, XG e XG⁺ estabelecem uma nova referência da indústria em eficiência, segurança e conforto do motorista”, declarou o júri após uma extensa série de testes.

- Publicidade -

O prestigioso prêmio foi entregue na exposição de caminhões e transportes da Solutrans, em Lyon, França. A DAF também foi homenageada com o ‘2022 Truck Innovation Award’ por seu XF Innovation Truck com um motor a combustão de hidrogênio.

O presidente da DAF Trucks, Harry Wolters, recebeu o prêmio de Gianenrico Griffini, presidente do júri do International Truck of the Year.

- Publicidade -

Com base nas regras da premiação Truck of The Year, o prêmio anual foi concedido ao caminhão que foi introduzido no ano passado e deu a contribuição mais significativa para a eficiência do transporte rodoviário. Esse julgamento depende de uma ampla gama de critérios, incluindo inovação tecnológica, conforto, segurança, dirigibilidade, economia de combustível, “pegada” ambiental e Custo Total de Propriedade.

Primeiro da Indústria – “A DAF é o primeiro fabricante de caminhões a introduzir uma geração completamente nova de caminhões, que foi desenvolvida com as novas regulamentações europeias tendo massas e dimensões de caminhões em mente”, disse Gianenrico Griffini, presidente do júri do ‘Caminhão Internacional do Ano’.

“O resultado é uma série de caminhões, líderes de sua classe, altamente atraentes e muito aerodinâmicos que apresentam eficiência, segurança e conforto para o motorista.

- Publicidade -

Os novos XF, XG e XG⁺ oferecem excelente visibilidade direta proporcionada por um para-brisas grande e curvo, janelas laterais com linhas de cintura baixas e a janela com vista para a calçada.

Essas características – juntamente com o sistema de visão digital que substitui os tradicionais espelhos de visão lateral e a nova câmera de visão de canto – oferecem uma visão geral, protegendo os usuários vulneráveis da estrada”.

Um verdadeiro esforço de equipe – O prestigioso prêmio ‘International Truck of the Year 2022’ (Caminhão Internacional do Ano 2022) foi concedido a Harry Wolters, presidente da DAF Trucks, que dedicou o reconhecimento a todos os mais de 12.000 funcionários da DAF em todo o mundo.

“Essa conquista ímpar é um verdadeiro esforço de equipe! A Nova Geração XF, XG e XG⁺ representa o maior projeto de inovação em mais de 90 anos de história de nossa empresa. É o resultado de ouvir atentamente nossos clientes e seus motoristas, ter uma visão clara sobre o futuro das soluções de transporte duráveis e sustentáveis e sempre ir além para entregar as melhores soluções de transporte possíveis. Na verdade, somos o primeiro fabricante de caminhões que utiliza totalmente as novas regulamentações europeias em relação às massas e dimensões de caminhões para oferecer benefícios exclusivos aos nossos clientes. É bom ser o primeiro – é ainda melhor ser o único.”

Resumindo a votação do júri, Gianenrico Griffini, presidente do júri da IToY, comentou: “Com a introdução de sua nova geração de caminhões, a DAF entregou uma linha de veículos pesados de alta tecnologia que estabelece uma nova referência no setor. Além disso, ela é voltada para o futuro, pois também representa uma plataforma completa e muito eficiente em termos energéticos para as novas gerações de portadores de energia alternativa e linhas de transmissão”.

Prêmio Inovação em Caminhões 2022 – Um ótimo exemplo é o novo XF com tecnologia de motor de combustão interna a hidrogênio que a DAF está desenvolvendo e que impressionou o júri do Caminhão Internacional do Ano durante uma demonstração em outubro. Como resultado, o Caminhão Inovador DAF XF H2 foi homenageado com o Prêmio Inovação em Caminhões 2022′.

“Esse prêmio específico ressalta nossa filosofia de que precisamos explorar o conjunto completo de tecnologias rumo à descarbonização do transporte e da mobilidade na próxima década”, comentou Ron Borsboom, diretor executivo de desenvolvimento de produtos da DAF.

“A tecnologia do hidrogênio pode se tornar uma opção muito interessante para o futuro, ao lado das soluções elétricas a bateria que já oferecemos hoje, e dos caminhões híbridos que estão em desenvolvimento”. Ser homenageado com o ‘Truck Innovation Award 2022’ também demonstra que ainda há um futuro promissor para o motor de combustão interna (ICE) para o qual novas gerações de combustíveis neutros em carbono estão no horizonte. É importante entender que o fim do uso de combustíveis fósseis não deverá de forma alguma resultar automaticamente em uma proibição dos motores de combustão interna, especialmente no segmento de transporte pesado de longa distância”.

Ron Borsboom acrescentou: “H2-ICE significa que em muitas áreas poderá ser feita a utilização de uma rede de distribuição de postos de combustível já existente. E vamos agregar mais valor no fato de que nós, na Europa, temos um amplo conhecimento e uma pegada de fabricação nessa tecnologia”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança