A Associação Brasileira da Indústria Química – Abiquim acaba de lançar uma edição atualizada do Manual para Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos.
A publicação informa o número ONU e a classificação de risco de aproximadamente 2 mil produtos químicos, oferecendo orientações para as primeiras ações em situações de emergência no transporte.
A nova edição atende a recomendações da ONU para o transporte de produtos perigosos e às exigências da Resolução 420, da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, do Ministério dos Transportes.
O manual mostra como identificar um produto químico a partir do painel de segurança e dos rótulos de risco que, obrigatoriamente, são fixados nos veículos durante o transporte.
A partir da identificação do produto, é possível consultar um guia no manual que informa os principais riscos, como possibilidade de combustão, emissão de gases tóxicos ou contaminação do meio ambiente; ações iniciais, como isolamento e evacuação da área, e precauções com a segurança.
A publicação é utilizada como referência pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária, órgãos de defesa civil, transportadoras e pelo Pró-Química, serviço de utilidade pública mantido pela Abiquim.
O Pró-Química fornece orientações, por telefone, em casos de emergências com produtos químicos, tanto no transporte como em locais fixos. O serviço opera 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. O Pró-Química pode ser acionado pelo telefone 0800 11 8270.
O preço do exemplar do Manual para Atendimento a Emergências com Produtos Perigosos é de R$ 40,00 para empresas não-associadas à Abiquim.
A publicação pode ser solicitada pelos telefones (11) 2148-4766 ou 2148-4767 ou pelo site www.abiquim.org.br.
Publicidade l Livros de Engenharia