A MWM, subsidiária da Tupy, marca presença na Agrishow 2025, destacando seu motor a etanol para tratores, além de inovações que promovem a descarbonização e a economia circular no agronegócio.
A MWM, subsidiária da Tupy, está participando da 30ª edição da Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola da América Latina, que acontece entre os dias 28 de abril e 2 de maio em Ribeirão Preto (SP). A marca traz à feira um portfólio inovador de soluções focadas em descarbonização, economia circular e eficiência energética, com destaque para o motor a etanol para tratores.
O motor a etanol foi lançado pela MWM na Agrishow 2024 e retorna agora com uma aplicação real, transformando tratores originalmente movidos a diesel em veículos movidos a etanol. Desenvolvido 100% no Brasil, esse motor representa uma alternativa limpa e eficiente para o setor sucroalcooleiro, aproveitando ao máximo o biocombustível produzido no país e promovendo uma operação mais sustentável e econômica no campo.
Cristian Malevic, diretor da unidade de Descarbonização da MWM, destacou que a presença da empresa na Agrishow é estratégica para mostrar como a marca tem contribuído para um agro mais sustentável e eficiente. “Nosso foco está em oferecer soluções tecnológicas que aumentam a produtividade, reduzem o impacto ambiental e geram valor para toda a cadeia”, afirmou Malevic.
Além do motor a etanol, a MWM também apresenta na Agrishow diversas outras soluções que combinam inovação e sustentabilidade, incluindo motobombas para irrigação, geradores a biogás, torres de iluminação fotovoltaica, e soluções de economia circular, como fertilizantes organominerais produzidos a partir de resíduos orgânicos.
Mecânica Online – Mecânica do jeito que você entende
Economia circular: é um modelo econômico que busca reduzir, reutilizar e reciclar produtos e materiais, mantendo-os em uso por mais tempo. No caso do agronegócio, isso pode envolver a transformação de resíduos em novos produtos, como fertilizantes, gerando valor e sustentabilidade.
Descarbonização: é o processo de redução das emissões de gases de efeito estufa, como o CO₂, por meio de alternativas mais limpas, como biocombustíveis, energia solar ou biogás, com o objetivo de minimizar o impacto ambiental e combater as mudanças climáticas.
Biogás: é um combustível renovável produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, que pode ser utilizado para gerar energia ou ser convertido em biometano, um combustível semelhante ao gás natural.