Sedã esportivo da Jaguar chega ao Brasil nas versões Pure, Pure Tech, R-Sport e S, com preços a partir de R$ 169.900 – A Jaguar, marca britânica de veículos de luxo, acaba de apresentar ao mercado brasileiro o novo XE, sedã esportivo que chega com a proposta de ser o mais dinâmico dentro do segmento de sedãs médios Premium.
O DNA esportivo está presente em cada detalhe do Jaguar XE. O veículo traz tração traseira, já tradicional em outros modelos da linha Jaguar, estrutura 75% em alumínio que torna a carroceria extremamente leve e rígida, suspensão dianteira double wishbone, com o mesmo design e configuração do F-TYPE, e traseira Integral Link inédita no segmento, que faz do Jaguar XE o sedã mais dinâmico e conectado a pista do segmento.
O Jaguar XE é o primeiro fruto da nova tecnologia em arquitetura modular da Jaguar Land Rover. A distância entre-eixos de 2,835mm e uma posição de pilotagem com baixo centro de gravidade permitem uma proporção perfeita e um perfil esportivo.
A cabine oferece alto nível de conforto, baixo ruído e espaço para até cinco passageiros. Ela é toda revestida com materiais nobres de acabamento impecável. Os ocupantes têm à sua disposição um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, com uma tela touchscreen de oito polegada de layout intuitivo e prático.
No quesito segurança, o Jaguar XE traz alguns dos mais avançados sistemas de controle de dirigibilidade como, por exemplo, o All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia fruto de décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração para todos os tipos de terreno, capaz de trazer aderência ao veículo mesmo em situações críticas como pisos e grama muito molhados, garantindo total controle ao motorista.
Uma nova tecnologia de projeção a laser permite que o sistema head-up display projete no para-brisas uma imagem muito mais nítida, com alto contraste em cores. O motorista tem acesso a informações como velocidade e marcha atual e sistema de navegação GPS, sem precisar tirar os olhos da estrada. A ampla nitidez e contraste das informações exibidas se devem graças a um novo módulo, menor e quase 1/3 mais leve que o utilizado atualmente pela indústria.
O XE é o mais rígido e aerodinâmico sedã esportivo que a Jaguar já produziu. Também é o primeiro Jaguar a ser equipado com direção elétrica assistida (EPAS), configurada para entregar respostas muito ágeis e fiel sensibilidade aos mínimos comandos do motorista, além de utilizar menos energia em comparação com o tradicional sistema hidráulico.
Os inúmeros benefícios da ampla utilização do alumínio na construção do XE se dá graças ao investimento de £ 1,5 bilhão da Jaguar Land Rover na fábrica de Solihull, no Reino Unido.
O XE chega para completar a linha de sedãs da Jaguar, se encaixando logo abaixo do modelo XF e do luxuoso XJ, topo de linha da marca.
Confira abaixo cada uma das versões do XE em detalhes:
2.0 Si4 Pure – R$ 169.900 – Versão de entrada da linha XE, a versão Pure conta com bancos em couro luxtec, volante multifuncional em couro granulado, acabamento em black piano e detalhes contrastantes espalhados pelo painel de instrumentos. Além disso, o design “Riva Hoop” do painel trazido do XJ torna o interior ainda mais envolvente. Entre suas principais tecnologias estão o sistema Stop/Start, transmissão automática de 8 velocidades, sistema de monitoramento de pressão nos pneus, faróis Xenon com luzes de circulação diurna em LED, All-Surface Progress Control, Jaguar Drive, sistema de navegação, sistema de som Jaguar com 6 alto-falantes e sensor de estacionamento traseiro.
2.0 Si4 Pure Tech – R$ 177.000 – A versão Pure Tech busca alinhar o excelente custo benefício da versão Pure com a inclusão de equipamentos que oferecem mais conforto e estilo. Itens como teto solar elétrico, câmera traseira de estacionamento, sensor de estacionamento dianteiro e limpadores de para-brisas automático com sensor de chuva foram adicionados.
2.0 Si4 R-Sport – R$ 199.990 – A versão R-Sport é voltada àqueles que não abrem mão da esportividade. Ela chega com body kit exclusivo que ressalta o visual agressivo do XE, com saias laterais, parachoque dianteiro e traseiro diferenciados e um elegante e discreto aerofólio traseiro.
Além dos recursos encontrados no Pure Tech, a versão traz bancos esportivos revestidos em couro Taurus com opções bicolores.
Além disso, o emblema “R-Sport” está gravado em diversos lugares do carro, como no exclusivo volante e soleiras das portas. Mas a esportividade está também destacada em sua performance, com suspensão recalibrada para proporcionar ao condutor ainda mais dinamismo.
O modelo ainda conta com faróis de Xenon adaptivos, assistente de farol alto, memória para os assentos do motorista e passageiro, sistema de som Meridian com 11 alto-falantes, coluna de direção ajustável eletricamente e rodas aro 18” na cor preta com opção de cor prata.
As versões Pure, Pure Tech e R-Sport são equipadas com motor 2.0 Si4 Turbo de 240 cv de potência e 340 Nm de torque, capaz de levar o XE aos 250 km/h de velocidade final.
Aliado ao sitema de transmissão ZF de oito velocidades, o modelo traz respostas rápidas aos comandos do motorista, muita agilidade em situações de ultrapassagem e extremo conforto em velocidade de cruzeiro.
XE S – R$ 299.000 – Esta é a versão mais esportiva do Jaguar XE. Debaixo do capô, a versão S traz um motor 3.0 V6 Supercharged com 340 cv de potência e 450 Nm de torque, o mesmo propulsor que equipa o superesportivo F-TYPE. O XE S é o único veículo em seu segmento capaz de sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5,1 segundos. Assim como as demais versões, o modelo é equipado com sistema de câmbio ZF de oito velocidades, com opção para trocas sequenciais por meio de paddle shifts na parte de trás do volante. Aliado ao motor V6, a versão conta com sistema Adaptive Dynamics com amortecedores ativos e configuráveis, que o torna ainda mais dinâmico e conectado a pista.
Os bancos esportivos trazem revestimento combinado em couro Taurus e alcântara com opção inteiramente em couro. Seu interior traz acabamentos em fibra de carbono e black piano para um ar de total esportividade, contando ainda com soleiras das portas com a inscrição “S” e os pedais em alumínio com o forro do teto na cor preta, elevando a esportividade do modelo.
Por fora, o para-choque dianteiro exclusivo tem entradas de ar maiores para um melhor desempenho do motor V6 Supercharged. Essa versão tem aerofólio traseiro, detalhes em preto brilhante na traseira, pinças de freio na cor vermelha cobertas pelas rodas em liga leve de 19 polegadas.
A versão traz o inédito Head-Up display com tecnologia a laser que proporciona maior definição na imagem projetada no para brisas dianteiro. Além disso, vem equipada com Keyless Entry, sensor de estacionamento 360º, monitor de ponto cego com sensor de aproximação de veículos e detecção de tráfego em marcha ré.