sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Design exterior invade interior do Jaguar XE

Sempre à frente em inovação, a Jaguar projetou o primeiro sedã esportivo com o icônico Mark II, um carro que misturava esportividade, performance e dinâmica em uma carroceria de quatro portas extremamente estilosa. O novo XE foi construído sob essa herança única, combinada com o expertise sem paralelos da Jaguar na construção de estruturas leves em alumínio, com linhas belíssimas, proporções impecáveis e superficies perfeitamente executadas.

Único carro em sua categoria com intensivo uso de alumínio em seu monobloco, mais de 75%, o XE foi desenvolvido em paralelo com a tecnologia de arquitetura veícular em alumínio. Criado a partir de uma única folha, essa arquitetura — que será utilizada na construção de diversos modelos da Jaguar no futuro — permite uma grande variedade de possibilidades de design para a marca.

- Publicidade -

O capô com vincos fortemente esculpidos é um atestado da expertise da Jaguar em trabalhar com alumínio, criando uma aparência mais muscular e alongada. O para-brisa bem inclinado e a crescente linha de cintura criam ainda mais o perfil de um cupê com uma maior sensação de movimento.

A assinatura dos novos carros da Jaguar, com faróis dianteiros em Xenon e os LEDs de circulação diurna em formato de “J”, o tornam reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, as lanternas que trazem linhas horizontais em LED, buscam inspiração no icônico F-TYPE.

Progresso suave: esguio, estilo e baixa resistência aerodinâmica – A Jaguar tem uma rica história na produção de veículos de designs icônicos e aerodinamicamente eficientes. O novo XE mantém a tradição: seu perfil tem o mais baixo coeficiente aerodinâmico da jaguar até o momento – Cd 0.26.

- Publicidade -

Este número foi alcançado com uma combinação de mais de 1.220 simulações de fluidos dinâmicos computacionais (CFD) e oito milhões de horas em processamentos. Tornando-se o carro com maior número de simulações aerodinâmicas na história da marca.

A carroceria de baixa resitência aerodinâmica é aprimorada por características que ampliam cada uma das melhorias criadas. As inovações incluem dutos no para-choque dianteiro que encaminham o ar por cima das rodas dianteiras, reduzindo o arrasto. Combinado com painéis leves em baixo do piso do carro criam uma perfeita e suave superfice, reduzindo significantemente o arrasto aerodinâmico.

Por dentro do XE: Espaçoso e refinado – O exterior esportivo e estiloso do XE aumenta as expectativas sobre o interior. Os envolventes bancos dianteiros são montados na posição mais baixa possível, criando uma posição de condução esportiva mais próxima do solo. Os assentos contam com ajustes elétricos e opções esportivas nos derivativos R-Sport e S.

- Publicidade -

Além disso, o XE é o único veículo do segmento que conta com o design Riva Hoop no painel, formando um arco envolvente saindo da porta do motorista, passando pelo fundo do painel dianteiro e terminando na porta do passageiro. As saídas de ar condicionado assimétricas que invadem as portas do XE tornam estas ainda mais elegantes e as forçam a ter recortes inigualáveis no segmento.

Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são separados por um versátil console central, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas sensível ao toque com um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, é o centro do palco entre arrebatadores curvas do paínel de instrumentos.

Todos os ocupantes aproveitaram o generoso espaço para a cabeça e pernas e os bancos traseiros escalonados liberam ainda mais espaço para os passageiros sentados na parte de trás do carro.

Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade exclusiva e única. Black Piano, alumínio e fibra de carbono dão uma sensação de refinamento artesanal e esportividade, que agradam aos diversos gostos dos clientes.

“Excelentes proporções e dinâmicas são o principal foco do design da Jaguar. Nós desejamos criar uma forte sensação de movimento e entregar ao XE uma proporção perfeita. O perfil é de um cupê esguio, baixo e com proporções que combinam com um conjunto eficiente, instantâneamente reconhecido com um verdadeiro Jaguar”, explica Ian Callum, Diretor de Design Jaguar.

Sistema de entretenimento e conectividade – O novo Jaguar XE oferece um conjunto de tecnologias desenvolvidas para manter o motorista e passageiros informados e entretidos, tornando cada viagem uma experiência única e também um sistema de áudio premium desenvolvido com os experts da Meridian.

Perfeitamente posicionado ao alcance do motorista e do passageiro, a nova tela touchscreen de oito polegadas é o coração do novo sistema de entretenimento do XE.

A tela passa agora a ter uma interface muito mais intuitiva, que foi projetada para entregar o acesso para diversas funções de forma fácil e rápida. O controle de diversas funções por comandos de voz torna o sistema ainda mais simples.

Som de qualidade: Sistema de som premium da Meridian – Para os motoristas que querem relaxar e dirigir aproveitando uma ótima música, o novo XE fornece o sistema de som da Meridian, pela primeira vez no segmento. O sistema conta com 11 alto-falantes, incluindo um poderoso subwoofer, todos desenvolvidos especificamente para o XE gerando um total de 380W de potência.

Com este avançado sistema de música e entretenimento, o Jaguar XE irá criar novos parâmetros de qualidade e entretenimento, neste segmento, tanto para motorista quanto para passageiro, que serão difíceis de serem batidos.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn