A Volvo Caminhões em 2022 teve seu melhor desempenho na história da empresa. A fabricante global de caminhões entregou 145.195 caminhões em 2022, um aumento de 19% em relação a 2021, quando 122.525 caminhões foram entregues.
A Volvo Trucks também aumentou sua participação de mercado no segmento de caminhões pesados (≥ 16 toneladas) em 41 mercados em todo o mundo. As entregas recordes e o aumento da participação de mercado devem ser vistos à luz da escassez na cadeia de suprimentos que prevaleceu ao longo do ano.
”Tivemos um ano fantástico, tendo em conta os tempos incertos e difíceis que vivemos. Apesar das quebras na cadeia de abastecimento e perturbações na produção, conseguimos aumentar significativamente os nossos volumes e levar os caminhões aos nossos clientes, para que possam crescer e melhorar seus negócios. Isso se deve à nossa estreita colaboração com fornecedores, bem como ao trabalho árduo realizado em nossa própria organização e em nossos revendedores”, diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Na Europa, a Volvo Trucks detém uma quota de mercado de 18,2%, a mais elevada entre os fabricantes. A Volvo Trucks é líder de mercado em vários países europeus. A empresa também aumentou suas participações de mercado na América do Norte e na Austrália, para 10,8% e 17,0%, respectivamente.
No Brasil, a Volvo Caminhões aumentou sua participação de mercado para 24,6% e, assim, tornou-se líder de mercado pela primeira vez.
”Lançamos com sucesso novos produtos e serviços durante o ano e também vendemos veículos para muitos novos clientes. O feedback que recebemos dos clientes é que eles realmente apreciam e valorizam nossos caminhões, e também o suporte profissional e rápido que recebem de nossa extensa rede de revendedores e oficinas. Todos esses fatores contribuem para sua própria lucratividade”, afirma Roger Alm.
Liderando o caminho no transporte eletrizante – A Volvo Trucks iniciou a produção em série de caminhões elétricos pesados em 2022, como o primeiro fabricante global de caminhões a fazê-lo.
As entregas de caminhões elétricos agora mostram claramente uma tendência positiva e crescente. EUA, Alemanha, Holanda, Noruega e Suécia são hoje os maiores mercados para os caminhões elétricos da Volvo.
”Muitos dos nossos clientes, tanto na Europa como em muitos outros mercados, começaram a mudar para a eletricidade durante o ano. Eles veem claramente que o transporte de emissões zero é uma oportunidade de negócios crescente e empolgante. Estou muito confiante de que essa tendência continuará e se fortalecerá rapidamente nos próximos anos”, afirma Roger Alm.