quarta-feira, 22 maio , 2024
28 C
Recife

Clarios desenvolve a primeira bateria brasileira com tecnologia EFB geração 2

Tecnologia inédita atende requisitos de redução de emissões estabelecidos pelo Programa Rota 2030

Para atender aos requisitos de eficiência energética e emissões impostos pelo Programa Rota 2030 às montadoras, a Clarios, fabricante das baterias Heliar, desenvolveu a bateria EFB Geração 2 (Enhanced Flooded Battery, em português Baterias Convencionais Melhoradas), inédita no país.

- Publicidade -

A EFB Geração 2 é uma evolução da tecnologia aplicada às baterias. As principais diferenças estão nas características construtivas.

Enquanto a EFB Geração 1 é construída com uma grade estampada e uma grade expandida, na EFB Geração 2, as duas grades (a positiva e a negativa) são mais espessas e ambas estampadas por meio da tecnologia PowerFrame, patenteada pela Clarios.

Outro avanço da EFB Geração 2 é a maior robustez do material ativo, em razão do acréscimo de aditivos especiais otimizados.

Soma-se a isso, a aplicação de lã de vidro com alta durabilidade. Todos esses atributos implicam em maior número de ciclos de carga e descarga, maior velocidade de recarga, alta resistência à corrosão e, por consequência, maior durabilidade da bateria, sendo muito benéficos para veículos que necessitam trabalhar continuamente e se submetem a temperaturas mais altas.

- Publicidade -

Dentre as vantagens do novo modelo construtivo estão: maior estabilidade dimensional, ou seja, menor risco de curto-circuito ou perfuração devido à não existência de arames expostos, maior leveza em termos de peso e melhor eficiência energética.

O gerente de engenharia da Clarios, Wanderson Violardi, salienta que esta é primeira vez que os novos requerimentos para produção de bateria são aplicados no Brasil.

“Os novos motores automotivos precisam estar de acordo com as determinações do Rota 2030 e necessitam de baterias mais avançadas para se adaptar aos requisitos de redução de emissão de gases”, explica o engenheiro.

Violardi esclarece ainda que o lançamento da EFB Geração 2 não tirará de linha a EFB Geração 1 e que ambos os produtos serão fabricados. Segundo ele, o que determinará se a bateria EFB é de geração 1 ou 2 são os requisitos do veículo.

A nova bateria EFB Geração 2 desenvolvida pela Clarios Brasil foi submetida a testes em laboratórios de montadoras localizadas na Alemanha e na Espanha, sendo aprovada na primeira rodada de testes em todos os requisitos.

- Publicidade -

Por enquanto, a nova bateria não está disponível no aftermarket sendo restrita ao segmento OE (Original Equipment). Os primeiros veículos equipados com a nova bateria chegam ao mercado em 2022.

A Clarios foi a primeira empresa do País a desenvolver, a produzir e a fornecer baterias EFB para montadoras e sai na frente, mais uma vez, agora com as baterias de EFB Geração 2.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais