terça-feira, 30 abril , 2024
28 C
Recife

Com Mercedes-Benz Actros, equipe ASG Motorsport defende liderança da Copa Truck em Londrina

Fim de semana promete fortes emoções e alta competitividade na etapa dupla do tradicional circuito do Norte do Paraná: serão duas corridas no sábado e duas no domingo.

A força e a excelente performance do Mercedes-Benz Actros de corrida, apoiadas na alta potência do motor de 1.250 cavalos, ganham novamente evidência no Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina, no Norte do Paraná, no fim de semana de 3 e 4 de junho. O tradicional circuito recebe a 3ª e a 4ª etapas da Copa Truck 2023. Serão duas corridas no sábado e duas no domingo.

- Publicidade -

Com seu Mercedes-Benz Actros, Jaidson Zini (#25) já conquistou duas vitórias nas quatro corridas das duas primeiras etapas do ano: a da abertura da temporada em Goiânia (GO), no dia 19 de março e a de Interlagos, em São Paulo, em 30 de abril. Com isso, é o líder geral de 2023 entre os pilotos, na categoria PRO, com 65 pontos.

“Com mais de 3.000 metros de extensão, o Autódromo de Londrina se caracteriza por ser extremamente técnico e travado, proporcionando médias de velocidade mais baixas por volta”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso exige ainda mais competitividade dos pilotos e confiabilidade dos caminhões, o que sempre é entregue pela equipe ASG e pelos caminhões Actros”.

“Nossa expectativa é por um fim de semana de fortes emoções e alta competitividade na etapa dupla do tradicional circuito da Capital do Café. Por isso, é um orgulho, satisfação e alegria ver a performance do Actros nas mãos dos pilotos da ASG Motorsport, especialmente do Jaidson Zini, que segue na ponta da grande corrida de caminhões do Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez. “Atual bicampeão da Copa Truck, o Actros e a nossa estrela seguem com muita força e motivação”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora – A ASG Motorsport iniciou parceria com a Mercedes-Benz no ano passado e, com o Actros, já foi a campeã. Em 2023, conta com sete pilotos. Roberval Andrade (#15), proprietário da equipe e campeão da Copa Truck em 2018, chegou com um Actros zero km e ganhou a companhia de pilotos que estreiam na competição: Caio Castro (#22), que pilota desde os 19 anos e já participou de inúmeros campeonatos amadores e profissionais e Bia Figueiredo (#111), que tem a Fórmula Indy e a Stock Car no currículo.

- Publicidade -

A equipe também conta com os pilotos Jaidson Zini (#25) e Daniel Kelemen (#45), que já defendiam a ASG no ano passado, e dois novos integrantes: Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99), que estavam ligados a outras equipes em 2022.

Roberval Andrade, Jaidson Zini, Raphael Abbate e Luiz Lopes participam da categoria PRO (pilotos com experiência na competição). Bia Figueiredo, Caio Castro e Daniel Kelemen disputam a categoria SUPER (iniciantes na Copa Truck).

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade, Caio Castro e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o forneci-mento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck – A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

- Publicidade -

MirrorCam é inovação exclusiva da Mercedes-Benz na Copa Truck – Neste ano, a Mercedes-Benz trouxe uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira para a Copa Truck: o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.

Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez. “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Transmissão pela SporTV, Band e redes sociais

3ª Etapa – sábado 3 de junho

14h50 – Largada Corrida 1

15h25 – Corrida 2 (com inversão das 8 primeiras posições na pista)

4ª Etapa – domingo 4 de junho

12h35 – Largada Corrida 3

13h10 – Corrida 4 (com inversão das 8 primeiras posições na pista)

As duas corridas do sábado e as duas do domingo serão transmitidas pela SporTV nos canais por assinatura. As duas corridas do domingo terão cobertura da Band nos canais abertos. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança