quinta-feira, 30 maio , 2024
28 C
Recife

Honda Automóveis celebra 30 anos de presença no Brasil

Em três décadas, empresa lançou reconhecidos e aclamados modelos no mercado nacional;

A Honda Automóveis do Brasil está completando 30 anos de presença no mercado nacional. Destes, 25 anos com produção local.

- Publicidade -

As últimas três décadas foram dedicadas a entregar produtos e serviços de excelência, que renderam à marca inúmeros prêmios e reconhecimentos do setor.

A Honda Automóveis iniciou a sua trajetória no país com a importação do modelo Accord, em 1992.

Com o sucesso do modelo e da consolidação da marca localmente – que já fabricava motocicletas em solo nacional desde 1976 – a empresa partiu para uma nova empreitada: em 06 de outubro de 1997, deu início à fabricação local de automóveis, com 20 unidades do Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.

O local escolhido para a produção de seus automóveis foi a cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, em um terreno de 1,7 milhão m².

- Publicidade -

Primeira fabricante de automóveis a se instalar na região de Sumaré-SP, a Honda Automóveis do Brasil (HAB) liderou o processo de estruturação de uma rede de fornecedores, a princípio, com 33 empresas, algumas das quais, iniciaram suas atividades no Brasil para atender exclusivamente a fabricante japonesa e, assim, também compartilham as comemorações de 25 anos de fabricação nacional.

Como resultado, as cidades do entorno tiveram ganhos sociais e econômicos, ao passo que suas atividades industriais e setor de serviços foram incrementadas.

Para construir uma trajetória de sucesso, contínuos investimentos foram realizados, entre eles a inauguração do Power Train, na unidade de Sumaré, em 2008; do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, em 2014; e da nova fábrica de automóveis, na cidade de Itirapina, em 2019. Como resultado, atualmente, a produção acumulada ultrapassa 2 milhões de unidades.

Alcançar esse patamar e estar entre as principais montadoras nacionais só se tornou possível graças ao time de colaboradores envolvidos na missão de entregar produtos que excedam as expectativas dos clientes.

De 400 funcionários, no início das operações produtivas, a empresa conta com cerca de 2.200 colaboradores nos dias atuais, todos empenhados em proporcionar uma experiencia única aos clientes por meio dos produtos e serviços Honda.

- Publicidade -

No acumulado dos 30 anos, a Honda Automóveis já investiu no País cerca de R$ 7 bilhões.

Honda Automóveis no Brasil rumo à mobilidade do futuro – Desde o início de suas operações, a Honda Automóveis buscou acelerar o processo de desenvolvimento, produção e comercialização de novos produtos cada vez mais alinhados às expectativas do consumidor brasileiro.

A empresa anunciou em abril de 2018 o plano de reestruturação do sistema produtivo de automóveis da marca no país com o objetivo de fortalecer a competitividade do negócio.

Em linha com esse plano, a Honda inaugurou em 2019 sua nova fábrica de automóveis no Brasil, na cidade de Itirapina, interior de São Paulo.

A partir de então, gradualmente, a produção foi transferida para a nova planta e a conclusão desta transferência se deu em dezembro de 2021, conforme o previsto.

Com foco em um sistema eficiente e de baixo impacto ambiental, a nova unidade da Honda em Itirapina segue as melhores práticas de produção da empresa no mundo, com destaque para o novo processo de pintura a base d’água, altamente funcional e sustentável.

Além disso, novas tecnologias aplicadas à estamparia, solda e outras etapas permitem processos otimizados, com ganhos de produtividade.

A unidade de Sumaré se consolida como centro estratégico para o negócio de automóveis e permanece com a produção do conjunto motor, que incluiu Fundição, Usinagem e Montagem de Motores, além dos processos de Injeção e Pintura Plástica, Ferramentaria, Engenharia de Qualidade, Planejamento Industrial, P&D, áreas administrativas da Honda South America, Centro de Treinamento Técnico e Divisão de Peças.

Novo line-up – Acompanhando a reestruturação de seu sistema produtivo e para seguir oferecendo produtos que superem as expectativas dos clientes, a Honda Automóveis anunciou em 2021 importantes mudanças em seu line-up de produtos no Brasil.

O modelo Civic entrou para a gama de importados da marca, ao lado do Accord Híbrido e do modelo CR-V.

Além disso, a Honda apresentou o New City sedã, em uma renovação sem precedentes do modelo; e New City Hatchback, fazendo sua estreia no segmento de hatches no Brasil.

O New City é o primeiro modelo produzido localmente a embarcar a tecnologia de assistência ao condutor Honda SENSING.

Mais uma novidade é a segunda geração do HR-V, intitulada New HR-V, que foi recentemente anunciada.

Fruto de um projeto 100% inédito, a nova geração do modelo se destaca pelo espaço interno ampliado, com ainda mais conforto e versatilidade, características que fizeram a fama de seu admirado antecessor, e que agora foram redefinidas em patamar superior.

O Honda New HR-V tem quatro versões e duas motorizações, ambas com alta eficiência, priorizando, cada qual, o baixo consumo de combustível e a alta performance.

Além disso, na área da eletrificação, a Honda introduziu no Brasil, em 2021, a tecnologia híbrida e:HEV no modelo Honda Accord Híbrido, que também estará presente nas novas gerações dos modelos Civic e CR-V, que serão lançados no Brasil até 2023.

Dessa forma, a Honda segue focada em oferecer produtos que melhor atendam ao consumidor brasileiro, com alta eficiência e repletos de tecnologias de conectividade e segurança.

Honda Energy do Brasil — produção de automóveis com energia limpa – Um importante marco na história da Honda Automóveis se dá no campo ambiental.

Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 das atividades fabris e, assim, incorporar energia limpa e renovável ao processo produtivo de seus automóveis, foi inaugurado, em novembro de 2014, o parque eólico da Honda Energy do Brasil, pioneiro no setor automotivo nacional e no grupo Honda no mundo.

Localizado em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, o empreendimento já gerou mais de 591 mil MWh e evitou a emissão de mais de 42 mil toneladas de CO2 no meio ambiente.

Assim, desde 2015, 100% dos veículos são produzidos localmente com energia elétrica renovável. Desde então, mais de 860 mil automóveis Honda foram produzidos com energia limpa.

Além disso, a geração do parque eólico supre as atividades produtivas da unidade de Sumaré e do escritório da marca na cidade de São Paulo.

Em novembro de 2020, a Honda ampliou a capacidade instalada em seu empreendimento, que passou a contar com dez turbinas.

O projeto ressalta a mensagem positiva sobre a viabilidade de processos produtivos sustentáveis, em linha com os esforços rumo a neutralidade em carbono.

Roberto Akiyama, Vice-Presidente Comercial da Honda Automóveis do Brasil:

“A Honda é uma empresa com bases sólidas e uma filosofia centrada no cliente. Ao longo das últimas três décadas, trabalhamos com afinco para entregar produtos que superem as expectativas dos consumidores, além de atendê-los com a máxima excelência. Obrigado aos colaboradores, concessionários e parceiros pelas conquistas. É uma honra celebrar este aniversário e contribuir com os próximos anos da marca, que serão de inovação e entrega de soluções de mobilidade cada vez mais eficientes”.

Otávio Mizikami, Vice-Presidente Industrial da Honda Automóveis do Brasil:

“Celebrar 30 anos de presença no Brasil é um marco importante. Desde que chegou ao país, a Honda Automóveis realizou contínuos investimentos para garantir uma operação sustentável, gerando impacto positivo à sociedade. Assim, a marca mantém-se sólida, com uma estratégia cujo foco primordial concentra-se na qualidade da operação em todas as dimensões. Agradeço aos colaboradores, fornecedores e demais parceiros de negócio que tornaram este sucesso possível e que continuam a trilhar conosco esta trajetória rumo ao futuro da mobilidade”.

Honda Automóveis do Brasil

Ano de Fundação: Início das importações de automóveis para o Brasil em 1992 e início da produção nacional em 1997.

Unidades: Sumaré (SP) e Itirapina (SP)

Colaboradores: 2.200

Capacidade produtiva: 120 mil automóveis por ano

Produção local: New City sedã, New City Hatchback, New HR-V e WR-V (exclusivo para exportação).

Produtos importados no line-up: Accord, CR-V e Civic | A partir de 2023: ZR-V e Civic Type-R

Concessionárias Honda Automóveis: 210 unidades pelo Brasil

Linha do Tempo

1992 – Honda dá início à importação de automóveis para o Brasil (Accord e Civic).

1997 – Inauguração da fábrica de automóveis em Sumaré, interior de São Paulo.

Início da produção nacional do Honda Civic (6ª geração do modelo), com volume diário de produção de 20 unidades.

2000 – Início da comercialização do CR-V no Brasil (importado).

Lançamento da 7ª geração do Honda Civic.
2003 – Início da comercialização do Honda Fit, segundo carro produzido pela marca no Brasil, e primeiro carro nacional a oferecer transmissão automática CVT.

2005 – Honda Fit passa a contar com a motorização de 1,5 litro.

Honda Fit, produzido em Sumaré (SP), passa a ser exportado para o México.

2006 – New Civic é lançado no mercado brasileiro (8ª geração do modelo).

Honda apresenta tecnologia Flex em seus modelos Fit e New Civic.

2007 – Início da produção nacional do Civic Si.
2008 – Honda Automóveis otimiza a produção de motores e inaugura nova unidade de Power Train em Sumaré (SP).

Honda Fit ganha série especial “1.5 S”.

2009 – Lançamento do Honda City – terceiro modelo produzido pela Honda no Brasil.

2011 – Honda Automóveis lança edição especial do New Civic.

2012 – Lançamento da 9ª geração do Honda Civic.

Lançamento do Fit Twist — primeiro modelo desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro.

Início da construção do novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis em Sumaré.

Honda Automóveis: 1 milhão de unidades produzidas na fábrica de Sumaré.

2013 – Honda Civic ganha motorização 2.0.

Honda CR-V recebe tecnologia flex sem o subtanque de partida a frio.

2014 – Civic Si importado volta a ser comercializado no Brasil.

Inauguração do parque eólico da Honda em Xangri-lá (RS), suprindo totalmente a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré (SP).

Inauguração do novo centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda Automóveis em Sumaré.

2015 — Honda lança o HR-V, quarto modelo produzido no Brasil.

Inauguração da nova sede administrativa da Honda América do Sul e Honda Automóveis do Brasil em Sumaré,
interior de São Paulo.

2016 – Lançamento do Novo Civic Geração 10.

Honda Automóveis: 1,5 milhão de unidades produzidas no Brasil.
2017 -Lançamento do WR-V, primeiro modelo com desenvolvimento liderado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda no Brasil.

Outubro: Honda comemora 20 anos de produção nacional no Brasil.
2018 — 5ª geração global do CR-V, a primeira com motorização turbo, chega ao Brasil completamente renovada e com muita tecnologia.

Lançamento da nova geração do Civic Si, com inédito motor turbo, mais ágil e com a melhor dinâmica já oferecida pelo modelo.

Honda lança a 10ª geração do Accord com a nova motorização 2.0 Turbo VTEC. O modelo marca a chegada da tecnologia Honda SENSING ao Brasil, pacote avançado de equipamentos de segurança e assistência ao condutor.

2019 — Inauguração da nova fábrica de Itirapina.
Durante o Salão de Tóquio, a Honda anunciou que o Accord seria o primeiro híbrido da marca a ser comercializado no Brasil, com a tecnologia e:HEV.
Lançamento da linha 2020 do HR-V marca o retorno da versão Touring, com equipamentos inéditos e o novo motor 1.5 Turbo de 173 cv.
2020 — O Civic Si chegou renovado na linha 2020, com mudanças no design, aprimoramentos mecânicos e novos equipamentos de conforto e conveniência.
WR-V ganha design renovado, mais equipamentos de conforto e segurança e inédita versão LX.
2021 — Lançamento do novo Accord híbrido, o primeiro modelo com a tecnologia e:HEV – híbrida de dois motores elétricos de alta eficiência – no Brasil.
Apresentação do New City. Em uma renovação sem precedentes, o modelo chegou maior, com nova motorização que se destaca pela eficiência e foi o primeiro modelo produzido no Brasil a embarcar o Honda SENSING.
Além do consagrado sedã, a Honda estreou no importante segmento de hatches, com a chegada do New City Hatchback.
2022 — Lançamento do New HR-V no Brasil. A nova geração estreia completamente renovada, com design moderno, versatilidade, amplo espaço interno, duas opções de motorização que destacam pela eficiência (1.5 DI i-VTEC e o inédito 1.5 DI VTEC Turbo Flex), Honda SENSING como item de série em todas as versões e será o primeiro modelo a oferecer o myHonda Connect, exclusiva plataforma de conectividade da marca.
Honda confirma novos modelos a serem lançados entre 2022 e 2023: 11a geração do Civic híbrido, com a exclusiva tecnologia e:HEV, além dos inéditos ZR-V, Civic Type-R e CR-V híbrido.

Matérias relacionadas

Site oficial de ofertas Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais