terça-feira, 19 março , 2024
28 C
Recife

Valeo assina contrato com o grupo BMW para fornecimento de sistema ADAS

A Valeo firmou acordo de cooperação com o Grupo BMW para o fornecimento de controlador de domínio ADAS, sensores e software de estacionamento e manobra para a próxima geração da plataforma “Neue Klasse”* da BMW, com lançamento previsto para 2025.

A Valeo vai desenvolver e produzir o controlador de domínio capaz de gerenciar todos os fluxos de dados de todos os sensores ADAS nos veículos do Grupo BMW, com base na plataforma “Neue Klasse”.

Todas as funções de assistência à condução serão hospedadas e processadas pelo controlador de domínio Valeo ADAS, que será alimentado por SoCs** Qualcomm Snapdragon.

O controlador de domínio ADAS hospedará a plataforma de software da Valeo para manobras de baixa velocidade, bem como recursos de software da BMW e da Qualcomm para automação de direção.

Equipado com alguns dos mais poderosos processadores automotivos do mercado, o sistema desenvolvido pela Valeo, BMW Group e Qualcomm é capaz de obter mapeamento e compreensão em tempo real do entorno do carro, bem como do interior do veículo. Novos recursos e atualizações serão adicionados ao longo do ciclo de vida do carro.

“Essa colaboração entre o Grupo BMW e a Valeo é baseada nos produtos de sucesso que desenvolvemos juntos nas últimas décadas. Já se passaram mais de 30 anos desde que lançamos o BMW Park Distance Control como uma novidade mundial, e cerca de 15 anos desde que o Grupo BMW começou a oferecer a seus clientes visualização multicâmera. Hoje, o novo BMW Série 7 define os padrões para sistemas de assistência ao motorista de última geração. Estamos ansiosos para moldar o futuro junto com a Valeo por meio desta estreita colaboração em nossa próxima geração para soluções de manobra e estacionamento”, comentou Nicolai Martin, VP sênior de Experiência de Condução do Grupo BMW.

Marc Vrecko, Presidente do Grupo de Negócios de Sistemas de Conforto e Assistência à Condução da Valeo reforçou a importância da parceria.

“Estamos entusiasmados e orgulhosos por embarcar nesta jornada com nossos parceiros de longa data da BMW. Além das oportunidades resultantes de nosso conjunto de software integrado, o próprio controlador de domínio é um marco importante em nossa estratégia para uma mobilidade mais segura e inteligente. O BMW “Neue Klasse” também apresentará a próxima geração de sensores ultrassônicos da Valeo, o conjunto completo de câmeras de visão surround, bem como uma nova câmera interna multifuncional que contribuirá para melhorar a segurança e criar um novo nível de experiência do usuário”.

O contrato entre a BMW e a Valeo mostra a profunda transformação que está ocorrendo na indústria automotiva.

Os Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) estão aumentando em volume e permitem que o automóvel perceba o seu entorno com uma precisão cada vez maior.

O software é cada vez mais essencial para gerenciar o próprio carro, bem como sua gama de sensores.

Como resultado, processadores poderosos, como o controlador de domínio ADAS, são fundamentais para processar a grande quantidade de dados coletados e executar instruções.

  • “Neue Klasse”: a plataforma modular de última geração para veículos elétricos da BMW.

** SoC: sistema em um chip.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn