Com a eletrificação de seu portfólio no centro de sua estratégia comercial, a Volvo Car Brasil avança na oferta de veículos híbridos plug-in e lança a nova versão T8 Polestar Engineered para o sedan esportivo S60 e o utilitário esportivo XC60.
No total, a fabricante sueca disponibiliza no mercado nacional oito versões equipadas com a motorização híbrida T8, de 407 hp de potência.
Além das duas novas variantes Polestar Engineered, o consumidor encontra nas 36 concessionárias da marca o S60 T8 R-Design, o XC60iT8 R-Design, XC90 T8 Inscription, R-Desig e Excellence, e o S90 T8 Inscription.
Hoje, 22% dos carros comercializados pela empresa no país são híbridos plug-in. Esse número deverá chegar a 40% em 2020, um ano cheio de vendas dos novos modelos eletrificados, com destaque para a chegada do XC40 híbrido plug-in, confirmado para o primeiro trimestre.
A marca também colocou em ação a instalação de 500 eletropostos no Brasil, com um investimento de R﹩ 5 milhões.
Veículos em configuração exclusiva-Os modelos oferecem todo o conforto, conveniência e segurança tradicionalmente associados à marca, combinados à tecnologia de desempenho híbrido e otimização esportiva proposta pela configuração.
A atenção aos detalhes no design começa pela dianteira. O emblema da Polestar Engineered destaca a nova grade, que possui uma pastilha preta de alto brilho pintada com um padrão de malha horizontal.
A grade inferior também é pintada de preto brilhante e o para-choque é exclusivo da versão em ambos os veículos.
Outra característica própria da nova configuração está na lateral, com acabamento em preto brilhante das janelas e dos espelhos retrovisores. Um elemento de destaque dos modelos está nas rodas esportivas.
O S60 recebe rodas exclusivas de alumínio de 19 polegadas (pneus 235/40 R19). Já o XC60 chega equipado com um conjunto de 22 polegadas (pneus 265/35 R22).
As pinças douradas dos freios Brembo no S60 e Akebono no XC60, além dos discos com parafusos aparentes fixados ao centro, demonstram se tratar de um modelo de alto desempenho.
Na traseira, além dos novos para-choques, ambos os veículos apresentam escapamentos duplos exclusivos com a inscrição Polestar Engineered. O emblema da versão também estampa a porta do bagageiro.
Reunidos, todos esses elementos garantem ao S60 e ao XC60 T8 Polestar Engineered um visual esportivo, mas que não deixa de ser elegante e refinado, próprio do design escandinavo.
Um interior único-Assim como visto de fora, o passageiro sabe que está diante de um veículo exclusivo tanto ao entrar no S60 quanto no XC60 nas versões T8 Polestar Engineered.
Além das pinças de freio douradas da Polestar, os cintos de segurança na mesma cor são um lembrete da singularidade dos modelos.
Bancos esportivos revestidos com couro, costura diferenciada e o interior na cor carvão aprimoram a aparência dinâmica da cabine.
Há ainda outros elementos alinhados com essa proposta, como volante esportivo em couro com aquecimento, paddle shits e pedaleiras em alumínio.
Uma suspensão como a de nenhum outro Volvo-Ambas as versões são equipadas com o exclusivo chassi Polestar. As molas são mais rígidas e podem abaixar ou elevar a carreceria de 10 mm a 15 mm.
Isso garante ao motorista uma condução mais esportiva dos modelos, principalmente em curvas, em função da elhor aderência, menor centro de gravidade e pouca rolagem do veículo.
As versões T8 Polestar Engineered possuem amortecedores Öhlins, um dos mais avançados do mundo, e apresentam, entre outras características, a exclusiva tecnologia de válvula de fluxo duplo (DFV).
O equipamento é ajustado para um desempenho ideal durante a condução e contato máximo com a via, independentemente de solavancos e outras imperfeições do piso. É possível ainda alterar o ajuste de forma manual para diferentes configurações, frontal e traseira.
Esse conjunto é auxiliado por batentes e barras estabilizadoras exclusivas para a suspensão dianteira e traseira, oferecendo melhor resposta às imperfeições do piso, aumentando a rigidez da carroceria e com controle mais preciso e responsivo.
Estilo inconfundível-O conjunto ótico com o distintivo formato em T – conhecido como Martelo de Thor – confere ao modelo uma personalidade forte e expressiva.
Os faróis Full LED têm o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorporam quatro funções.
A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros.
Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros.
Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.
Referências de luxo, dirigibilidade e conectividade-A plataforma modular SPA permitiu também reunir em um só automóvel recursos ainda mais avançados de dirigibilidade e conectividade, que colocam os modelos Volvo em um patamar superior em seus respectivos segmentos.
Os modelos combinam o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (11,6 Kwh).
Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m. Os veículos apresentam desempenho que impressionam, que fazem o S60 e o XC60 atingirem do 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos e 5,3 segundos, respectivamente.
O controle dos modelos híbridos por meio de diferentes modos de condução proporciona ao condutor distintas sensações ao volante.
Usando um botão de seleção posicionado entre os bancos dianteiros, o motorista pode alternar facilmente entre quatro configurações pré-estabelecidas ou personalizar a sua própria, que altera a rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador e peso da direção:
• PURE: condução econômica para uso urbano
Este modo prioriza o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes.
Com a bateria totalmente carregada, a autonomia dos veículos pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas;
• HYBRID: uso cotidiano
É o modo padrão dos modelos, programados para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível;
• POWER: condução esportiva
O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva;
• AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica.
Os veículos vêm equipados com cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A.
É possível carregar os carros com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.
Combinando com harmonia eficiência e baixo nível de emissão de poluentes, o S60 é equipado com a transmissão automática Geartronic de oito velocidades, que utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica.
O interior minimalista oferece ao motorista apenas os controles necessários. A maioria das funções é controlada por meio do volante, exibidas no painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável. Os carros contam também com Head up Display.
O sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect é acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, principal forma de controlar navegação, telefone, mídia e configurações do carro, que podem ser salvas em perfil individual do condutor, de forma natural e intuitiva.
O controle de voz é outra maneira de operar essas funcionalidades. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos CarPlay e Android Auto.
Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.
Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.
Última palavra em tecnologia de segurança-O sedã médio e o utilitário esportivo são dois dos carros mais seguros já fabricados pela indústria automotiva.
Repletos de novas tecnologias, os modelos chegam ao Brasil equipados com o inovador City Safety, é um sistema de frenagem automática para evitar ou mitigar colisões com outros veículos, pedestres, ciclistas e animais de grande porte, tanto de dia quanto a noite.
O City Safety conta também com um assistente de direção para ajudar nos casos em que o motorista comece a esterçar o volante para desviar de uma iminente colisão. Nestes casos, o City Safety irá auxiliar neste movimento de desvio tornando a manobra mais eficaz.
Os veículos também disponibilizam como item de série sistema de alerta de mudança de faixa – emite um alerta sonoro e esterça o volante automaticamente evitando possível acidente entre 65 km/h até 200 km/h -, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.
Além desses equipamentos, o S60 e o XC60 contam com sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e o recurso de Mitigação de Pista Oposta, que aplica frenagem automática para reduzir o dano de colisão com um veículo que se aproxima na contramão. Seu funcionamento se dá entre 60 km/h e 140 km/h.
A Volvo também oferece como equipamento de série desde a configuração de entrada controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com assistente de direção (Pilot Assist) até 130 km/h para toda linha 60.
Assim, o motorista pode realizar uma condução mais relaxada e segura, com controle de distância do veículo à frente e ajuda na manutenção de faixa.
Revisão com preço fixo-Toda a gama de veículos Volvo também conta com plano de revisão com preço fixo para itens obrigatórios. Com a chegada da terceira geração ao país, a marca estende esses serviços para 150 mil kms de sua gama.
O objetivo é proporcionar ao cliente maior controle dos custos de manutenção de seu carro, podendo programar os valores a cada vez que o veículo vai para as oficinas autorizadas.
Para mais informações acesse:
http://www.volvocars.com/br/proprietario/servico-manutencao/plano-revisao
Garantia estendida até quatro anos-A fabricante sueca avança na política de serviços de pós-venda ao oferecer, além da garantia contratual de fábrica por dois anos, garantia estendida tanto para toda gama.
O cliente pode adquirir, por exemplo, um plano de cobertura adicional de 12 meses por R﹩ 2.965 ou 24 meses por R﹩ 5.645, sem limite de quilometragem. O Volvo on Call está incluso no pacote e o plano é extensivo a veículos com período de garantia vigente.
O S60 T8 Polestar Engineered é vendido por R﹩ 309.950 e o XC60 T8 Polestar Engineered sai por R$ 335.950.