Sempre à frente em inovação, a Jaguar projetou o primeiro sedã esportivo com o icônico Mark II, um carro que misturava esportividade, performance e dinâmica em uma carroceria de quatro portas extremamente estilosa. O novo XE foi construído sob essa herança única, combinada com o expertise sem paralelos da Jaguar na construção de estruturas leves em alumínio, com linhas belíssimas, proporções impecáveis e superficies perfeitamente executadas.
Único carro em sua categoria com intensivo uso de alumínio em seu monobloco, mais de 75%, o XE foi desenvolvido em paralelo com a tecnologia de arquitetura veícular em alumínio. Criado a partir de uma única folha, essa arquitetura — que será utilizada na construção de diversos modelos da Jaguar no futuro — permite uma grande variedade de possibilidades de design para a marca.
O capô com vincos fortemente esculpidos é um atestado da expertise da Jaguar em trabalhar com alumínio, criando uma aparência mais muscular e alongada. O para-brisa bem inclinado e a crescente linha de cintura criam ainda mais o perfil de um cupê com uma maior sensação de movimento.
A assinatura dos novos carros da Jaguar, com faróis dianteiros em Xenon e os LEDs de circulação diurna em formato de “J”, o tornam reconhecíveis imediatamente. Já na traseira, as lanternas que trazem linhas horizontais em LED, buscam inspiração no icônico F-TYPE.
Progresso suave: esguio, estilo e baixa resistência aerodinâmica – A Jaguar tem uma rica história na produção de veículos de designs icônicos e aerodinamicamente eficientes. O novo XE mantém a tradição: seu perfil tem o mais baixo coeficiente aerodinâmico da jaguar até o momento – Cd 0.26.
Este número foi alcançado com uma combinação de mais de 1.220 simulações de fluidos dinâmicos computacionais (CFD) e oito milhões de horas em processamentos. Tornando-se o carro com maior número de simulações aerodinâmicas na história da marca.
A carroceria de baixa resitência aerodinâmica é aprimorada por características que ampliam cada uma das melhorias criadas. As inovações incluem dutos no para-choque dianteiro que encaminham o ar por cima das rodas dianteiras, reduzindo o arrasto. Combinado com painéis leves em baixo do piso do carro criam uma perfeita e suave superfice, reduzindo significantemente o arrasto aerodinâmico.
Por dentro do XE: Espaçoso e refinado – O exterior esportivo e estiloso do XE aumenta as expectativas sobre o interior. Os envolventes bancos dianteiros são montados na posição mais baixa possível, criando uma posição de condução esportiva mais próxima do solo. Os assentos contam com ajustes elétricos e opções esportivas nos derivativos R-Sport e S.
Além disso, o XE é o único veículo do segmento que conta com o design Riva Hoop no painel, formando um arco envolvente saindo da porta do motorista, passando pelo fundo do painel dianteiro e terminando na porta do passageiro. As saídas de ar condicionado assimétricas que invadem as portas do XE tornam estas ainda mais elegantes e as forçam a ter recortes inigualáveis no segmento.
Os espaçosos compartimentos onde estão os assentos dianteiros são separados por um versátil console central, de onde surge o seletor de marchas Rotary Shift, criando a sensação de um cockpit. A tela de oito polegadas sensível ao toque com um sistema de entretenimento completamente novo, o InControl Touch, é o centro do palco entre arrebatadores curvas do paínel de instrumentos.
Todos os ocupantes aproveitaram o generoso espaço para a cabeça e pernas e os bancos traseiros escalonados liberam ainda mais espaço para os passageiros sentados na parte de trás do carro.
Tecidos especiais, couro premium e costura dupla em cor contrastante entregam uma cabine com qualidade exclusiva e única. Black Piano, alumínio e fibra de carbono dão uma sensação de refinamento artesanal e esportividade, que agradam aos diversos gostos dos clientes.
“Excelentes proporções e dinâmicas são o principal foco do design da Jaguar. Nós desejamos criar uma forte sensação de movimento e entregar ao XE uma proporção perfeita. O perfil é de um cupê esguio, baixo e com proporções que combinam com um conjunto eficiente, instantâneamente reconhecido com um verdadeiro Jaguar”, explica Ian Callum, Diretor de Design Jaguar.
Sistema de entretenimento e conectividade – O novo Jaguar XE oferece um conjunto de tecnologias desenvolvidas para manter o motorista e passageiros informados e entretidos, tornando cada viagem uma experiência única e também um sistema de áudio premium desenvolvido com os experts da Meridian.
Perfeitamente posicionado ao alcance do motorista e do passageiro, a nova tela touchscreen de oito polegadas é o coração do novo sistema de entretenimento do XE.
A tela passa agora a ter uma interface muito mais intuitiva, que foi projetada para entregar o acesso para diversas funções de forma fácil e rápida. O controle de diversas funções por comandos de voz torna o sistema ainda mais simples.
Som de qualidade: Sistema de som premium da Meridian – Para os motoristas que querem relaxar e dirigir aproveitando uma ótima música, o novo XE fornece o sistema de som da Meridian, pela primeira vez no segmento. O sistema conta com 11 alto-falantes, incluindo um poderoso subwoofer, todos desenvolvidos especificamente para o XE gerando um total de 380W de potência.
Com este avançado sistema de música e entretenimento, o Jaguar XE irá criar novos parâmetros de qualidade e entretenimento, neste segmento, tanto para motorista quanto para passageiro, que serão difíceis de serem batidos.