Mercedes-Benz

Clarios desenvolve a primeira bateria brasileira com tecnologia EFB geração 2

Tecnologia inédita atende requisitos de redução de emissões estabelecidos pelo Programa Rota 2030

Para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras, a Clarios, fabricante das baterias Heliar, desenvolveu a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas), inédita no país.

A EFB Geração 2 é uma evolução da tecnologia aplicada às baterias. As principais diferenças estão nas características construtivas.

Enquanto a EFB Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades (a positiva e a negativa) são mais espessas e ambas estampadas por meio da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios.

Outro avanço da EFB Geração 2 é a maior robustez do material ativo, em razão do acréscimo de aditivos especiais otimizados.

Soma-se a isso, a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. Todos esses atributos implicam em maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e, por consequência, maior durabilidade da bateria, sendo muito benéficos para veículos que necessitam trabalhar continuamente e se submetem a temperaturas mais altas.

Dentre as vantagens do novo modelo construtivo estão: maior estabilidade dimensional, ou seja, menor risco de curto-circuito ou perfuração devido à não existência de arames expostos, maior leveza em termos de peso e melhor eficiência energética.

O gerente de engenharia da Clarios, Wanderson Violardi, salienta que esta é primeira vez que os novos requerimentos para produção de bateria são aplicados no Brasil.

“Os novos motores automotivos precisam estar de acordo com as determinações do Rota 2030 e necessitam de baterias mais avançadas para se adaptar aos requisitos de redução de emissão de gases”, explica o engenheiro.

Violardi esclarece ainda que o lançamento da EFB Geração 2 não tirará de linha a EFB Geração 1 e que ambos os produtos serão fabricados. Segundo ele, o que determinará se a bateria EFB é de geração 1 ou 2 são os requisitos do veículo.

A nova bateria EFB Geração 2 desenvolvida pela Clarios Brasil foi submetida a testes em laboratórios de montadoras localizadas na Alemanha e na Espanha, sendo aprovada na primeira rodada de testes em todos os requisitos.

Por enquanto, a nova bateria não está disponível no aftermarket sendo restrita ao segmento OE (Original Equipment). Os primeiros veículos equipados com a nova bateria chegam ao mercado em 2022.

A Clarios foi a primeira empresa do País a desenvolver, a produzir e a fornecer baterias EFB para montadoras e sai na frente, mais uma vez, agora com as baterias de EFB Geração 2.

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação