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Chassis de ônibus elétricos BYD, fabricados em São Paulo, são destaques na Lat.Bus

No estande da empresa, os visitantes podem ver os modelos de chassis BYD D9A e D11B, fabricados em Campinas (SP)

A BYD marca presença na 35ª edição da Lat.Bus Transpúblico – Feira Latino Americana do Transporte, que acontece entre hoje e o dia 11 de agosto, no São Paulo Expo. No stand da BYD, os visitantes podem ver os modelos de chassis de ônibus elétricos BYD D9A e D11B, fabricados em Campinas.

O BYD D11B é um chassi desenvolvido para aplicação urbana e carrocerias com 22 metros de comprimento com piso baixo. Ele tem capacidade para transportar em torno de 170 passageiros, sendo movido totalmente a bateria de fosfato ferro lítio e emissão zero de poluentes.

Esse modelo de ônibus já opera em São José dos Campos, cidade que já tem em circulação 12 ônibus articulados elétricos da BYD. Os ônibus articulados elétricos da BYD têm alta tecnologia embarcada, com sensores.

As portas pantográficas seguem rigorosos padrões de segurança e possuem sistema que evitam que se fechem quando é identificado qualquer movimento próximo. A BYD vai expor na Lat.Bus Transpúblico – Feira Latinoamericana o ônibus elétrico de 22 metros de comprimento, carroceria Attivi em parceria com a Marcopolo.

Já o BYD D9A, também desenvolvido para aplicação urbana, foi desenvolvido para carrocerias com até 13 metros de comprimento, modelo piso alto.

Os modelos têm estrutura constituída por materiais de alta resistência à torção e à flexão. Os freios a disco com ABS e sistema regenerativo proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A suspensão pneumática integral oferece conforto aos passageiros e motoristas. Outro diferencial é a coluna de direção regulável, que melhora a ergonomia ao permitir a regulagem de acordo com as características de cada motorista.

Será lançado em parceria com a Caio, na Lat.Bus Transpúblico 2022, o modelo eMillennium sobre o chassi BYD D9W Elétrico. O e-Millennium é sustentável e moderno, garantindo alta tecnologia e modernidade. O novo ônibus é totalmente desenvolvido segundo os padrões da SPTrans, gerenciadora do transporte coletivo na cidade de São Paulo. O modelo padron tem 13 metros e capacidade para 80 passageiros.

Hoje a BYD tem homologado junto à SpTrans 3 modelos de ônibus: básico (até 12 metros), padron (13 metros) e articulado (22 metros).

Os ônibus elétricos possuem autonomia para circular 250 quilômetros, segundo as normas do teste SORT I, o que permite que eles rodem o dia inteiro, retornando para a garagem à noite, onde são recarregados. A recarga total (0% a 100%) se dá num período de três a quatro horas. Os veículos são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Além disso, cada ônibus 100% elétrico BYD evita, em média, a emissão de 125 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 897 árvores.

“A BYD é pioneira no Brasil na entrega de ônibus elétricos, com grande expertise na eletromobilidade, garantindo ônibus elétricos seguros, sustentáveis e confortáveis. Os benefícios da energia limpa se refletem em uma maior qualidade de vida para a população e custos mais baixos para o setor público.”, afirma Marcello Von Schneider, Diretor Institucional e Head da divisão de ônibus da BYD Brasil.

A BYD tem como grande diferencial o fato de ser produtora de todos os componentes dos seus ônibus elétricos, como bateria, motor de força, os inversores, os itens de alta tensão, o que garante a disponibilidade de peças para o mercado.

“Isso garante à BYD uma confiança maior por sermos o único fornecedor no mercado que dá garantia de todos esses itens. Não há problemas com falta de materiais e por isso oferecemos maior segurança para a montagem dos ônibus. A bateria da BYD é considerada a mais segura do mundo. Recentemente, a montadora Tesla procurou a BYD para ser fornecedora de baterias para seus veículos”, afirma Schneider.

Globalmente, a BYD é líder de vendas de ônibus elétricos e já entregou mais de 70 mil unidades pelo mundo. Juntos, os ônibus elétricos da BYD rodaram 5,5 bilhões de quilômetros em todo o mundo, deixando de emitir 3,8 milhões de toneladas de CO2. No Brasil, a BYD já tem ônibus circulando em todas as regiões do país, desde 2015. São mais de cem unidades, entre ônibus urbanos e rodoviários, que já percorreram aproximadamente 8 milhões de quilômetros.

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