sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz GLC combina novo design e motorização eletrificada em duas versões

Novo modelo terá duas opções de carroceria: SUV e Coupé. Ambas as versões serão equipadas como motor de quatro cilindros híbrida leve.

Começam a desembarcar no Brasil nas próximas semanas os novos Mercedes-Benz GLC. Agora equipados com um novo motor eletrificado e disponíveis em duas carrocerias SUV e Coupé, os novos modelos trazem como destaque um novo design exterior, mais jovial e esportivo em combinação com um interior ainda mais luxuoso e tecnológico.

- Publicidade -

Os conceitos de design da marca “Sensual Purity” e “Modern Luxury” estão presentes no novo GLC: um SUV de caráter esportivo, que transmite inteligência e emoção em igual proporção. O GLC Coupé, apresenta uma silhueta alongada, trazendo como recursos de design, os espelhos retrovisores externos montados nas portas e os estribos laterais que acentuam o visual de coupé esportivo e elegante.

Disponível em duas carrocerias no Brasil, ambas serão equipadas com uma das grandes inovações dessa nova geração. O GLC 300 4MATIC traz o motor 4 cilindros em linha que gera 258 cv de potência e utiliza a tecnologia hibrida leve, o que inclui um gerador de partida integrado de segunda geração (ISG) e um sistema elétrico de bordo de 48 volts.

O gerador de partida integrado suporta o motor a combustão, especialmente em baixas rotações e complementado pelo turbocompressor, proporciona uma potência excepcional. O sistema elétrico de bordo de 48 volts suporta funções híbridas como coasting, boosting e recuperação de energia, aumentando assim a eficiência. Os motores também iniciam rapidamente e confortavelmente com a ajuda do ISG, com a função start/stop para o condutor.

O novo sistema de propulsão eletrificada trabalha em conjunto com o câmbio automático de 9 velocidades (9GTRONIC) e o sistema de tração integral 4MATIC, trazendo máximo conforto e agilidade sejam na estrada ou fora dela.

- Publicidade -

Componentes-chave do chassi são a suspensão dianteira com quatro links e a suspensão traseira independente multilink. O chassi oferece um alto nível de suspensão, conforto de condução e ruído, manuseio ágil e prazeroso.

O interior dos novos GLC Coupé e SUV surpreendem em cada detalhe. O hardware e o software da última geração do sistema MBUX (Mercedes-Benz User Experience) oferecem uma usabilidade ainda melhor. Imagens brilhantes nos visores do condutor e central facilitam o controle das funções do veículo, de conforto e de entretenimento.

As duas telas LCD de alta resolução apresentam informações claras e estruturadas. A tela do condutor de 12,3 polegadas (31,2 cm) parece flutuar em relação ao console. E a tela central de 11,9 polegadas (30,2 cm) se eleva da console central e também parece flutuar acima do acabamento central. Assim como o painel de instrumentos, a superfície dessa tela é levemente inclinada em direção ao condutor.

O assistente de voz “Hey Mercedes” está cada vez mais eficaz em responder à linguagem natural e às preferências do usuário. Serviços de streaming de música podem ser integrados perfeitamente ao MBUX, incluindo configurações pessoais, permitindo que os usuários desfrutem de uma experiência de música personalizada no veículo.

O novo GLC 300 4MATIC SUV – O novo GLC SUV é um legítimo membro da família de SUV’s da Mercedes-Benz. Para o Brasil, o GLC 300 4MATIC SUV traz o acabamento exterior e interior AVANTGARDE, com seções de apliques cromados, trilhos de teto em alumínio polido, novas bordas moldadas nas laterais e os novos faróis, que se conectam diretamente à grade do radiador e acentuam a largura do veículo.

- Publicidade -

Em seu interior, destaca-se o painel dividido horizontalmente em duas seções e possui superfícies generosas com uma tela central que parece flutuar acima. O design dos assentos e os acabamentos das portas enfatizam a alta qualidade do interior.

O GLC SUV também estabelece padrões em aerodinâmica e aeroacústica: seu coeficiente de arrasto é cd = 0,29, significativamente melhor do que seu antecessor (cd = 0,31) – um avanço notável para um SUV.

O GLC é um veículo versátil e oferece características de condução significativamente aprimoradas em qualquer terreno e mesmo em condições climáticas adversas. Para trechos longe de estradas pavimentadas, isso inclui operação simplificada por meio da tela off-road e máxima tração e estabilidade de direção graças a sistemas de gerenciamento mais desenvolvidos.

Outra novidade é o pacote de Assistência à Condução Plus. Ele inclui o Assistente Ativo de Distância DISTRONIC, Assistente Ativo de Direção, Assistente Ativo de Freio, Assistente de Direção Evasiva, Assistente Ativo de Manutenção de Faixa, Assistente Ativo de Ponto Cego e PRE-SAFE® PLUS, além do Assistente Ativo de Tráfego com Congestionamento e PRE-SAFE® Impulse Side.

Novo GLC 300 4MATIC Coupé – A característica definidora do novo GLC Coupé é sua silhueta esportiva. No Brasil, o GLC 300 4MATIC Coupé será oferecido com o acabamento AMG Line, o que confere um visual externo e interno mais esportivo. Pneus de perfil misto com rodas de 20 polegadas, revestimentos dos arcos das rodas na cor do veículo, estribos laterais compõem um visual único e marcante.

Com um volume de carga ainda maior do que antes, o GLC Coupé está pronto para grandes viagens: 545 litros (45 litros a mais que o modelo anterior) a 1.490 litros (um acréscimo de 90 litros). A tampa traseira EASY-PACK abre ou fecha convenientemente com o toque de um botão usando a chave, o interruptor na porta do condutor ou a alça de destravamento na tampa traseira.

Em sua configuração aerodinamicamente mais favorável, o coeficiente de arrasto mínimo do GLC Coupé é tão baixo quanto Cd = 0,27. Isso o torna três centésimos melhor que seu antecessor (Cd = 0,30). Os desenvolvedores otimizaram o veículo em relação ao arrasto aerodinâmico e ao ruído do vento com a ajuda de extensas simulações digitais de fluxo (CFD – dinâmica dos fluidos computacional) e testes no túnel de vento aeroacústico.

A segurança ativa e passiva também traz inovações como o assistente de distância ativo DISTRONIC, que pode manter uma distância pré-definida para veículos à frente em todos os tipos de estrada: em autoestradas, estradas rurais ou na cidade. O limite de velocidade atual pode ser selecionado como configuração de velocidade com o toque de um comando.

O novo Pacote de Estacionamento com câmera 360° inclui também o “capô transparente” e as funções de assistência de estacionamento ativo PARKTRONIC. Quatro câmeras (frontal, traseira e laterais) fornecem as imagens, que são combinadas em uma visão panorâmica de 360° virtual. Além disso, o display mostra ângulos de visão diferentes, como frontal ou traseiro. O condutor decide se usa o display para estacionar por conta própria ou se deixa o assistente de estacionamento assumir o controle.

O novo GLC Coupé também é adequado para uma condução off-road e possui várias características e sistemas projetados para esse uso. O equipamento de série inclui um modo off-road e DSR (Regulação de Velocidade em Descida).

No modo off-road, o GLC Coupé, através da câmera 360°, oferece um “capô transparente”. O display central mostra uma visão virtual sob a frente do veículo, incluindo as rodas dianteiras e a posição da direção. Isso permite que o condutor reconheça obstáculos, como pedras grandes ou buracos profundos.

O modo de tela off-road usa os dois displays para uma apresentação clara de informações, controles e funções-chave para condições off-road. Entre outras coisas, o display do condutor mostra inclinação, gradiente, altitude topográfica, coordenadas geográficas e uma bússola.

Principais equipamentos de série

GLC 300 4MATIC SUV
Pacotes AVANTGARDE de design externo e interno
Acabamento interno em madeira escura
Ar-condicionado THERMATIC de 2 zonas
Iluminação ambiente de 64 cores
Pacote Estacionamento e assistente de estacionamento PARKTRONIC
Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
Sistema KEYLESS-GO para abertura/fechamento de portas e acionamento do motor sem chaves
MBUX
Ativação por voz “Hey Mercedes”
Duas telas LCD – de 12,3” e 11,9”
Carregamento sem fio para aparelhos celulares
Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
Sound System (9 alto-falantes e 225W de potência)
Sistema de navegação
Sistemas de direção semiautônoma (exclusivo da versão SUV)
Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
Assistente Ativo de Frenagem
Assistente Ativo de Manutenção de faixa
Assistente Ativo de Ponto Cego
Proteção de Pedestres
Suporte para manobras evasivas
Assentos dianteiros revestidos em couro, elétricos (inclui lombar) e memória
Teto solar panorâmico
Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos

GLC 300 4MATIC Coupé (equipamentos adicionais a carroceria SUV)
Pacotes AMG de design externo e interno
Pacote Estacionamento com câmera 360º e assistente de estacionamento PARKTRONIC
Sistemas de direção semiautônoma
Assistente Ativo de Distância DISTRONIC
Assistente Ativo de Ponto Cego
PRE-SAFE Impulse Side

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança