sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Nissan revela sua futura arquitetura para veículos elétricos

A Nissan revelou detalhes da plataforma CMF-EV, uma arquitetura dedicada para veículos elétricos que será lançada no Nissan Ariya coupé-crossover totalmente elétrico. A plataforma será a base para 15 modelos elétricos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi até 2030.

- Publicidade -

A Nissan analisa em profundidade a sua mais recente arquitetura de veículo elétrico, a plataforma CMF-EV, esclarecendo as complexidades subjacentes aos seus futuros modelos elétricos.

Carinhosamente conhecido como um ‘tapete voador mágico’ dentro da Nissan, a plataforma CMF-EV oferece amplas oportunidades criativas para os designers redefinirem as experiências do motorista e do passageiro.

- Publicidade -

Projetado para formar a base de uma ampla gama de veículos elétricos empolgantes, o CMF-EV deve ser um componente crítico da Nissan Ambition 2030, a visão de longo prazo da marca para capacitar a mobilidade e a sociedade em geral com o poder da eletrificação.

O CMF-EV também traz mais oportunidades de colaboração. A plataforma aproveita as sinergias dentro da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, maximizando a eficiência de fabricação para alcançar o roteiro comum da Aliança 2030 dos parceiros – agregando valor ideal aos clientes que se dirigem para um futuro eletrificado empolgante.

Conforme anunciado recentemente pelos parceiros da Alliance, a plataforma servirá de base para 15 modelos elétricos até 2030.

- Publicidade -

“A plataforma CMF-EV é uma maravilha da engenharia criativa; desde o fornecimento de espaço excepcional no estilo de sala de estar – comprimento da cabine maior ao comprimento do veículo – para acomodar nossa tecnologia de transmissão e-4ORCE de última geração, sua versatilidade nos dá a capacidade de ultrapassar os limites das capacidades de engenharia e design”, disse Pierre Loing, vice-presidente de planejamento de produtos da Nissan Motor Co. Ltd.

A plataforma dedicada a EV desempenhará um papel fundamental para ajudar a Nissan a trazer uma linha emocionante de crossovers eletrificados para a Europa, em linha com a introdução de novos padrões de emissões, com a Ariya liderando o caminho para um futuro eletrificado.

No centro da oferta de produtos da Nissan estará um novo crossover totalmente elétrico. Apoiado na arquitetura CMF-EV, o modelo será produzido como parte da iniciativa EV36Zero da Nissan – o primeiro ecossistema de fabricação de EV do mundo centrado na fábrica de classe mundial da Nissan em Sunderland, no Reino Unido.

“O CMF-EV é definido pela inovação tecnológica e pelo potencial de sua modularidade, abrindo caminho para a próxima geração emocionante de veículos elétricos da Nissan e de nossos parceiros da Aliança”, acrescentou Pierre Loing.

Projetando um lounge para a estrada – Lançando as bases para o conceito de piso aberto, os engenheiros da Nissan deram à plataforma CMF-EV uma plataforma de construção plana. Espaços reservados para motores elétricos foram plotados diretamente adjacentes aos eixos dianteiro e traseiro, enquanto os conjuntos de baterias foram projetados para serem o mais finos possível, formando um sistema de suporte estrutural para a plataforma.

A arquitetura inovadora forneceu aos designers uma tela em branco, dando-lhes a oportunidade de explorar o conceito Ma – uma filosofia de design da Nissan focada em dominar o potencial do espaço vazio.

Com o conceito da arquitetura estabelecido, o Ariya servirá como a primeira demonstração dos benefícios da plataforma CMF-EV. Por exemplo, colocar a unidade de ar condicionado mais à frente e otimizar as posições dos bancos dianteiros e traseiros na ausência de um túnel de transmissão permitiu que os designers da Nissan usassem todo o espaço disponível.

A cabine do Ariya tem uma profunda sensação de espaço com mais espaço para as pernas – resultando em uma experiência de lounge. O espaço da cabine pode ser personalizado ainda mais graças ao console central móvel.

“A Nissan entrou em um novo capítulo emocionante em sua história de eletrificação com Ariya. Este veículo de referência ofereceu uma oportunidade única para nossas equipes globais mostrarem tudo o que aprendemos sobre mobilidade elétrica na última década e desafiar as expectativas. É esse ethos que a plataforma CMF-EV representa”, disse David Moss, vice-presidente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento Regional do Nissan Technical Center Europe.

Potência e controle – A plataforma inovadora também recompensa os motoristas. Oferecendo aos clientes a flexibilidade de escolher o pacote certo para suas necessidades, a plataforma CMF-EV pode acomodar várias especificações de unidades de potência e transmissões – incluindo uma oferta de motor único e configuração e-4ORCE de motor duplo.

O e-4ORCE é a tecnologia de controle de todas as rodas mais avançada da Nissan. Por meio de uma série de entradas precisas do motor e da frenagem, o sistema inovador atinge o equilíbrio perfeito entre desempenho poderoso e controle sem precedentes – oferecendo maior confiança ao motorista em uma variedade de superfícies de estrada.

Ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de condução dinâmica mas segura ao volante, o e-4ORCE também minimiza cuidadosamente a inclinação do veículo durante a travagem, otimizando o equilíbrio dos travões entre a dianteira e a traseira para proporcionar uma condução estável e suave para o condutor e passageiros.

O Nissan Ariya já está disponível para pré-encomenda no Reino Unido, Noruega e Holanda, com a abertura do processo em outros mercados europeus em breve. Ariya chegará aos países europeus no verão de 2022.

O Ariya é apenas um dos modelos empolgantes que chegam às estradas europeias neste verão, com mais a seguir, à medida que a Nissan se prepara para reforçar sua ofensiva de produtos eletrificados – mais informações sobre a linha abrangente em breve.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança