domingo, 5 maio , 2024
28 C
Recife

Você sabia que fitas adesivas podem ser utilizadas no processo de montagem de um carro?

tesa

Ao olhar por fora é até difícil imaginar que um carro possa ter fitas adesivas em sua estrutura. Mas, sim, esse tipo de material está conquistando o setor automobilístico e sendo cada vez mais utilizado na produção de diferentes modelos de carros no mercado.

- Publicidade -

Além de facilitar e reduzir etapas do processo de montagem, essa inovação também aumenta consideravelmente a produtividade do setor.

A tecnologia adesiva utilizada no setor de pintura e montagem de carros, por exemplo, contribui para facilitar a vedação de furos na carroceria do veículo, tornando o trabalho mais ergonômico e ainda aumenta a durabilidade do automóvel.

“Os furos na carroceria de um veículo podem ser vedados ou fechados com as fitas, em um processo automático, rápido e confiável, não sendo necessário o uso de plugs ou tampões de borracha para vedar os furos. As fitas fornecem uma solução durável que também pode suportar as tensões causadas pelo movimento do automóvel e durar mais do que a vida útil do veículo”, explica Alexandre Molina, Head de Marketing e Vendas de Automotivo da tesa®.

Esse sistema de uso de fitas oferece ainda mais vantagens adicionais aos carros.

- Publicidade -

Além de facilitar a vedação de orifícios na carroceria, eliminando erros durante a vedação, as fitas também reduzem a complexidade do trabalho, pois todos os quatro tipos de furos existentes nos automóveis, com diâmetros de até 20 milímetros, podem ser cobertos com um tamanho padrão de adesivo com diâmetro de 33 milímetros.

“Com uma espessura de apenas um milímetro, os adesivos quase não se projetam, enquanto os plugs, por exemplo, se estendem até seis milímetros para fora do corpo. Além disso, o uso de fita não requer nenhum tipo de acabamento após a aplicação”, destaca Molina.

Assim como muitas das soluções adesivas voltadas para a indústria, a fita usada para vedação de veículos traz consigo um recurso de solução importante para o mercado automobilístico: a automação do processo.

“Os Hole Coverings também podem ser aplicados em grandes quantidades e em alta velocidade com precisão absoluta, usando um robô — o que antes era feito de forma manual por funcionários das fábricas. Essa etapa do processo faz com que o trabalho leve apenas três minutos, enquanto antigamente o mesmo processo levava cerca de sete minutos para ser realizado”, conclui o Head.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais