sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Motor de polpa a hidrogênio será destaque da Yamaha em feira nos EUA

Além de avançar no desenvolvimento de motores de baixa emissão de carbono em veículos de quatro e duas rodas, a Yamaha busca o desenvolvimento de motores à combustão de hidrogênio de uso aquático.

Durante a Miami International Boat Show, uma das maiores feiras náuticas do mundo, programada para ser realizada de 14 a 18 de fevereiro de 2024 na Florida, a Yamaha Motor Company exibirá um protótipo de motor de popa movido a hidrogênio, com o objetivo de contribuir para um futuro mais limpo para velejadores e consumidores de produtos náuticos.

- Publicidade -

O motor de popa H2 criará combustão motriz sem emissões de CO₂, permitindo o aproveitamento eficiente de tecnologias que a empresa dominou ao longo de décadas de fabricação de motores a gasolina e diesel.

O desenvolvimento desse motor está inserido na estratégia de descarbonização da empresa japonesa. A Yamaha tem como meta neutralizar as emissões de escopos 1 e 2 (emissões liberadas para a atmosfera como resultado direto e indireto da operação industrial da empresa) até 2035. Para as emissões de escopo 3, a empresa tem como meta atingir neutralidade de carbono até 2050.

Essas emissões – cujo monitoramento é o mais desafiador – abrangem toda a extensão da cadeia de suprimentos e consumo da companhia. Assim, o desenho dessa meta envolve o mapeamento e redução de emissões durante a aquisição e processamento de matérias-primas, durante a venda e entrega do produto e, especialmente, das emissões provenientes do uso final dos produtos, incluindo motocicletas, motos aquáticas e motores de popa.

A Yamaha continuará promovendo a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a construção de um mundo mais sustentável. Dado o desafio de neutralização de emissões de escopo 3, a empresa promove uma abordagem multidirecional para atingir a meta estipulada.

- Publicidade -

Além do desenvolvimento de sistemas elétricos, a empresa adota outras novas fontes de energia e tecnologias considerando os diferentes usos e destinações de seus produtos.

Os produtos náuticos, por exemplo, são submetidos à resistência da água, exigindo significativamente mais energia para a propulsão do que os veículos terrestres. Além disso, os requisitos de desempenho e engenharia para esses produtos podem variar muito, dependendo do ambiente de uso — como oceano, rios ou lagos — bem como do uso em si, da pesca comercial à recreação.

Assim, a Yamaha busca diferentes alternativas tecnológicas para seus produtos náuticos, identificando as soluções mais eficientes para os diferentes usos dos produtos, todos contribuindo para aumentar ainda mais o valor do oceano e da vida marinha.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança