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Baterias Blade redefine padrões de segurança para veículos elétricos

A BYD, uma das maiores fabricantes de veículos elétricos do mundo, está comprometida os consumidores. Um dos exemplos nesse sentido é o desenvolvimento e aplicação em todos os veículos da inovadora bateria Blade. O produto de altíssima tecnologia já integra toda a gama de produtos da marca e redefiniu os padrões de segurança da indústria de modelos eletrificados.

No Brasil, por exemplo, o primeiro SUV de sete lugares 100% elétrico lançado pela empresa, o BYD TAN EV, começa a ser vendido ainda neste primeiro trimestre e já chega com essa inovadora tecnologia.

Um dos principais benefícios que a nova bateria agregou é que o recente lançamento da empresa, o SUV BYD TAN EV pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em corrente contínua de 110 kW.

Os futuros lançamentos no mercado nacional, como o sedan premium BYD HAN EV, programado para ser lançado ainda neste ano, também contarão com a novidade tecnológica.

Rigorosos testes – A bateria BYD Blade foi projetada para resolver os problemas de segurança que persistiam no componente, uma vez que organiza células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP).

Seu desenvolvimento passou por trabalhos e avaliações exaustivas, que incluiu testes de pregos e fornalhas. A ótima notícia é que nenhum resultou em incêndio ou qualquer tipo de resposta explosiva. Na verdade, a bateria da BYD atingiu uma temperatura incrivelmente baixa de 60º C após as avaliações.

Composta por células de lítio-ferro-fosfato (LFP), a bateria Blade BYD superou todas as expectativas no chamado teste “Everest” da indústria de baterias – com perfuração de pregos. Os resultados mostraram que é muito pouco provável – ou praticamente impossível – essa bateria entrar, de forma espontânea, em combustão ou provocar uma explosão.

Além disso, suportou um super teste de resistência, quando um caminhão de 46 toneladas passou sobre um pacote de baterias Blade alinhadas. Não houve vazamento, deformação ou fumaça, e os produtos ficaram intactos e pronto para serem usados normalmente.

A bateria Blade também passou em outras condições extremas de teste, como ser triturada, dobrada, ser aquecida em um forno a 300 ° C e sobrecarregada em 260. Nenhum deles resultou em incêndio ou explosão. Assim, a bateria atende todas as expectativas dos usuários sobre a segurança em veículos elétricos.

Isso só possível graças à alta tecnologia presente. As baterias Blade são mais finas e utilizam células de energia de 800 ampères. Acima de tudo, foram projetadas para resolver os problemas de segurança. Para isso, organizam-se em células singulares em uma matriz e, em seguida, insere-as em um pacote de bateria, criando um espaço altamente eficiente em comparação com outras baterias de lítio-ferro-fostato (LFP).

Produção nacional – Aliás, existe a expectativa de que a bateria Blade comece a ser produzida na fábrica de Manaus ainda este ano.

No local, já são produzidas as baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), responsáveis por abastecer a linha de produção de ônibus elétricos na planta de Campinas, São Paulo. A unidade tem capacidade para produzir de mais de mil baterias por ano, e ocupa em uma área de 5 mil metros quadrados.

“Poderemos expandir ainda mais no futuro, criando novas linhas de produção em Manaus (AM) para atender, inclusive, a outras montadoras. A produção de uma bateria totalmente segura no Brasil se torna um passo fundamental e ainda mais decisivo na consolidação dos veículos elétricos em nosso mercado”, destaca Adalberto Maluf, diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD Brasil.

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