sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Ferrari anuncia recorde de vendas em 2005

General manager da Ferrari SpA. e também diretor esportivo, Jean Todt disse em coletiva de imprensa, que a Ferrari deve bater recorde de produção e vendas em 2005, com volume superior a 5.000 unidades, contra 4.800 esportivos montados e comercializados no ano passado.

Os principais mercados da Ferrari são os Estados Unidos/Canadá, Alemanha, Reino Unido, Itália, Japão, Suíça, França, Bélgica, Espanha e Austrália.

- Publicidade -

No entanto, Todt afirmou que a prioridade da Ferrari é conquistou o mercado chinês, a exemplo do que adiantara Luca De Montezemolo, presidente do Grupo Fiat, no Salão do Automóvel de Frankfurt.

Em sua avaliação, a Ferrari – que tinha média anual de 3.700 unidades/ano – vem obtendo expressivo crescimento, nos últimos três anos, por conta de novos lançamentos, como a F575 Maranello, F612 Scaglietti e agora a novíssima F430, que acaba de substituir a F360 Modena, modelo campeão de vendas do cavallino rampante.

Fundada em 1997, a Via Europa – importadora oficial da Ferrari e da Maserati – comercializou de 97 a agosto último 262 Ferraris.

- Publicidade -

No Brasil, existem cerca de 560 Ferraris. Pouco mais da metade desse total foi nacionalizada pós-abertura do mercado brasileiro em 1990. E o restante está em mãos de colecionadores, carros que vieram nos anos 50, 60 e 70.

Nesse nove anos de administração da Via Europa, o melhor ano de comercialização de Ferraris foi em 1998, com 44 unidades.

Em 2005, embora as vendas entre janeiro e agosto sejam de apenas 8 unidades, a estimativa da Via Europa é alcançar 34 esportivos até o final do ano, por conta de chegada do modelo F430.

- Publicidade -

Para 2006, a expectativa da Via Europa é chegar a 48 unidades, entre os carros de 8 cilindros e de 12 cilindros, modelos F430, F575 M Maranello e F612 Scaglietti.

Em relação à Maserati, Francisco Longo – presidente da Europa – anunciou que as vendas dos modelos Coupè, Spyder e Quattroporte chegaram a 19 unidades, entre janeiro e agosto, “mas a estimativa é totalizar 39 unidades até o final do ano, com a chegada de mais duas versões, mais sofisticadas, do modelo Quattroporte”.

Longo anunciou ainda que a Via Europa, após nove anos de atuação com as bandeiras Ferrari e Maserati, vai abrir sua primeira concessionária no País, na cidade de Curitiba.

Antecipou também que a importadora pretende promover no Brasil o Campeonato Ferrari Challenge, com o modelo F430 Challenge, lançado no Salão do Automóvel de Frankfurt, em 2008, a exemplo do que fez com a bandeira Maserati, ao lançar em 2004 o Campeonato Brasileiro Trofeo Maserati.

“Em 2006, teremos três anos de experiência com a competição Trofeo Maserati. Aprendemos muito e agora, entendemos, temos expertise em trazer uma prova como a Ferrari Challenge”, argumento Longo.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn