segunda-feira, 15 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ABLA comemora 45 anos em defesa de um mercado competitivo e demandas das locadoras

Nesta quarta-feira, dia 30 de março, a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) completa 45 anos de atividade. Ao longo dessas quatro décadas e meia, a entidade se fortaleceu e se consolidou como representante de um segmento que se expande ano após ano, com geração crescente de empregos e divisas para o Brasil.

De acordo com dados do recém-lançado Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, produzido pela ABLA, a atividade de aluguel de veículos, que tem no Brasil 13.903 locadoras ativas, deu um salto de 33,5% no ano passado, atingindo o faturamento bruto anual recorde de R$ 23,5 bilhões. Foram registrados 50,1 milhões de usuários de aluguel de carros, ante 44,6 milhões em 2020 — crescimento de 12,3%.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A defesa de um mercado competitivo e sintonizado com as modernas práticas de gestão e tecnologia são bandeiras da ABLA. Outra frente a que a associação se dedica é a disseminação da cultura da locação de veículos, uma tendência que está sendo cada vez mais incorporada aos hábitos e ao comportamento do brasileiro.

“Ao longo desses 45 anos, temos na entidade uma história e tradição marcadas pelo entendimento e compreensão das demandas das locadoras. Somado a isso, é hora de valorizarmos ainda mais o padrão único de atuação nacional. E assim fortalecermos e disseminarmos a mudança cultural da posse para o uso, em todo o mercado potencial, sempre em conjunto com a Federação Nacional e com os Sindicatos Estaduais das locadoras”, comenta o Presidente do Conselho da ABLA, Marco Aurélio Nazaré.

Hoje, a locação de veículos está envolvida com algumas das principais discussões que afetam a sociedade brasileira — como a mobilidade urbana, a acessibilidade, as medidas sanitárias de controle da pandemia, a eletrificação do transporte, a defesa do meio ambiente, a segurança no trânsito e a excessiva tributação –, tendo a ABLA como interlocutora do setor também nessas questões.

- Publicidade -

Em sua atuação, visando o fortalecimento do mercado e de seus associados — locadoras de todos os portes, espalhadas por todo o País, com um enorme grau de capilaridade no território nacional –, a ABLA participa de vários fóruns empresariais relevantes, no Brasil e no exterior, estreitando parcerias com entidades que são referência em segmentos relacionados à locação.

De olho no futuro – “Com investimentos em tecnologia para gerar valor, vamos continuar focados”, garante o dirigente da ABLA. Nos últimos anos, a entidade tem experimentado um contínuo processo de modernização, com vistas a melhorias em sua gestão e na ampliação de sua representatividade, em benefício do associado.

A pandemia trouxe novos desafios, contudo, atenta às necessidades das empresas que atuam no setor, a ABLA soube responder às demandas de um novo cenário. Articulando mecanismos que permitissem à atividade de locação permanecer sólida, mesmo diante de uma realidade atípica.

- Publicidade - Ofertas FIAT

“É claro que restam desafios para alavancar melhorias para as empresas de aluguel de veículos. O cenário atual, em que as locadoras enfrentam altas taxas de juros, além da limitação de produção e dos aumentos de preços dos carros, são algumas das realidades desafiadoras. Porém, nós permanecemos confiantes”, afirma Marco Aurélio Nazaré.

De acordo com o presidente da ABLA, “já temos um planejamento estratégico renovado, com visão dos próximos anos e preparado com muita atenção e cuidado. Revisamos projetos e metas. O momento é o de seguir com firmeza na construção dos relacionamentos saudáveis, sustentáveis e de longo prazo que, desde 1977, têm marcado a trajetória da entidade”, finaliza.

Balanço do setor em 2021 – A expansão também ocorreu em relação à frota total de automóveis e comerciais leves das locadoras. Apesar do cenário desfavorável à produção automotiva, o setor terminou 2021 com 1.136.517 veículos na frota, 12,8% a mais que em 2020. Sendo que, dessa frota total, aproximadamente meio milhão já é voltada para o turismo, seja para viagens de negócios, seja para o turismo de lazer.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil